Balasana – Postura da criança

balasana-crianca-yogateriaIndependentemente do tipo de yoga que você pratica, Balasana, a postura da criança, é uma posição de yoga muito comum durante as aulas.

É um asana para você pode relaxar completamente em pouco tempo, portanto, é muito útil para eliminar o estresse e a fadiga acumulados. Essa postura é praticada com muita frequência no final de uma sequência um pouco mais exigente para evitar a criação de tensão nos músculos do corpo e é importante realizá-la corretamente.

Neste guia completo, você encontrará todas as informações necessárias para executar esta postura de yoga corretamente, aprenderá quais são as precauções para não se machucar, o passo a passo de como fazê-lo e algumas variações.

Significado Balasana

“Bala” significa criança e “Asana” postura. Portanto, Balasana significa a postura da criança e é assim chamada porque o corpo assume uma postura que recorda a posição fetal. Os joelhos e quadris estão dobrados, com as canelas tocando o chão. O peito pode repousar sobre as coxas ou ficar entre os dois joelhos, se estiverem alargados. A cabeça se estende para a frente tocando no tapete, e os braços podem estar ao longo do corpo ou esticados sobre a cabeça.

Benefícios do Balasana 

  • Estende delicadamente os quadris, coxas e tornozelos.
  • Reduz a fadiga.
  • Elimina o estresse.
  • Relaxa os músculos da frente do corpo e alonga suavemente os de trás.
  • Alivia a cervical.
  • Reduz a dor nas costas.
  • Permite que você tenha mais controle sobre sua respiração.

A prática regular da postura da criança permite que a parte anterior do tronco relaxe completamente acima das coxas, causando uma leve compressão da parte anterior da caixa torácica e do abdômen. Esta ação permite uma abertura suave e saudável de toda a parte de trás do peito.

Contraindicações

Essa postura de Yoga deve ser evitada por mulheres grávidas, ou quem sofre de problemas no joelho, no quadril ou diarreia.  Observe o seu corpo e respeite os seus limites, em caso se problemas específicos entre em contato com um médio antes de realizar este ou qualquer outro asana.

Como fazer a Balasana

postura-da-criança-musculoColoque os joelhos no chão e a pélvis acima deles, as mãos no tapete na largura dos ombros e o último alinhado com as palmas das mãos. Os dedões do pé devem ser unidos.

Mova o peso dos quadris para trás e sente-se com as nádegas nos calcanhares.

Os braços podem ser colocados em duas posições: Ao longo do corpo e, neste caso, as palmas das mãos estão voltadas para cima ou deixe-os esticados sobre a sua cabeça, enquanto nesta, as palmas estão de frente.

Para segurar o joelho você pode uni-los ou separa-los na largura do seu tapete.

Solte todo o tronco e deixe a testa tocar o chão. Se você não puder tocar, vá o mais longe que puder e respire profundamente. Deixe que qualquer tensão nos ombros, costas, pescoço e braços desapareça lentamente usando a respiração yogue.

Para sair deste asana, empurre com as mãos no chão e endireite o tronco, trazendo-o pelos tornozelos.

Variações da posição

Lembre-se de que Balasana é uma postura de relaxamento, por isso é muito importante que você encontre a variação mais adequada para se manter o mais confortável possível.

Se as nádegas não chegarem ao calcanhar, você pode utilizar um bolster ou uma almofada embaixo das canelas tocando os tornozelos, você pode colocar um bolster ou  almofada entre as coxas e as panturrilhas, isso ajudará bastante.

Se você sentir dor nos pés devido ao excesso de peso corporal acima deles, poderá colocar um bolster ou  almofada embaixo das canelas, reduzindo assim a pressão nos tornozelos.postura da criança - bolster - cabeça

Se não conseguir tocar o chão com a cabeça, coloque-a em cima de almofada ou um bloco de yoga. Isso permite que os músculos do pescoço relaxem mais facilmente.

Manter os braços esticados acima da cabeça torna a posição de Balasana um pouco mais cansativa. Então, para mais relaxamento, coloque os braços ao longo das coxas.

Dicas para as melhores práticas

Você pode assumir a posição da criança a qualquer momento durante a prática. Isso geralmente é feito no final de uma sequência particularmente exaustiva para descansar por alguns minutos, mas se você sentir tensão em qualquer área do corpo, mesmo durante a sequência, pare por um momento e faça Balasana para descansar.

Geralmente, não respiramos conscientemente, e esse asana realmente lhe dá a oportunidade de fazê-lo. Tente respirar profundamente, direcionando o pensamento ao longo da coluna. Em cada inspiração, relaxe e amplie as costas, enquanto em cada expiração liberte toda a tensão e relaxe o máximo possível.

Conclusão

Conforme apresentado no artigo, Balasana  a postura da criança, faz muito bem e é muito importante praticá-la várias vezes durante a prática de yoga ou sempre que você se sentir muito cansado ou quando a tensão se acumular em alguma área do corpo.

Namaste