Por acaso, você está com certa dificuldade para manter o foco na hora de estudar? Hoje, vamos te mostrar 5 dicas de como se concentrar nos estudos, começando pela yoga. Afinal, essa técnica milenar ajuda a equilibrar as emoções e melhorar o desempenho acadêmico.
Aqui, o segredo é justamente reduzir a ansiedade e o estresse, investindo no próprio bem-estar. Em paralelo, contribui para a memória, a qualidade do sono e o sistema respiratório. Consequentemente, tudo isso influencia no seu desempenho nos exames.
Então, vem com a gente conferir essas dicas práticas de como se concentrar nos estudos! E, claro, busque conquistar tanto a plenitude, quanto os resultados que você almeja. ????
Mas, como se concentrar nos estudos com tantas distrações?
O primeiro ponto é cuidar da saúde da mente, principalmente em tempos de pandemia de covid-19. Afinal, as medidas de isolamento social complicaram ainda mais a difícil tarefa de “como se concentrar nos estudos”.
Antes, era possível fazer aulas presenciais e interagir com os colegas pessoalmente. Porém, a quarentena requer adaptações na rotina, mas isso não significa que você não possa ser produtiva.
Por exemplo, que tal fazer yoga em casa, mesmo com as crianças e os pets pelo caminho? Dessa maneira, sua mente ficará sempre “fresca” e relaxada para absorver os conhecimentos, plenamente.
Logo, a árdua missão de “como se concentrar nos estudos” não precisa ser um bicho de sete cabeças, certo? Pensando nisso, vem conferir algumas alternativas para colocar essas ideias em prática.
5 dicas práticas: enfim, como se concentrar nos estudos?
A seguir, listamos 5 dicas de como se concentrar nos estudos e, ao mesmo tempo, investir no seu bem-estar.
1. Comece a praticar yoga
Sabia que as posturas de yoga contribuem (muito) para aumentar a concentração? E que você pode fazer tudo isso em casa, mesmo sendo iniciante?
Por falar nisso, aqui vão algumas posturas para você começar hoje mesmo, em busca da plenitude:
- Trikonasana, a postura do triângulo: reduz a pressão arterial, assim como o estresse. Além disso, melhora a estabilidade e a concentração. E, para as mulheres maduras, atenua a menopausa.
- Sirshasana, a postura invertida sobre a cabeça: promove o equilíbrio mental e diminui a insônia. Ajuda a aumentar a circulação sanguínea, ao passo que traz melhorias na memória.
- Virabhadrasana, a postura do guerreiro: aumenta a resistência, a concentração e o equilíbrio do corpo. No caso das mulheres, também alivia as dores relacionadas ao período menstrual.
- Natarajasana, a postura da dança de Shiva: fortalece os músculos, sobretudo do quadril, do peito e das coxas. Nessa linha, ainda melhora a postura, o equilíbrio e a habilidade de se concentrar.
- Vajrasana, a postura do diamante ou do raio: aprimora a respiração e acalma a mente. Além de trazer estabilidade mental, a posição cura a constipação e atenua as dores de pessoas que têm artrite.
2. Invista na meditação
A meditação é uma ótima alternativa para ter uma mente mais atenta e focada. Nesse caso, você pode experimentar a meditação guiada, direto no Youtube. Nesse sentido, recomendamos esse vídeo, que é voltado para diminuir a ansiedade:
Ou seja, ao meditar, você trabalha a clareza mental e a atenção plena. Depois, pode aproveitar um sono reparador, para recomeçar seus estudos com carga total.
3. Mude o foco, quando necessário
Por vezes, pode parecer um grande desafio descobrir como se concentrar para estudar. Porém, é vital respeitar os sinais de que algo não vai bem, como o excesso de cansaço e a angústia.
Portanto, aposte naquilo que nunca sai de moda: faça um chá, tente dormir melhor, alimente-se bem. De fato, os pequenos hábitos podem trazer grandes mudanças no dia a dia. Assim, o corpo e a mente ficam sempre em harmonia!
4. Aplique a técnica Pomodoro
Já ouviu falar no método Pomodoro de estudo? Apesar do nome curioso, na verdade, ele é bem simples. Para resumir, a técnica se baseia em: 25 minutos de concentração e 5 minutos de descanso.
Para isso, basta usar um temporizador e cronometrar as atividades. Aliás, pode ser daqueles de cozinha (em formato de ovo) ou ainda o timer do celular. Aqui, o ponto é dividir seu trabalho em intervalos curtos, a fim de manter o foco.
5. Use a tecnologia a seu favor
Para fechar as dicas de como se concentrar nos estudos, não poderíamos deixar de citar a tecnologia. Afinal, você definitivamente não precisa fazer tudo sozinha. Por exemplo, o app Estudaqui é uma solução completa para otimizar seu rendimento na hora de estudar.
Nessa perspectiva, confira alguns ganhos em potencial ao contar com este aplicativo inovador:
- Aumente a motivação, contando com um plano de estudo personalizado;
- Reduza o desperdício de tempo com pausas (por disciplina, dia e hora);
- Saiba os assuntos que precisam ser estudados (e por quanto tempo cada um);
- Acompanhe seus pontos de parada, além de revisões e de porcentagens de acerto;
- Se necessário, adicione, exclua ou reordene as matérias, conforme a prioridade;
- Confira estatísticas inteligentes para atingir metas, sejam elas diárias, semanais ou mensais;
- Dê continuidade aos estudos ao importar seu histórico de desempenho, a partir de outros apps e planilhas;
- Entenda em quais disciplinas a sua dinâmica de estudo tem sido mais eficiente.
E aí, o que achou dessas dicas de como se concentrar nos estudos? Agora, chegou a hora de dar um up na sua performance acadêmica. Por sinal, te convidamos a conhecer mais sobre a yoga, que pode trazer inúmeros benefícios, principalmente na concentração.
Este artigo foi escrito por Estudaqui, um aplicativo eficiente e acessível para montar seu ciclo de estudos. Assim, fica mais fácil se organizar e manter o controle sobre o que você deve estudar. E o melhor: tudo com base nas suas facilidades e dificuldades em cada matéria.
A propósito, o software faz tudo por você. Para isso, basta escolher a prova ou o concurso, indicar as disciplinas e incluir mais algumas informações. Em poucos segundos, o app cria um plano de estudo perfeito para as suas necessidades.