Savasana – A postura do cadáver

savasana-cadaver-yogateriaSe você fez yoga pelo menos uma vez, certamente já conhece Savasana, a melhor postura para relaxar no yoga. Também conhecido como Shavasana, geralmente é praticado no final de uma sessão de yoga e com o objetivo de relaxar profundamente o corpo e a mente. Dessa forma, todos os benefícios obtidos durante a prática podem ser bem assimilados e aprofundados.

Significado de Savasana

“Sava” significa cadáver e “Asana” significa postura, portanto Savasana (ou Shavasana) é considerada a postura do cadáver. É assim chamado porque, quando você pratica, deve obter um relaxamento total do corpo e da mente, como um cadáver. Ficar parado e relaxar parece muito simples, mas na realidade é muito mais complicado do que se pensa.

Muitos praticantes especializados podem simplesmente fazer asanas difíceis, como inclinações para trás, torções, posições de equilíbrio bastante complicadas, mas quando executam essa postura final, têm dificuldades em controlar a mente. Isso ocorre porque a arte do relaxamento é muito mais difícil do que parece e, ao contrário de todos os outros asanas, exige que você relaxe sua mente para se render totalmente ao momento presente.

Benefícios da postura do cadáver

É profundamente relaxante para a mente.

Alivia o estresse e ansiedade.

Formas leves de depressão desaparecem.

Ajuda com insônia e melhora o sono.

Reduz o cansaço, dor de cabeça e tensão muscular;

Melhora a concentração e a memória;

Ajuda a baixar a pressão sanguínea;

Permite que os efeitos benéficos da prática sejam profundos.

Aprenda a fazer em casa

Deite-se suavemente no seu tapetinho.yoga-postura-cadaver-savasana

Agora dobre os joelhos e leve-os ao peito.

Estique lentamente uma perna de cada vez, trazendo-as de volta ao chão, para que fiquem um pouco afastadas.

Relaxe as duas pernas, fazendo os dedos girarem levemente para fora. Verifique se eles estão abertos e girados igualmente. Se não estiverem, ajuste-o como puder.

Agora concentre-se abra e relaxe os ombros. Para ajudá-los a abrirem, você pode levantar os braços perpendicularmente ao chão.

Mantendo os ombros quietos, leve gentilmente os braços para o chão, colocando-os nas laterais do corpo com a palma da mão virada para cima. 

Traga atenção ao seu pescoço. Procure esticar o pescoço, permitindo que as duas orelhas fiquem na mesma distância de cada ombro e relaxe.

É importante que você consiga relaxar todos os músculos faciais e também os órgãos dos sentidos. Traga a atenção primeiro para a língua, relaxando-a e depois para os olhos, olhando para dentro.

Deixe a respiração entrar e sair naturalmente, sem forçá-la de nenhuma maneira.

Deixe o corpo totalmente entregue ao chão. Sinta-o pesado e deixe-o relaxar cada vez mais a cada respiração.

Mantenha-se nessa postura por no mínimo 10 minutos. Uma regra geral é que você deve manter Savasana por 5 minutos a cada 30 minutos de prática.

Para sair da postura do cadáver, comece a mover levemente os pés, mãos e pescoço. Agora gire suavemente todo o seu corpo para a direita e permaneça nessa postura por algumas respirações. Por fim, com ajuda das mãos, levante-se devagar e volte à posição sentada, agora você só precisa continuar seu dia trazendo consigo a calma e a paz que acabou de experimentar com yoga e Savasana.

Dicas para iniciantes

Se você é novo neste mundo ou já pratica há algum tempo, deve saber que é muito importante nunca pular o Savasana. Caso esteja com pressa ou tiver pouco tempo para praticar, certamente é preferível que você faça menos asanas com um bom relaxamento final, em vez de fazer mais posturas e talvez fazer a postura do cadáver com pressa.

O relaxamento profundo final é crucial para garantir que você não deixe a prática com tensões e para penetrar profundamente nos efeitos benéficos do yoga.

O corpo nesta posição esfria muito rapidamente, o uso de um cobertor de yoga para Savasana ajudará muito você a não sentir frio e a permanecer mais relaxado na postura. Outra maneira de facilitar a postura é usar uma faixa, uma toalha ou qualquer coisa para colocar sobre os olhos para evitar que muita luz perturbe o relaxamento final.

Variações

Se você estiver grávida, não deve fazer Savasana completamente deitada no chão. Coloque uma almofada de meditação  sob o peito e a cabeça para mantê-los fora do chão, um pouco acima da barriga.savasana-mulher-gravida-com-almofada

Em casos de dor  ou problema na região lombar, use uma bolster e coloque-o sob os joelhos. Desta forma, a lombar e os músculos próximos relaxam mais.

Se, por outro lado, você tiver problemas no pescoço ou, de qualquer forma, durante a prática, surgirem tensões nessa área, uma boa ideia é colocar um travesseiro muito baixo ou uma toalha dobrada sob o pescoço e a cabeça, para que fique levemente levantada do chão.

 

Precauções e contraindicações

Assim como todas as outras posturas, Savasana também tem contraindicações a serem lembradas. Em caso de tensões físicas, problemas na cervical ou gravidez o uso de almofadas na região proporciona um melhor conforto e segurança física.

Conclusão

Como você certamente entendeu, Savasana é extremamente benéfico, mas não é fácil alcançar um relaxamento completo. O corpo e especialmente a mente causam distrações que não são fáceis de remover.

Na postura do cadáver é comum vir mil pensamentos na mente. Não se preocupe! Lembre-se de que Savasana é a rendição total no momento presente. Leva muito tempo, muita prática e, acima de tudo, muita paciência antes de ser capaz de se render completamente. 

 

Namaste