Natarajasana – Postura de shiva

Natarajasana vem do sânscrito nata, significa “dançarino”, raja, significa “rei”, e asana, que significa “postura”.  Natarajasana é comumente chamada da postura do dançarino e é um asana permanente que requer equilíbrio e concentração.

 

Natarajasana-Postura-shiva-yogateria


Shiva Natarajasana – O que significa

Natarajasana representa Shiva – Deus da destruição, transformação ou mudança. Do mesmo modo que com o nascimento vem a morte, com a destruição vem a reconstrução.

Nataraja representa Shiva como a mudança sempre presente no universo. Esta postura ensina a reconhecer os contrastes. Por um lado, existe a dança da vida, com todos os seus ritmos, ciclos, desafios e recompensas; mas, por trás de tudo isso, existe uma quietude absoluta.
Nas estátuas de Nataraja, Shiva dança em um anel de chamas que representa o samsara – ciclo de nascimento e renascimento. Em volta do pescoço de Nataraja está uma cobra, seu veneno é um símbolo de avidya ,ou o véu da ilusão que nos impede de conhecer nossa verdadeira natureza como divina. Nataraja tem quatro braços: um segura um tambor que significa o ritmo do tempo; um segura a chama do conhecimento iluminado, considerado o remédio para a ilusão de avidya; e uma das mãos é erguida com a palma voltada para fora, enquanto a outra está voltada para baixo, representando revelação e ocultação – novamente, símbolos de mudança.

 

Os benefícios espirituais de Natarajasana – Postura do Senhor da Dança

Natarajasana melhora o equilíbrio e o foco. Ele fortalece as pernas, quadris, tornozelos e tórax e ajuda a desenvolver a conexão com o divino. Também promove a quietude interior e a consciência da transformação e mudança ao redor. 

A curvatura para trás e o equilíbrio exigido da postura aguçam a nossa capacidade de liberar o medo e permanecer firmes diante os desafios da vida.

 

Natarajasana-Postura-shiva-yogateria2


Os benefícios físicos de Natarajasana – Postura de Shiva

  • Alonga e fortalece os músculos das pernas e tornozelos.
  • Favorece abertura torácica, ombros e peito.
  • Tonifica os órgãos reprodutores e abdominais. 
  • Melhora o equilíbrio.
  • Aumenta a concentração.
  • Deixa a mente tranquila e traz paz ao coração.

 

O Natarajasana é um asana de equilíbrio que não só fortalece a coluna, mas trabalha o equilíbrio de forma mais desafiadora que a postura vrikshasana – Postura da árvore, pois além de  apoiar o peso do corpo todo em uma só perna, o eixo do corpo é modificado pela inclinação.

 

 

Natarajasana-Postura-shiva-yogateria8


Como fazer Natarajasana

  • Entre na postura Tadasana –  Postura da montanha, fique com o corpo todo reto, com o queixo para frente, paralelo ao chão.

     

  •  Transfira o peso para o pé direito e levante o calcanhar esquerdo em direção à nádega esquerda enquanto dobra o joelho.

     

  • Estenda a mão esquerda para trás e agarre a parte externa do pé esquerdo ou tornozelo. Para evitar compressão na região lombar, levante ativamente o púbis em direção ao umbigo e, ao mesmo tempo, pressione o cóccix em direção ao chão.

     

  • Comece a erguer o pé esquerdo para cima, afastando-se do chão e para trás, afastando-se do torso. Estenda a coxa esquerda atrás de você e paralela ao chão. Alongue o braço direito para a frente, na frente do tronco, paralelo ao chão.

     

  • Leve as mãos para trás e segure a perna de trás, no tornozelo ou na ponta dos pés, onde for melhor para você.

     

  • Permaneça na postura por 20 a 30 segundos. Em seguida, tire a mão do pé esquerdo e coloque-o de volta no chão e repita pelo mesmo período de tempo do outro lado.

 

Existem variações dessa postura em que se pode agarrar a parte interna do pé levantado com a mão oposta e a parte externa do pé com a outra mão. Isso requer um equilíbrio ainda maior e ajuda a abrir ainda mais o peito. Alguns professores instruem os alunos a levantar o braço estendido para o céu em vez de mantê-lo paralelo para manter o coração elevado. Além disso, como se trata de uma flexão para trás, é importante não inclinar o tronco para a frente, mas sim levantar o coração.

Uma boa dica para manter o equilíbrio nessa postura é manter o olhar fixo em um ponto à frente. Também é importante não prender a respiração, mas respirar profundamente pelo nariz.

Dica para iniciantes

Muitos iniciantes, ao levantar a perna, tendem a ter cãibras na parte de trás da coxa. Certifique-se de manter o tornozelo do pé levantado flexionado; isto é, puxe a parte superior do pé em direção à canela

Chakras ativados:


Chakra raiz, chakra sacral e chakra do coração

 

Natarajasana-Postura-shiva-yogateria3


Natarajasana – Yoga Iyengar

No Iyengar Yoga para se alcançar um certo nível de familiaridade com os asanas e por ter que se manter por períodos prolongados de tempo nas posturas, são utilizados apoios, como cobertores, almofadas de espuma, tapete de yoga, bloco de yoga de eva ou cortiça, cintos de yogas, acessórios que ajudam a alcançar e manter o alinhamento correto.

Na postura do Natarajasana pode-se usar um cinto de yoga para ajudar a juntar o pé e as duas mãos ou pode-se usar uma cadeira para se apoiar e dar mais equilíbrio.

 

 

Natarajasana-Postura-shiva-yogateria6


Supta Natarajasana  – Postura Reclinada de Dança de Shiva 

Supta Natarajasana é uma postura suave que alonga a coluna, os ombros, as costas, as coxas e o pescoço e estimula os processos internos de desintoxicação, enquanto o corpo repousa. A prática regular de Supta Natarajasana pode aliviar a dor lombar e os ombros tensos.
Supta, significa “supino ou reclinado”, Nataraja, onde Nata  significa “dança” e Raja significa “rei”, mas aqui se refere ao Lorde Shiva e  por último Asana, que significa “postura”.

 

Como realizar a postura Supta Natarajasana

  • Deite-se de costas com os braços estendidos horizontalmente para os lados, em linha com os ombros.

     

  • Estenda a perna esquerda à sua frente e dobre o joelho direito, abraçando-o contra o peito.

     

  • Inspire e, ao expirar, cruze lentamente o joelho direito sobre a linha média e coloque-o no chão do lado esquerdo do corpo. Vire a cabeça para a direita e olhe para a palma da mão direita.

     

  • Certifique-se de que ambas as omoplatas estejam tocando o chão, mesmo que isso signifique que seu joelho não toque totalmente o chão. Ao torcer, há uma tendência de uma omoplata se levantar do chão.

     

  • Sinta o alongamento nas coxas, virilha, braços, pescoço, estômago e costas enquanto mantém a postura. A cada expiração, relaxe ainda mais na postura.

     

  • Segure por vários minutos.

     

  • Lentamente, vire a cabeça de volta para o centro e endireite o tronco e as pernas.

     

  • Repita a postura do seu lado esquerdo.

 

Benefícios da Postura Reclinada de Shiva

  • Alonga a coluna e o quadríceps
  • Massagens nas costas e quadris
  • Alonga, fortalece e realinha a espinha
  • Estimula o fluxo de sangue fresco para os órgãos internos
  • Melhora a digestão
  • Oferece relaxamento profundo

 

Contraindicações

Por ser um asana de equilíbrio, o natarajasana não deve ser praticado por pessoas que sofrem de vertigem ou hipertensão.
Se você tiver alguma lesão ou problema nas costas, faça essa postura com cuidado, sob orientação de um professor de yoga.
Caso tenha alguma lesão no tornozelo, evite fazer esta postura.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *