O Segredo do Yoga para se concentrar nos estudos

Por acaso, você está com certa dificuldade para manter o foco na hora de estudar? Hoje, vamos te mostrar 5 dicas de como se concentrar nos estudos, começando pela yoga. Afinal, essa técnica milenar ajuda a equilibrar as emoções e melhorar o desempenho acadêmico.

Aqui, o segredo é justamente reduzir a ansiedade e o estresse, investindo no próprio bem-estar. Em paralelo, contribui para a memória, a qualidade do sono e o sistema respiratório. Consequentemente, tudo isso influencia no seu desempenho nos exames.

Então, vem com a gente conferir essas dicas práticas de como se concentrar nos estudos! E, claro, busque conquistar tanto a plenitude, quanto os resultados que você almeja. 😉

 

Mas, como se concentrar nos estudos com tantas distrações?

O primeiro ponto é cuidar da saúde da mente, principalmente em tempos de pandemia de covid-19. Afinal, as medidas de isolamento social complicaram ainda mais a difícil tarefa de “como se concentrar nos estudos”.

Antes, era possível fazer aulas presenciais e interagir com os colegas pessoalmente. Porém, a quarentena requer adaptações na rotina, mas isso não significa que você não possa ser produtiva.  

Por exemplo, que tal fazer yoga em casa, mesmo com as crianças e os pets pelo caminho? Dessa maneira, sua mente ficará sempre “fresca” e relaxada para absorver os conhecimentos, plenamente.

Logo, a árdua missão de “como se concentrar nos estudos” não precisa ser um bicho de sete cabeças, certo? Pensando nisso, vem conferir algumas alternativas para colocar essas ideias em prática.

 

5 dicas práticas: enfim, como se concentrar nos estudos?

A seguir, listamos 5 dicas de como se concentrar nos estudos e, ao mesmo tempo, investir no seu bem-estar. 

 

1. Comece a praticar yoga

Sabia que as posturas de yoga contribuem (muito) para aumentar a concentração? E que você pode fazer tudo isso em casa, mesmo sendo iniciante

Por falar nisso, aqui vão algumas posturas para você começar hoje mesmo, em busca da plenitude:

 

2. Invista na meditação

A meditação é uma ótima alternativa para ter uma mente mais atenta e focada. Nesse caso, você pode experimentar a meditação guiada, direto no Youtube. Nesse sentido, recomendamos esse vídeo, que é voltado para diminuir a ansiedade: 

 

Meditação para Ansiedade

Ou seja, ao meditar, você trabalha a clareza mental e a atenção plena. Depois, pode aproveitar um sono reparador, para recomeçar seus estudos com carga total.

 

3. Mude o foco, quando necessário

Por vezes, pode parecer um grande desafio descobrir como se concentrar para estudar. Porém, é vital respeitar os sinais de que algo não vai bem, como o excesso de cansaço e a angústia

Portanto, aposte naquilo que nunca sai de moda: faça um chá, tente dormir melhor, alimente-se bem. De fato, os pequenos hábitos podem trazer grandes mudanças no dia a dia. Assim, o corpo e a mente ficam sempre em harmonia!  

 

4. Aplique a técnica Pomodoro

Já ouviu falar no método Pomodoro de estudo? Apesar do nome curioso, na verdade, ele é bem simples. Para resumir, a técnica se baseia em: 25 minutos de concentração e 5 minutos de descanso.

Para isso, basta usar um temporizador e cronometrar as atividades. Aliás, pode ser daqueles de cozinha (em formato de ovo) ou ainda o timer do celular. Aqui, o ponto é dividir seu trabalho em intervalos curtos, a fim de manter o foco.

 

5. Use a tecnologia a seu favor

Para fechar as dicas de como se concentrar nos estudos, não poderíamos deixar de citar a tecnologia. Afinal, você definitivamente não precisa fazer tudo sozinha. Por exemplo, o app Estudaqui é uma solução completa para otimizar seu rendimento na hora de estudar.

Nessa perspectiva, confira alguns ganhos em potencial ao contar com este aplicativo inovador:

  • Aumente a motivação, contando com um plano de estudo personalizado;
  • Reduza o desperdício de tempo com pausas (por disciplina, dia e hora);
  • Saiba os assuntos que precisam ser estudados (e por quanto tempo cada um);
  • Acompanhe seus pontos de parada, além de revisões e de porcentagens de acerto;
  • Se necessário, adicione, exclua ou reordene as matérias, conforme a prioridade;
  • Confira estatísticas inteligentes para atingir metas, sejam elas diárias, semanais ou mensais;
  • Dê continuidade aos estudos ao importar seu histórico de desempenho, a partir de outros apps e planilhas;
  • Entenda em quais disciplinas a sua dinâmica de estudo tem sido mais eficiente.

 

E aí, o que achou dessas dicas de como se concentrar nos estudos? Agora, chegou a hora de dar um up na sua performance acadêmica. Por sinal, te convidamos a conhecer mais sobre a yoga, que pode trazer inúmeros benefícios, principalmente na concentração.

Este artigo foi escrito por Estudaqui, um aplicativo eficiente e acessível para montar seu ciclo de estudos. Assim, fica mais fácil se organizar e manter o controle sobre o que você deve estudar. E o melhor: tudo com base nas suas facilidades e dificuldades em cada matéria.

A propósito, o software faz tudo por você. Para isso, basta escolher a prova ou o concurso, indicar as disciplinas e incluir mais algumas informações. Em poucos segundos, o app cria um plano de estudo perfeito para as suas necessidades.