Sirsana- Postura invertida sobre a cabeça

Por que faz bem e como praticá-la

Neste artigo será abordado sobre postura Sirsana, a postura invertida sobre a cabeça,e como fazer em casa. Além dos seus benefícios e segredos para levá-la com segurança e eficácia. A postura é mais simples do que parece e é possível ficar em cima da sua própria cabeça com conforto. 

O significado de Sirsasana

Sirsasana deriva do sânscrito Sirsa (cabeça) e Asana (postura), é uma das posturas mais conhecidas no yoga por sua beleza e fama, e se tornou o ícone do tradicional Hatha Yoga. Especificamente, ao se colocar sobre a cabeça, você aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e aumenta a vitalidade, proporcionando clareza mental e maior concentração. Segundo vários estudos, o aumento do fluxo sanguíneo estimularia a hipófise (a glândula mestra), bem como a melhoria do sistema endócrino e da função tireoidiana. Em um nível psíquico e espiritual, despertar o fluxo sanguíneo na cabeça ajuda a ativar o Sahasrara Chakra, o chakra posicionado na parte superior do pescoço. A postura invertida sobre a cabeça não está presente em textos yogues antigos, como Hatha Yoga Pradipika ou Shiva Samhita porque, nos tempos antigos, era explicada diretamente pelo guru ao aluno, devido à sua dificuldade e contra-indicações.

Como é feito?

Antes de explicar o método de execução de Sirsasana, é bom considerar que é uma postura para praticantes intermediários e especialistas, pois é necessário ter um centro de gravidade e força firmes em todo o corpo. Desempenhe esta postura pelas primeiras vezes sob a supervisão de um professor para evitar lesões de qualquer tipo.

  • Encontre uma superfície que não seja muito macia ou muito dura. O tapete de yoga mais indicado são tapetes com a espessura um pouco mais grossa, como por exemplos tapetes de yoga com espessura de 6mm. Posicione-se na frente de uma parede para que, se você cair, a parede o suporte.
  • vajrasana-mulher-roupa-preta-fundo-brancoA partir de Vajrasana, a postura do diamante, sentada com as nádegas nos calcanhares, comece a ativar levemente o abdômen, a fim de perceber a força e a estabilidade em seu centro. Empurre o umbigo em direção à coluna vertebral e endireite as costas, evitando criar uma curvatura excessiva da área lombar; será necessário mais tarde.
  • Agora incline-se para a frente e descanse os antebraços firmemente no chão, certifique-se de que a abertura dos cotovelos não exceda a dos ombros, entrelace os dedos das mãos, formando uma espécie de xícara que envolverá sua nuca. Agora tente distribuir o peso uniformemente nos antebraços, aponte os pés e estique as pernas. Agora você está parcialmente posicionado na nuca, mas ainda tem o apoio dos dedos dos pés.
  • mãos-entrelaçadas-headstandDedos entrelaçados devem envolver a parte de trás da cabeça. Com a prática, você entenderá o ponto mais confortável da sua cabeça para descansar no chão, geralmente está localizado entre a testa e a nuca. Estique as pernas, tente andar com os pés em direção à cabeça, imaginando que você deseja aproximá-los o máximo possível do rosto, até o ponto em que as costas estejam na postura vertical (é essencial garantir que a postura seja bem sucedida).
  • Mantenha-se nessa postura por alguns segundos para estabilizar o corpo e a pressão sanguínea. Quando se sentir pronto, comece a levantar um pé do chão e flexione o joelho. Esse movimento deve ocorrer juntamente com um impulso abdominal firme, levando o umbigo em direção à coluna (concha abdominal), o movimento sobre o qual eu estava falando antes.
  • Assim que puder, levante também o outro pé, sempre acompanhando o movimento com o empurrão do abdômen. Você se encontrará com os joelhos flexionados e os pés olhando para o teto.Postura-Sirsasana-Yoga

 

Se você conseguir permanecer nesta postura, já superou quase todas as dificuldades para entrar em Sirsasana. Nas primeiras vezes, não será fácil estabilizar o corpo nessa posição, mas é uma variante boa e eficaz se você não sentir vontade de estender totalmente as pernas para cima.

E agora estique as pernas!

Chegou a hora de entrar no Sirsasana completamente, você está pronto para assumir a postura invertida sobre a cabeça! Transfira todo o peso do corpo para os antebraços e não para a cabeça, a nuca deve tocar apenas o chão. Alongue a perna direita e depois a perna esquerda com extrema concentração e calma, possivelmente olhando um ponto fixo à sua frente. A área lombar deve estar em uma posição neutra, o abdômen forte mantém o corpo inteiro em equilíbrio. Afaste os ombros das orelhas e imagine-se empurrando o chão com os antebraços. Tente manter a pélvis alinhada com o resto do corpo sem movê-la para frente ou para trás.

Se você se sentir mais seguro, faça sirsasana encostando as pernas contra a parede nas primeiras vezes, o importante é sempre tentar estabilizar seu corpo de forma independente.