Vajrasana: Postura do diamante

vajrasana-postura-do-diamanteSignificado de Vajrasana

“Vajra” significa “Raio” ou “Diamante” e “Asana” significa “Postura”, a postura do diamante, ou a postura do guerreiro.
É dito que após fazer essa postura, o corpo se torna tão forte quanto o diamante. É um dos asanas mais fáceis de realizar, e melhora a digestão. Ela ajuda a aliviar a constipação e fortalece a parte inferior das costas, pernas e coxas.

Benefícios da postura

Fortalece o sistema digestivo, alivia a constipação, acidez, e outros distúrbios estomacais.
Auxilia na função hepática e ajuda a reduzir as cólicas menstruais.
Fortalece região lombar e pélvica, reduzindo assim os problemas da região lombar.
Acalma a mente, relaxa o sistema nervoso e todo o corpo.
Fortalece os órgãos reprodutivos.
Ajuda no tratamento de varizes.
Ajuda no tratamento de problemas urinários.

Como fazer posturavajrasana-musculos

Pode ser praticado por 10-15 minutos imediatamente após a ingestão para promover a digestão. É também uma postura preparatória para outros asanas avançados, como por exemplo Sirsana (postura invertida sobre a cabeça). Iniciantes podem permanecer nesta postura por 5-10 minutos ou  você pode utilizar almofadas de meditação, elas aliviam as tensões dos joelhos, pernas e tornozelos, além de alinhar e apoiar a base da coluna
Praticantes avançados podem permanecer pelo máximo tempo possível.

Aprenda a fazer em casa

Ajoelhe-se enquanto dobra a parte inferior das pernas para trás
Apoie as coxas nas panturrilhas
Relaxe os pés

Topo da cabeça apontado pra cima
Queixo paralelo ao chão
Eleve e a abra o tórax
Mantenha o abdômen ativo
Pés no chão

Contraindicação

Vajrasana é um asana muito fácil e seguro para praticar. No entanto, não é recomendada para as pessoas que tiveram alguma lesão no joelho ou tornozelo. Gestantes devem manter os joelhos e as pernas afastadas para evitar colocar pressão excessiva sobre o abdômen ou utilizar almofadas rondo. As pessoas que têm lesões na coluna vertebral não devem praticar esta postura.