Ayurveda e as estações do ano: Como se preparar para cada momento!

Ayurveda, o sistema de saúde milenar de origem indiano, tem ganhado mais interesse e ajudado a cada vez mais pessoas a viverem um estilo de vida com mais saúde e equilíbrio.  Ayurveda apresenta um conjunto de diretrizes sazonais conhecido como Ritucharya, com “ritu” se traduzindo em “temporada” e “charya” se traduzindo em “diretrizes”. Cada estação do ano nos demanda ajustes em nosso estilo de vida que nos ajudam a ter mais bem estar, evitar doenças e garantir uma mente clara, corpo exuberante e espírito pleno o ano todo.   

Os doshas – vata, pitta e kapha – governam não apenas nossa própria constituição, mas também todos os outros elementos na terra. Portanto, em vez de verão, outono, inverno e primavera, estação pitta, que inclui os dias mais quentes e longos do ano – do final da primavera ao início do outono; estação vata, que vai do final do outono ao início do inverno; e a estação kapha, da parte mais fria do inverno até a primavera.

Para facilitar a associação dos doshas com nossas estações de ano, podemos considerar que o verão é mais caracterizado pelo dosha pitta, o outono mais pelo dosha vata, o inverno mais pelo dosha kapha e a primavera um momento de transição e diminuição de kapha.  

O dosha predominante na sua constituição aumenta durante a estação que o governa, portanto, tomando cuidado para escolher alimentos e atividades que irão acalmá-lo e não agravá-lo.  A alimentação é especialmente importante. Quando você come fora de sincronia com a natureza, mesmo se você seguir uma dieta “saudável”, as consequências podem incluir um sistema imunológico comprometido, ganho ou perda de peso prejudicial à saúde, pele e cabelo de baixa qualidade e até mesmo um maior risco de doenças mais sérias. Comer “ayurvédicamente”, de acordo com as estações do ano, não só faz você se sentir bem no momento, mas também é uma medida preventiva de saúde poderosa.

Vamos falar mais sobre Ayurveda e estações do ano e como nos preparar para cada momento!

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria2

 

Ayurveda e o verão: Estação do ano Pitta


As características mais marcantes do verão – o calor, os longos dias de sol forte, a forte intensidade e a natureza transformadora da estação – estão diretamente em linha com pitta dosha, razão pela qual o verão é considerado uma estação pitta.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria3


Cuidados com o Pitta no verão


Seu foco principal durante os meses de verão será manter o pitta equilibrado, contrabalanceando sua natureza intensa, quente, oleosa e leve.  Para equilibrar o pitta no verão você deve trazer à sua rotina elementos de frescor e calma, suavizando a intensidade com relaxamento e ancorando sua energia.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria4


Rotina diária para o verão


O verão é caracterizado por uma energia vibrante, e a maioria das pessoas acha mais fácil acordar de manhã cedo nesta época do ano. Este é um ritmo natural e benéfico. De manhã cedo também é a melhor hora para fazer exercícios.

Antes de tomar banho, massageie a pele com uma leve camada de óleo calmante pitta, como óleo de coco ou óleo de girassol para acalmar o sistema nervoso e resfriar o corpo.

Vestir roupas leves e respiráveis ​​feitas de algodão ou seda e favorecer cores refrescantes como branco, cinza, azul, roxo e verde vai ajudá-lo a conter a intensidade e o calor.

O verão é ideal para passar o tempo na natureza, mas quando você sair, use um chapéu de aba larga e óculos escuros para se proteger do sol intenso. Em dias especialmente quentes, geralmente há uma calmaria à tarde na energia, e você pode achar que um cochilo curto é benéfico.

É melhor dormir até às 23:00 para evitar uma mente excessivamente estimulada.  Além disso, esteja ciente de que a atividade sexual, em excesso, pode provocar pitta e esgotar a energia, portanto, cultive a moderação nesse aspecto de sua vida durante os meses de verão.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria5


Alimentação no verão


Durante o verão, nossos corpos naturalmente desejam alimentos leves e pequenas refeições fáceis de digerir porque o agni (o fogo digestivo) – uma forte fonte de calor interno – se dispersa para ajudar a nos manter frescos. Estar totalmente presente com suas refeições enquanto saboreia o sabor e a textura da comida ajudará a minimizar o risco de comer demais.

O verão é uma época para favorecer os sabores doces, amargos e adstringentes e saborear alimentos frescos, líquidos e até ligeiramente oleosos.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria6


O que comer no verão


Esta é a melhor época do ano para saborear frutas frescas e saladas. Se você consome produtos lácteos – como leite, ghee, queijo cottage – o verão também é um bom momento para o consumo destes produtos frescos, permitindo inclusive um sorvete ocasionalmente.

Todos os adoçantes não refinados, exceto mel e melaço, são refrescantes e podem ser apreciados com moderação durante os meses de verão.

Na forma de bebidas para vencer o calor, desfrute de água fria ou em temperatura ambiente infundida com hortelã ou limão e um pouco de açúcar bruto, um lassi doce, chás de ervas refrescantes como hortelã, alcaçuz, erva-doce ou rosa, ou uma cerveja ocasional. É melhor evitar bebidas geladas; eles perturbam o fogo digestivo e criam toxinas no corpo.

Vá devagar com frutas azedas ou verdes, queijos envelhecidos e vegetais e temperos quentes como cenoura, beterraba, rabanete, cebola, alho, gengibre e sementes de mostarda. Tente evitar alimentos extremamente picantes, como pimentas ou pimenta caiena.

Além disso, tenha em mente que vegetais crus (como em saladas) serão mais bem digeridos se forem comidos no almoço, em vez de no jantar.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria7


Dicas de chás para o verão


Os chás de ervas refrescantes são os mais indicados para o verão.  Experimente chás de hortelã, capim limão, alcaçuz, erva-doce ou rosa.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria8


Yoga para o verão


Nesta estação do ano mais quente, é recomendado praticar yoga no início da manhã, quando o ambiente está fresco e fresco. 
Certifique-se que sua prática seja guiada por um esforço relaxado: mova-se com suavidade, fluidez e graça, mantendo o olhar suave e a respiração estável.

 

Pranayama para o verão

 

Sheetali-Pranayama-yogateria

 

Sheetali pranayama – respiração refrescante

  • Coloque a língua para fora e curve os lados da língua para cima, em direção ao centro da língua.
  • Inspire pela boca, prenda a respiração e expire lentamente pelo nariz.
  • Repita 5-10 vezes.

Asanas, posturas de yoga, para o verão

 

vrksasana-postura-arvore-yogateria


Postura da árvore – Vrkshasana

 

 

Alongamento-lateral-em-pé-Ardhkatichakrasana-yogateria


Alongamento lateral em pé – Ardhkatichakrasana

 

 

postura-gato-yogateria


Alongamento do gato – Marjariasana

 

 

Postura-Borboleta-Baddha-Konasana-yogateria


Postura da borboleta – Baddha Konasana

 

 

vjrasana-postura-diamante-yogateria


Postura do diamante – Vajrasana

 

 

Postura-do-leão-Simhasana-yogateria


Postura do leão – Simhasana

 

 

Postura-da-lebre-Shashankasana1-yogateria


Postura da lebre – Shashankasana

 

 

postura-ponte-yogateria


Postura da ponte – Chakrasana

 

 

Uttanpadasana - pernas-levantadas-yogateria


Levantamento de pernas – Uttanpadasana

 

 

savasana-postura-cadaver


Postura do cadáver – Shavasana

 

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria9


Ayurveda e o outono: Estação do ano Vata


O outono é uma estação de transição. A temperatura, que há apenas algumas semanas aumentava com o intenso calor do verão, começa a esfriar, trazendo também o vento. Muitas árvores e arbustos perdem suas folhas em preparação para o inverno.  Esta é uma estação do ano associada ao dosha vata.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria10


Cuidados com o vata no outono


A estação do outono tem característica do dosha vata, que é fria, leve, seca, ventosa e imprevisível.  Para equilibrar o vata no outono é importante trazer calor, oleosidade, nutrição profunda, relacionamentos amorosos e uma sensação de estabilidade, rotina e aterramento para o seu dia a dia.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria11


Rotina diária para o Outono


Uma das maneiras mais eficazes de apoiar o vata é estabelecendo uma rotina diária. Tente fazer as mesmas coisas (acordar, fazer exercícios, comer, ir para a cama etc.) mais ou menos nos mesmos horários todos os dias. 

Defina o tom do seu dia acordando cedo, aproveitando ao máximo o silêncio, a quietude e a paz que são intrínsecos às primeiras horas da manhã. Em seguida, você pode acalmar o sistema nervoso, despertar os tecidos e aterrar a energia massageando a pele com óleo de gergelim orgânico e quente. Siga esta prática com um banho quente e relaxante. Banhos de vapor e umidificadores também podem ajudar a preservar a umidade interna. 

Um pouco de ioga suave e dez a quinze minutos de meditação aumentarão sua sensação de estabilidade e bem-estar. 

Vista-se com as cores do outono quando for apropriado – vermelhos, amarelos, laranjas e brancos – e use roupas suficientes para se manter aquecido durante todo o dia. 

Ao ir ao ar livre, mantenha a cabeça e as orelhas cobertas para protegê-las do vento e do frio. Se possível, minimize sua exposição a correntes de ar, barulho alto, música agressiva, direção rápida e atividade sexual excessiva. 

Faça o possível para ir dormir às 22h. para que você descanse bastante.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria12


Alimentação no Outono


Sua dieta é uma forma poderosa de acalmar vata no outono. Alimentos substanciais, oleosos e nutritivos que são ricos em proteínas, ricos em gordura, trazidos à vida com temperos aquecedores e estimulantes e servidos quentes, irão percorrer um longo caminho para manter suas reservas internas de umidade e mantê-lo com os pés no chão durante a temporada de vata. Você também vai querer favorecer os sabores doce, azedo e salgado. Em geral, coma alimentos pastosos e moles e decore-os generosamente com ghee ou óleo. 

Você pode perceber que, durante o outono, você naturalmente quer comer mais.  No entanto, tome cuidado para comer de acordo com o seu apetite e capacidade de digestão. Esta também é uma ótima época do ano para fazer um tipo de detox à base de monodieta. Vata requer alimentação adequada, por isso é melhor evitar o jejum.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria13


O que comer no Outono


O café da manhã com grãos cozidos – como aveia, tapioca, creme de arroz e creme de trigo – é perfeito nesta época do ano. 

Almoços e jantares que incluem vegetais cozidos no vapor, grãos saudáveis, sopas e ensopados são aterradores e hidratantes. Os produtos lácteos e a maioria das nozes e sementes também são benéficos. 

Em geral, você deverá reduzir o consumo de vegetais crus, alimentos frios e congelados, bem como os sabores amargos, picantes e adstringentes. 

É melhor minimizar alimentos como brócolis, repolho, couve-flor, couve, folhas verdes, batata branca, feijão, pipoca, biscoitos, painço e frutas secas. Se você comer esses alimentos, coma-os com moderação e certifique-se de que estejam molhados, bem cozidos ou servidos com ghee.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria14


Yoga para o Outono


Incorporar uma sensação de calor, aterramento, estabilidade e foco em sua prática de yoga tem um efeito profundamente calmante sobre vata. Sua respiração deve ser profunda e fluida. Seguem algumas opções para sua prática de yoga para o outono.

 

Pranayama para o outono

 

narinas-alternadas-yogateria


Nadi Shodhana – respiração das narinas alternadas

 

Posturas para o outono

Aqueça lentamente e inclua algumas rotações das articulações. Mova-se com intenção e fluidez – apoiando as mãos e os pés no tapete sempre que possível – e evite pular entre as posturas.

  • Posturas em pé e de equilíbrio para aumentar a estabilidade e a força.

 

tadasana-postura-montanha-yogateria


Postura da montanha – Tadasana

 

 

postura-guerreiro-yogateria3


Postura do Guerreiro I – Virabradhasana I

 

 

postura-guerreiro-yogateria4


Postura do Guerreiro II – Virabradhasana II

 

 

vrksasana-postura-arvore-yogateria


Postura da árvore – Vrkshasana

 

  • Posturas que aterram

 

paschimottanasana-postura-pinça-yogateria


Pinça – Paschimottanasana

 

 

balasana-postura-criança-yogateria


Postura da criança – balasana

 

 

savasana-postura-cadaver


Postura do cadáver –  Savasana

Encerre sua prática com um longo Savasana, cobrindo-se com um cobertor para não ficar com frio.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria16


Ayurveda e o inverno: estação do dosha Kapha


O inverno é um momento onde os dias ficam mais frios e mais escuros, onde há uma quietude e sonolência particular. A temporada de inverno é o antídoto perfeito para a mobilidade acelerada do verão e outono. Este é um momento para descansar, refletir, manter o espaço, visão, hibernar e retirar parte de sua energia focada externamente e direcioná-la para dentro.  Esta é uma estação do ano predominantemente associada ao dosha kapha mas que também tem elementos de vata.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria15


Cuidados com o Kapha no inverno


O dosha kapha é visível na estação do inverno pelo clima frio, sensação de peso, aumento da umidade (geralmente na forma de chuva ou neve), dias cobertos de nuvens e a sensação de lentidão e aterramento que leva muitos animais à hibernação.

Para equilibrar o Kapha no inverno é importante cultivar um coração leve e um senso de propósito neste inverno, para evitar a letargia 

Convide calor para sua mente, corpo e relacionamentos e crie oportunidades frequentes de diversão e risos. Tente evitar pressa. Em vez disso, faça um esforço concentrado para abraçar um ritmo mais lento e relaxado durante os meses de inverno.

Este é um ótimo momento para se envolver em relacionamentos significativos e socializar, mas equilibre seu gregarismo com algum tempo de silêncio, reflexão e quietude. Afinal, as qualidades lentas e pesadas dos meses de inverno oferecem uma rara oportunidade de recuar e verificar como estamos.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria17


Rotina diária para o Inverno


Comece o dia com uma rotina matinal curta, mas revigorante. Dormir um pouco mais tarde é permitido no inverno, mas você se sentirá mais revigorado e motivado se acordar cedo.

Raspe a língua e escove os dentes.  Trate sua pele com uma massagem com óleo quente com o óleo de sua escolha. 

Em seguida, tome um banho quente.

Depois disso, você pode beber um pouco de água morna para ativar o sistema digestivo. 

Sacuda qualquer lentidão com alguns exercícios matinais ou yoga.

Vista-se com cores vivas e quentes, como vermelhos e laranjas, e sempre cubra as orelhas, o pescoço e a cabeça com um lenço ou chapéu se estiver ao ar livre no frio.

Pule as sonecas diurnas; as longas e escuras horas da noite proporcionam um ambiente perfeito para você relaxar.

Seu corpo também pode tolerar um pouco mais de sono noturno e ou aumento da atividade sexual durante os meses de inverno.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria21


Alimentação no Inverno

 

Na verdade, o inverno é a estação em que o fogo digestivo é mais forte, acendendo a capacidade digestiva.  O corpo requer mais combustível para se manter aquecido e saudável nos meses de inverno, e nossos corpos, portanto, anseiam por uma dieta mais nutritiva e substancial nesta época do ano.

Você vai querer se concentrar em comer alimentos quentes, cozidos, ligeiramente oleosos e bem temperados, favorecendo um equilíbrio dos seis sabores.

É melhor reduzir ou evitar alimentos congelados, bem como alimentos frios, úmidos ou excessivamente doces, pesados ​​ou oleosos.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria18


O que comer no Inverno


É recomendado comer vegetais quentes como rabanetes, espinafre cozido, cebolas, cenouras e outros vegetais de raiz, assim como temperos mais picantes como alho, gengibre, pimenta-do-reino, pimenta caiena e pimenta malagueta.

Grãos cozidos como aveia, fubá, cevada, tapioca, arroz ou kitchari são ótimos para o café da manhã, e almoços e jantares de vegetais cozidos no vapor, pães de trigo integral e sopas são ideais.

As leguminosas costumam ser boas para kapha, mas devem ser bem cozidas, bem temperadas e enfeitadas com um bocado de ghee para não agravar o vata.

Embora os laticínios sejam mais reduzidos nos meses de inverno, uma xícara de leite quente e temperado com uma pitada de açafrão ou gengibre seco e noz-moscada antes de dormir pode ajudar a encorajar um sono profundo e evitar o aumento de muco.  

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria19


Detox no inverno ayurveda

 

Se você tem tendência a desequilíbrios de kapha, a junção entre o outono e o inverno é uma ótima época para fazer uma limpeza.  Seu corpo pode responder bem a um jejum de um dia de água ou suco

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria20


Yoga para o Inverno


Uma prática de yoga revigorante e expansiva é a melhor opção para combater a letargia do inverno.  A melhor hora para se exercitar é de manhã, das 6h às 10h, mas, caso não consiga nesse horário, pode ser das 18h às 22h.

 

Pranayama para o inverno

 

mulher-kapalabhati-contracao-abdomen-yogateria


Kapal Bhati Pranayama – respiração do crânio reluzente

  1. Sente-se confortavelmente com a coluna ereta. Coloque as mãos nos joelhos com as palmas abertas para o céu. 
  2. Respire fundo. Ao expirar, contraia o estômago. Puxe o umbigo para trás em direção à coluna. Faça o máximo que puder confortavelmente. Você pode manter a mão direita sobre o estômago para sentir a contração dos músculos abdominais.
  3. Conforme você relaxa o umbigo e o abdômen, a respiração flui automaticamente para os pulmões.
  4. Faça 20 respirações para completar uma rodada de Kapal Bhati Pranayama.
  5. Depois de completar a rodada, relaxe com os olhos fechados e observe as sensações em seu corpo.

Faça mais duas rodadas de Kapal Bhati Pranayama.

As exalações vigorosas feitas durante a técnica de respiração do Skull Shining ajudam a desobstruir o trato respiratório, facilitando a respiração. Também energiza o sistema nervoso, melhora a circulação sanguínea e eleva a mente. 2-3 rodadas desta técnica de respiração duas vezes ao dia devem ajudar a combater o frio com energia renovada.

 

Asanas, posturas de yoga, para o inverno

 

suryanamaskar-saudacao-ao-sol


Saudação ao Sol – Surya Namaskar

 

 

postura-guerreiro-reverso-yogateria


Guerreiro reverso – Viparita Virabhadrasana

 

 

Bhujangasana-postura-cobra-asana


Postura da Cobra – Bhujangasana

 

 

Dhanurasana-postura-arco-yogateria


Postura do Arco – Dhanurasana

 

 

prancha-lateral-yogateria


Prancha lateral – Vasisthasana

 

 

ardha-matsyendrasana-torção-sentado-yogateria


Torção – Ardha Matsyendrasana

 

Você pode adaptar seu ritmo diariamente para coincidir com seu clima local e suas necessidades. Se vata for forte na atmosfera ou se você se sentir estressado e exausto, mova-se em um ritmo lento e suave. Se kapha é uma influência mais forte ou se você se sente desmotivado e letárgico, mova-se em um ritmo mais rápido, permitindo que sua respiração se acelere e seu calor interno se intensifique.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria22

 

Ayurveda e o Primavera: Diminuindo a predominância do Kapha

 

A primavera é um momento de renovação e revitalização natural. Os dias são frescos, e vão ficando mais quentes no inverno.  Esse é um momento da diminuição do kapha. Com uma dieta sazonal e um estilo de vida que convida um pouco mais de leveza, nitidez, secura e calor a nossas vidas, podemos melhor apoiar nossa fisiologia nessa estação.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria23


Limpeza e Detox da primavera


A primavera é uma época do ano perfeita para uma purificação, favorecendo o desejo natural do seu corpo de desintoxicar e renovar. Jejuns de suco com romã ou suco de maçã e monodietas são indicados.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria24


Rotina diária na primavera

 

Se possível, crie uma rotina matinal estimulante e inspiradora para si mesmo, mesmo que seja curta.

Raspe a língua, escove os dentes e beba um pouco de água morna logo de manhã.

Você também pode massagear sua pele com óleo de gergelim orgânico quente e depois enxaguar em um banho quente.

Se você não tem tempo para uma massagem com óleo todos os dias, considere uma massagem seca revigorante antes de tomar banho. De qualquer maneira, comece pelas extremidades e vá em direção ao tronco, esfregando a pele vigorosamente para estimular o calor, melhorar a circulação linfática, equilíbrio de fluidos e pele saudável e flexível.

Reservar tempo para exercícios ou yoga logo pela manhã também promoverá clareza e aumento de energia nesta primavera. 

Cochilar durante o dia não é recomendado. Considere secar o excesso de umidade e promover uma sensação de leveza com uma boa sessão de relaxamento em uma sauna.

E embora o sistema nervoso ainda se beneficie de algum senso de rotina ao longo do dia, a primavera é uma boa época para escapar intencionalmente do status quo. Experimente algo novo, abrace o senso de diversão e aventura e dê ao seu lado criativo algumas formas de expressão.

Vista-se com cores vivas e aconchegantes, como vermelhos, amarelos e laranjas no início da primavera, enquanto o clima permanece fresco e úmido. À medida que o clima esquenta, mude gradualmente para azuis, verdes, roxos e brancos refrescantes.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria25


Alimentação na primavera


A chegada do clima mais quente diminui nosso desejo por alimentos pesados ​​e substanciais, tão essenciais durante os meses de inverno. Seu apetite pode diminuir e você pode sentir vontade de comidas mais leves, frutas, vegetais frescos e saladas em abundância.

É recomendável favorecer os sabores picantes, amargos e adstringentes e comer alimentos leves e quentes que são relativamente fáceis de digerir.

Os alimentos que devem ser evitados durante a primavera incluem fast foods, doces, produtos de soja, nozes, quantidades excessivas de pão e alimentos resfriados ou refrigerados – especialmente quando comidos frios.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria26


O que comer na primavera


Você pode começar o dia com um café da manhã leve com frutas frescas ou chá.

Almoços e jantares de grãos leves cozidos, vegetais cozidos no vapor e legumes costumam ser escolhas perfeitas.

Beba bebidas à temperatura ambiente, mornas ou quentes. Você pode até considerar beber um pouco de água morna com um pouco de mel ao longo do dia.

Estruture sua dieta em torno da ingestão de muitos vegetais frescos (mas não necessariamente crus) e uma variedade de legumes. Esses alimentos tendem a ser adstringentes e muitas vezes um tanto amargos.

Muitos também se beneficiam de comer muitas verduras amargas, vegetais da família do repolho (repolho, brócolis, couve-flor, etc.) e alimentos picantes, como pimentas.

 

ayurveda-estacao-do-ano-yogateria27


Yoga na primavera


A prática de yoga recomendada para a primavera é estimulante e acelerada, assim como no inverno. Você pode fazer os mesmos asanas recomendados para o inverno em dias mais frios e alterar para uma prática mais refrescante, como a sugerida para o verão em dias mais quentes. É também recomendado
asanas de abertura peitoral, para preparar os pulmões para respirar o novo ar da primavera.

Para saber mais detalhes sobre cada postura, você pode clicar aqui!

  • -8%

    Limpador de Língua 100% cobre puro – EDIÇÃO LIMITADA

    R$64 R$59
    COMPRAR
  • -10%

    Limpador de Língua 100% cobre puro – EDIÇÃO LIMITADA (2 Unidades)

    R$128 R$115
    COMPRAR
  • Livro – Mude seus horários, mude sua vida

    R$39
    COMPRAR
  • Livro – Shakti – O Poder da Sua Essência

    R$39
    COMPRAR