Virabhadrasana – Postura do Guerreiro

Vira significa “guerreiro”, bhadra “bom ou auspicioso”, e asana “postura”. Virabhadrasana descreve uma série de posturas com o nome de um poderoso guerreiro da mitologia hindu, Virabhadra. Um guerreiro feroz que é considerado a encarnação do Senhor Shiva.

 

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A história da postura do Guerreiro

Uma das versões da mitologia de Virabhadra é que o poderoso sacerdote Daksha fez um grande yagna – sacrifício ritual, mas não convidou sua filha mais nova, Sati – Também conhecida como Shakti, e seu marido Shiva, o governante supremo do universo. Sati descobre e decide ir sozinha para o yagna. Quando ela chega, Sati entra em uma discussão com seu pai e incapaz de resistir aos insultos do próprio pai, Sati tira a própria vida e se joga no fogo de yagna.

Quando Shiva descobre sobre a morte de Sati, ele cria o poderoso guerreiro Virabhadra e ordena que ele vá ao yagna e destrua Daksha e todos os seus convidados.

Shiva então chega ao yagna, e cheio de tristeza e compaixão, encontra o corpo de Daksha e lhe dá a cabeça de uma cabra, que o traz de volta à vida. No final, Sati também renasce.

  • A postura do guerreiro 1 – Representa Virabhadra quando ele emerge do subsolo, os braços estendidos para cima e olhando para cima.
  • A postura do guerreiro 2 – Retrata quando ele saca sua espada e corta a cabeça de Daksha.
  • A postura do guerreiro 3 – Incorpora Virabhadra ao pegar a cabeça de Daksha para colocá-la em uma estaca (braços estendidos para frente).

     

Muitas histórias mitológicas são, na verdade, metáforas para diferentes aspectos de nossas vidas.

A história de Virabhadra pode ser vista como uma metáfora para nos esforçarmos para superar nossas próprias fraquezas. O crescimento de nossa natureza de “guerreiro espiritual” inclui o desenvolvimento de coragem, foco inabalável e determinação para lidar com os momentos desafiadores de nossas vidas.

 

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Os benefícios da postura do guerreiro

  • Fortalece e tonifica os braços, pernas e parte inferior das costas.
  • Melhora o equilíbrio do corpo e ajuda a aumentar a resistência.
  • Libera a tensão dos ombros tensos.
  • Traz coragem, graça e paz.

O Virabhadrasana beneficia especialmente as mulheres grávidas no segundo e terceiro trimestres. A Postura do Guerreiro I é frequentemente usada em sessões de yoga como aquecimento ou como parte da série da Saudação ao Sol.

 

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Virabhadrasana A – Postura do Guerreiro I

Virabhadrasana A é um asana permanente que requer equilíbrio, força e flexibilidade. 

Como fazer a Postura do Guerreiro I

  • Neste asana, as pernas estão em posição de “ataque”, a perna da frente curva, com o joelho flexionado em um ângulo de 90° e a de trás esticada.
  • Os braços estão levantados acima da cabeça com as palmas das mãos voltadas uma para outra ou entrelaçadas. 
  • O calcanhar da frente deve estar alinhado com o calcanhar de trás.
  • O pé de trás deve ser virado em um ângulo de 45° ou 60º. Ele pode estar tocando totalmente o chão ou com o calcanhar levantado.

Os benefícios da Postura do Guerreiro I

A Postura do Guerreiro I ativa os chakras Muladhara – raiz, que ancora o indivíduo, proporciona a estabilidade interna necessária para o crescimento pessoal, e Svadisthana – baço ou sacro, que estimula a aceitação interior e, promove o foco e a produtividade.

 

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Virabhadrasana B – Postura do Guerreiro II

Esta postura representa o guerreiro avistando seu inimigo e se preparando para a batalha. 

Os benefícios físicos da Postura do Guerreiro 2

 Fortalecimento dos membros inferiores, alongamento do peito e equilíbrio. 

Como realizar a Postura do Guerreiro II

  • Comece na postura do guerreiro I com o pé esquerdo à frente.
  • Abaixe o calcanhar até o chão e gire o pé 90 graus para a direita. Mantenha o joelho esquerdo paralelo ao tornozelo esquerdo.
  • Gire os quadris e o torso para que fiquem voltados para a direita.
  • Inspire e estenda as mãos para os lados.
  • Olhe por cima do ombro esquerdo.
  • Respire enquanto permanece na postura.
  • Depois, mude de lado.

 

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Virabhadrasana C – Postura do Guerreiro III

A Postura do Guerreiro III, Virabhadrasana C, é o asana final da série tradicional de três posturas Virabhadrasana. A primeira postura da série representa a chegada do guerreiro, materializando-se do chão. A segunda postura é o guerreiro avistando seu inimigo e se preparando para a batalha. Esta postura final simboliza mover-se rapidamente para atacar o inimigo.

Como executar a Postura do Guerreiro III

  • Comece com o joelho da frente flexionado, a perna de trás esticada e o calcanhar levantado. 
  • Seus quadris e tórax devem estar alinhados com a frente do tapete. 
  • Levante os braços acima da cabeça.
  • Coloque as mãos unidas, em posição de namaste, na região do coração. 
  • Incline-se para a frente até que a perna de trás se estenda para trás, nivelado com os quadris. Mantenha o pé flexionado e o olhar para baixo.
  • Certifique-se de que a perna de apoio é forte e reta, mas sem estar rígida na região do joelho.
  • Estenda os braços para a frente para que seu corpo tenha a forma de um “T”.

Os benefícios da Postura do Guerreiro III

Acredita-se que a Postura do Guerreiro 3 estimula o chakra Sahasrara  – coroa, proporcionando assim uma conexão com o universo e uma unidade com o Divino. Como parte de uma prática espiritual, a ativação do chacra coronário traz serenidade livre do ego, paz interior e alegria.

Além de seus benefícios físicos, essa postura reduz a ansiedade ao acalmar a mente. Também pode ajudar a melhorar a memória e a concentração.

 

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Viparita Virabhadrasana II – Postura do Guerreiro Invertido ou Reverso

Viparita em sânscrito significa Reverso. Esta postura é considerada uma variação da Postura do Guerreiro II. É um excelente asana para acalmar a mente e fortalecer os músculos inferiores.

Como realizar a Postura do Guerreiro Invertido

  • Começando na Postura do Guerreiro II, com o joelho direito dobrado, vire a palma da sua mão direita para o teto.
  • Ao inspirar, levante o braço direito até o teto. Ao mesmo tempo, abaixe a mão esquerda e deslize-a pela perna esquerda. 
  • Mantenha firme as omoplatas nas costas, faça uma curva suave com o peito para trás.
  • Olhe para a mão levantada ou para o pé de trás se tiver problemas no pescoço ou de equilíbrio.
  • Fique na postura por algumas respirações.
  • Volte para o Postura do Guerreiro 2 enquanto expira.
  • Repita do outro lado.

Os benefícios da Postura do Guerreiro Reverso

Esta postura equilibra os três dos chakras: Muladhara – raiz, associado a sensação de aterramento e estabilidade; Manipura – plexo solar, associado à autoconfiança; e Ajna – terceiro olho, associado à intuição e imaginação. Além do aspecto sutil, a Postura do Guerreiro Reverso tem inúmeros benefícios para o corpo, tais como:

  • Reduz a fadiga
  • Acalma e concentra a mente
  • Cria perseverança
  • Aumenta a autoestima
  • Energiza a mente e o corpo

 

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Baddha Virabhadrasana – Postura do guerreiro devocional ou humilde

Baddha significa em sânscrito “entrelaçado”. Esta postura também é conhecida como Postura do Guerreiro Devocional ou Guerreiro Humilde. 

Como fazer a Postura do Guerreiro Devocional

  • Neste asana a perna direita está flexionada, num ângulo de 90º com o chão. A perna esquerda está totalmente esticada.
  • Os quadris estão alinhados para frente, paralelos à frente do tapete.
  • As mãos estão entrelaçadas atrás das costas e as palmas estão se tocando.
  • A coroa da cabeça está inclinada para frente, com a intenção de encostar no chão.

Os benefícios da Postura do Guerreiro Humilde

A postura Baddha Virabhadrasana abre o chakra Svadisthana – localizado na região do baço ou sacro, que governa a abundância, alegria, bem-estar, criatividade e sexualidade. Também estimula o chakra Sahasrara – situado no alto da cabeça, que conecta o praticante à energia divina e ao Eu superior. Além do aspecto sutil, a Postura do Guerreiro Humilde tem inúmeros benefícios para o corpo, tais como:

  • Estimula o sistema nervoso
  • Estimula os órgãos abdominais
  • Abre os pulmões e o tórax
  • Alonga os ombros, braços, pernas, costas e pescoço
  • Abre os quadris
  • Fortalece as pernas e tornozelos