Yoga para crianças: 5 posições divertidas!

Nos últimos anos, a disciplina do yoga evoluiu em diferentes formas, desde yoga para gestação até yoga para os idosos, de fato o yoga é para todos, sem discriminação de idade, sexo ou condição física, yoga se trata de um estilo de vida e não um esporte. Yoga para crianças foi fundada recentemente, graças à descoberta de que os benefícios do Yoga também podem ser sentidos pelas crianças e não apenas pelas pessoas experientes e esclarecidas. Apresentar o yoga para crianças trás vantagem tanto no aspecto físico quanto mental. 

Atualmente, as crianças estão crescendo em um ambiente muito diferente de algumas décadas atrás. Devido à exposição a diferentes tipos de informação, mudanças no estilo de vida, problemas familiares e ao crescente grau de pressão sobre elas, muitas crianças estão com transtornos de atenção, agressividade ou desinteresse. O yoga para crianças ajuda a aumentar o aprendizado e a atenção das crianças de maneira natural e desenvolve uma mente forte e um espírito ativo capaz de superar qualquer impedimento com um sorriso e serenidade. Também oferece a capacidade de ouvir ativamente e desperta a consciência das emoções.

No aspecto físico, os asanas ajudam a melhorar a postura desde a infância, desenvolvem os músculos de maneira harmoniosa e melhoram a coordenação. Toda criança que pratica yoga aprende a amar, cuidar e a aceitar o seu próprio corpo. Graças ao canto dos mantras , a criança experimenta a beleza do som e experimenta as ondas vibracionais que criam harmonia e serenidade na mente. Através de  mandalas (imagens representando símbolos oníricos ou representações gráficas), a criança pode desenvolver sua criatividade e intuição de maneira altruísta e também relaxa a mente e oxigena o cérebro.

Muitas posições de yoga são inspiradas por elementos existentes na natureza, sejam animais, árvores ou deidades. 

1.Postura da arvore, Vriksasana

postura-arvore-vrkasana-yogateria

É uma das mais eficazes e divertidas. A criança experimenta seu equilíbrio, concentração e atenção ao exterior imaginando um arbusto bonito e forte.

2.Postura do triângulo, Trikonasana

Trikonasana-postura-triangulo-yogateria

Lembra a forma das pirâmides grandes e douradas. Ao assumir a posição do triângulo respeitando seus limites, a criança consegue estabilizar o centro de gravidade de seu corpo, percebe o alinhamento entre o quadril e o ombro e fortalece as pernas. Tanto as crianças quantos os adultos podem fazer o uso do tijolo de yoga, para melhorar o alongamento, evitando que machuque o corpo.

3.Postura cachorro olhando para baixo, Adho Mukha Svanasana

cachorro-olhando-baixo-postura-mae-filha-yogateria

É uma das posturas mais conhecidas do yoga e lembra a posição que o cão assume quando se estica após ter acabado de acordar. Graças a esta posição, a criança é capaz de esticar a parte de trás das coxas, fortalecer os braços e esticar a coluna.

4.Postura da cobra, Bujangasana

postura-cobra-criança-yogateria

Uma das mais eficazes para abrir o peito e resolver quaisquer atitudes incorretas da coluna. Na postura da cobra é importante manter o pescoço reto, as nádegas contraídas e os cotovelos levemente flexionados. A respiração é torácica e o rosto está sorrindo!

5.Postura do gato, Marjaryásana

posicao-gato-yogateriaOutra postura que se assemelha a um animal conhecido e frequentemente presente em muitos lares. A criança tem a oportunidade de se divertir tomando essa posição e imaginando ser um gato doce que consegue relaxar sua coluna graças à respiração. Cada inspiração inspira levemente arqueando as costas, cada inspiração expira em direção ao umbigo, abaixando o pescoço.