Os benefícios do yoga para mente, corpo e alma

Hoje em dia o yoga é tão difundido que se tornou quase impossível não conhecer alguém que o pratica. Mas por que houve essa enorme disseminação? O que significa essa prática realizada por milhões de pessoas em todo o mundo?

Muitos pensam que as pessoas se tornaram mais espiritualizadas, outros acreditam que o yoga vem sendo praticado com o objetivo de eliminar o estresse, mas a razão de sua enorme difusão é que o yoga traz inúmeros benefícios à saúde, tanto físicos quanto mentais. 

Neste artigo, você descobrirá por que essa disciplina antiga é incrivelmente boa, não apenas para o corpo, mas sobretudo para a mente. Você provavelmente ficará surpreso com quantos benefícios poderá experimentar simplesmente abrindo o tapete e praticando alguns asanas.

Por que fazer yoga ?

suryanamaskar-saudacao-ao-solEssa disciplina de prática física e mental se originou na Índia há cerca de 5000 anos. A palavra yoga significa união e refere-se à conexão entre corpo, mente e espírito. Existem muitos tipos de yoga, podendo variar entre aulas relaxantes ou mais dinâmicas, que exigem mais do corpo fisicamente, mas uma coisa é certa: seja qual for o estilo que você escolher praticar, ele melhorará sua saúde incrivelmente.

Se você acha que o yoga é apenas tocar os dedos dos pés ou ficar de cabeça para baixo, isso significa que você está perdendo o melhor do yoga. As técnicas mais comuns praticadas no yoga são posturas (asanas em sânscrito), exercícios respiratórios (pranayamas em sânscrito) e meditação.

Se praticado regularmente, o yoga mantém você mais saudável. Pode ajudar também com que os problemas e dores desapareçam, evita o surgimento de doenças relacionadas ao desequilíbrio corporal, proporciona maior clareza mental, equilibra as emoções e muito mais.

Benefícios físicos do yoga

beneficios-yoga-fisicoA prática regular melhora todos os sistemas do corpo: ósseo, muscular, cutâneo, circulatório, nervoso, digestivo, respiratório, endócrino, excretor e até o reprodutivo!

Melhora a força e tonifica todos os músculos

Os asanas, as posturas de yoga, fortalecem todos os músculos do corpo. Uma prática bem equilibrada inclui posturas que servem para aumentar a força e outras que proporcionam relaxamento. Existem asanas nos quais você trabalha especialmente com os braços e a parte superior do corpo. Outros, como posturas em pé, onde é feito um ótimo trabalho com as pernas. E outros que trabalham mais com a região do abdômen. 

Aumenta a flexibilidade

Sem dúvida, um dos benefícios mais conhecidos do yoga e comprovado pela ciência é que ele ajuda as pessoas a se tornarem mais flexíveis. Manter articulações, tendões e músculos flexíveis é fundamental para evitar lesões e manter a forma. Por exemplo, muitas pessoas que sofrem de artrite encontram grande alívio ao fazer yoga.

Além disso, uma maior flexibilidade também melhora o alinhamento do corpo, a postura e, consequentemente, as dores nas costas e no pescoço desaparecem como um milagre. Muitas pessoas pensam que se você não é flexível, não pode fazer yoga. Mas isso não é verdade! Flexibilidade não é um pré-requisito para o yoga, é um benefício.

Quando você começa a praticar yoga é normal que você se sinta rígido e nem consiga tocar os dedos dos pés, mas com o tempo os músculos, ligamentos e tendões ficam mais alongados e uma incrível elasticidade é adquirida.

Aumenta a energia vital

Todos gostaríamos de ter mais energia vital e ser mais ativo durante o dia. Se a energia pudesse ser embalada e vendida, seria o produto mais vendido no mundo. Na verdade, pode ser encontrada em qualquer lugar e é grátis !

O yoga reduz o estresse, permite que os músculos tensionados relaxem e equilibra o corpo inteiro. Esses benefícios não apenas ajudam a dormir melhor, mas a sensação de cansaço é reduzida e, em geral, há um aumento de energia ao longo do dia. Os yogues acreditam que a prática contínua equilibra os centros de energia (chakra em sânscrito), permitindo que a energia vital (prana em sânscrito) flua livremente por todo o corpo, aumentando assim a vitalidade.

Reequilibra todo o corpo

As posturas praticadas durante as aulas de yoga trabalham vários músculos e movimentos que promovem o equilíbrio em todo o corpo. O equilíbrio físico aumenta a estabilidade e a coordenação, o que reduz significativamente o risco de acidentes.

Logo, “estar equilibrado” refere-se ao estado de equilíbrio que o corpo pode recuperar e manter com a prática regular. Quando todos os sistemas, internos e externos, estão em equilíbrio, ocorre um estado indescritível de bem-estar.

Melhora a digestão e ajuda na perda de peso

Yoga é a combinação de exercícios físicos, mentais e técnicos que também ajudam a equilibrar todo o sistema digestivo. Com este sistema em equilíbrio, você consegue assumir hábitos alimentares mais corretos e saudáveis, atingindo um peso ideal para o seu corpo.

Isso ocorre porque muitas posições envolvem torção, reversão, uso do abdomên e são elas que agem reequilibrando todos os órgãos abdominais. As posturas em geral são exercícios incríveis que, ao longo do tempo e com prática constante, o levará a obter o peso ideal para o seu corpo.

Se seu objetivo é recuperar o peso ideal e começar a comer bem, o yoga é perfeito para você.

Faz a dor desaparecer

Se você quiser fazer com que uma dor desapareça, você também pode escolher um tipo de yoga terapêutico onde exercícios e técnicas específicas são praticadas para o seu problema. Foi amplamente demonstrado que um dos maiores benefícios do yoga é que, faz desaparecer as dores nas costas, a síndrome do túnel do carpo e as dores de cabeça, por exemplo. 

Melhora o desempenho dos atletas

Alguns estilos de yoga mais vigorosos como Ashtanga Vinyasa, Bikram e Power Yoga podem melhorar muito seu desempenho. Essas práticas bastante vigorosas fazem o corpo trabalhar duro, todos os músculos que outros tipos de exercícios nem consideram. Além disso, mesmo que seja um exercício muito cansativo, apresenta um risco muito baixo de lesões, graças à atenção que é dada aos alinhamentos.

Melhora a saúde do sistema cardiovascular

Todos os tipos de yoga são excelentes para o coração. A prática regular reduz a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. Asanas fortalecem o coração e, com o tempo, esse órgão consegue bombear o sangue com mais eficiência e mais oxigênio. O yoga atua nesse sistema também indiretamente, combatendo o estresse.

Numerosos estudos demonstram que o estresse e as doenças cardíacas estão intimamente relacionados. A prática regular melhora todo o sistema cardiovascular. 

Melhora o sistema respiratório

Pranayamas e simples posturas podem ajudar a respirar mais profunda e lentamente. Melhorando o funcionamento dos pulmões e, ao mesmo tempo, aumentando a quantidade de oxigênio absorvido em cada respiração. Muitos profissionais obtêm benefícios significativos para asma, estresse e fadiga.

Além disso, existem muitos casos de praticantes que, graças à força de vontade adquirida com a prática do yoga, também conseguiram parar de fumar permanentemente e adotaram um estilo de vida mais saudável.

Fortalece o sistema imunológico

O yoga estimula o sistema nervoso parassimpático, que por sua vez tem um efeito calmante. Esse efeito relaxante atua indiretamente no sistema imunológico, fortalecendo-o consideravelmente. Com isso, o corpo combate vírus e bactérias de maneira mais rápida e fácil. 

A prática regular permite que o corpo expulse toxinas dos órgãos, o que permitirá uma melhoria adicional do sistema imunológico. Existe um sistema inato de autocura no corpo, e isso é significativamente fortalecido por essa disciplina.

Benefícios mentais do yoga

beneficio-yoga-emocionalYoga ensina a relaxar, gerenciar o estresse, mas também aumenta a capacidade de se concentrar.

A prática regular reduz a tensão muscular, mas acima de tudo reduz a tensão mental.

Durante a meditação, você aprende a observar e trazer a mente para o momento presente.

Uma mente clara também aumenta sua capacidade de aprender e armazenar novas informações.

Pranayamas e meditação ajudam a desenvolver certas áreas do cérebro que geralmente não são usadas. O despertar dessas áreas aumenta sua intuição e sua capacidade de estar totalmente presente a qualquer momento.

A redução do estresse e da ansiedade leva a uma melhoria na saúde geral

Aprendendo a desacelerar o ritmo, respirar profundamente e fazer uma coisa de cada vez, você treina a mente a se concentrar no momento presente, o único que importa. Respirar conscientemente permite eliminar todos os problemas desnecessários da vida cotidiana.

A consciência é outro benefício mental que surge se você pratica yoga de forma regularmente

Muitos problemas físicos e mentais surgem precisamente porque não temos consciência de certas partes do corpo ou de nossos pensamentos. Quando há um problema físico, o corpo nos envia sinais, mas cabe a nós ouvi-los e nos comportar de acordo. Essa capacidade auditiva é conhecida como consciência corporal e, graças ao yoga, pode ser desenvolvida gradativamente.

Se você não está ciente de seus pensamentos, acaba as vezes sendo vítima de si mesmo. Qualquer ação ou palavra surge dos pensamentos, e a falta de consciência pode abrir espaço para atitudes reativas ou impulsivas, causando mal estar. Graças ao yoga, mas principalmente à meditação, a consciência pode ser cultivada para que você não seja mais escravo dos seus pensamentos.

Outro benefício mental que advém da prática é a concentração. Você já tentou fechar os olhos e manter o foco em uma coisa por 10 minutos?

Caso você não consiga, não se preocupe. É normal porque, se a mente não está acostumada a se concentrar, vai aonde quer. Como um macaco pulando de um ramo para outro, a mente salta entre pensamentos, desejos, emoções, etc. Com a prática diária pode-se desenvolver uma concentração incrível, que não apenas permitirá que continue sua jornada espiritual, mas também o ajudará na sua vida fora do tapetinho.

Benefícios emocionais

beneficio-yoga-mentalÉ comum experimentar emoções que levam a reações instintivas demais. A prática do yoga permite estar mais consciente desses estados emocionais e vê-los com uma espécie de “desapego yogue”. É essa distância que nos permite observar tudo sem estar envolvido. De acordo com o yoga todos os sentimentos são coisas naturais que surgem e depois desparecem.

Muitas vezes, no entanto, nos identificamos com todo esses pensamentos e passamos a acreditar que somos esses estados e isso nos faz sentir mal. Devido a expansão da consciência, ao desapego e à capacidade de deixar ir, qualidades adquiridas através da prática constante, podemos observar esses fenômenos à distância e, dessa maneira, não somos controlados.

Não estar envolvido, consequentemente, nos permite fazer escolhas que certamente são mais livres porque são menos condicionadas pelas próprias emoções.

Benefícios espirituais

beneficios-yoga-espiritualA prática regular cria uma maior consciência de si mesmo e do mundo ao seu redor. Muitos praticantes falam sobre sentir um tipo de conexão entre seu corpo, sua mente e seu espírito. A prática permite a reconexão com a verdadeira essência.  Ao aprender a acalmar as flutuações da mente, começará a descartar tudo o que é inútil da sua vida e encontrará um estado de paz.

Esse estado de paz é totalmente natural, está apenas coberto por uma série de camadas que o ocultam. Pela prática de Yoga, meditação ou pranayamas, removemos lentamente esses níveis, para redescobrir a nossa verdadeira natureza. 

Comece corretamente e pratique constantemente

Você tem que praticar constantemente e fazê-lo corretamente, a consistência na prática só depende de você!

Namaste