Yoga à noite: 5 exercícios de yoga para dormir melhor

O yoga tem efeitos benéficos no corpo e na mente, é capaz de equilibrar a respiração e melhorar o tônus ​​muscular. Há momentos específicos para praticar yoga da melhor maneira possível: de manhã, ao acordar, e à noite, no final do dia. Se praticarmos yoga pela manhã, teremos um efeito revigorante e energizante em todo o organismo, à noite, em vez disso, o yoga nos ajudará a acalmar e relaxar as tensões e o cansaço acumulados durante o dia. 

5. Posturas de yoga para melhorar o sono

yoga-para-dormir-yogateria

O primeiro passo para relaxar o corpo é restaurar a boa circulação sanguínea, especialmente no verão as pernas tendem a ficar inchadas criando muitos desconfortos. Então, antes de dormir  coloque as pernas levantadas em uma parede e mantenha a posição por 10 a 15 minutos relaxando o pescoço e o abdômen. Se desejar, você pode colocar uma almofada rondo sob a pélvis para ampliar o relaxamento. Relaxe todo o corpo na cama e respire naturalmente.

yoga-para-dormir-2-yogateria

Afaste o estresse com reviravoltas. Existem muitas variações de torções, das mais simples às mais complexas. A mais fácil de fazer é com o corpo deitado, leve as pernas em direção ao peito e estique os braços na lateral do corpo. Leve os joelhos para o lado direito e coloque o rosto virado para o lado esquerdo, depois de alguns instante inverta o processo, joelhos para o lado esquerdo e o rosto para o lado direito. O segredo da torção é a respiração: Somente através da respiração podemos massagear os órgãos internos e afastar o estresse.

yoga-para-dormir-4-yogateria

Solte a tensão em seus ombros. No final do dia, é comum a sensação de peso nos ombros, nos músculos do trapézio e no trato cervical. Na postura do Balasana (a posição da criança), é possível liberar a tensão e aliviar a sensação de peso na cabeça ou nas costas. Você também pode colocar uma almofada bolster no peito entre as pernas.

yoga-para-dormir-3-yogateria

Massageie as costas.  Coloque os joelhos em direção ao peito e com as mãos abrace-os, como você assumisse um formato de uma bola. Comece a massagear a sua coluna, fazendo movimentos circulares de um lado para o outro e para frente e para trás.yoga-para-dormir-5-yogateria

Por último, posição de Savasana. Deite-se por completo na sua cama, peito virado para cima, braços e pernas esticados, e palmas das mãos viradas para cima. Tire alguns instantes para observar a sua respiração, caso deseje você pode fazer a meditação yoga nidra.

 

Boa prática e bons sonhos!