Ayurveda e os doshas

Ayurveda significa a ciência da vida, sabedoria desenvolvida pelos indianos há mais de oito mil anos, um dos mais antigos sistemas medicinais existentes. Considera o corpo um único e imenso organismo, e parte do pressuposto que tratamento de uma doença engloba o cuidado do corpo como um todo.

De acordo com a ciência indiana, o corpo e a mente estão atrelados, um influencia o outro tanto no aspecto positivo quanto negativo. Um médico ayurvédico sabe que para curar uma pessoa é necessário investigar áreas específicas do paciente. Propõe uma abordagem holística, considerando seu estilo de vida, alimentação e o lugar que ocupa no mundo.

Este é o ponto a partir do qual o ayurveda começa a explicar o conceito de bem-estar holístico. Quando as células estão desequilibradas o corpo adoece e a mente perde o foco. Swastha  que no ayurveda significa SthaEquilibrado  e Swano Ser, ou seja, é quando a mente está em equilíbrio com o corpo e o Ser pode se expressar livremente.

A medicina ayurvédica nos ajuda a desenvolver a consciência suprema de nós mesmos, introduzindo o conceito dos Três doshas, os pilares do equilíbrio: Vata, Pitta e Kapha. Conhecer os princípios básicos do ayurveda  ajudará a compreender e ouvir o seu corpo.

Os Três Doshas

ayurveda-tres-doshas-yogateria

Ayurveda vê a saúde e a doença como o resultado de como interagimos com o mundo, em termos de crenças pessoais, percepções, pensamentos e sentimentos, que são os elementos que determinam em última instância nossas ações. Ações em harmonia com nossa natureza interna criam saúde, enquanto aquelas em desarmonia com nossa natureza interna criam doenças. Ayurveda é a ciência que desenvolve maior harmonia com nossos ambientes interno e externo.

Uma pessoa saudável é aquela que tem os três doshas em equilíbrio, ou seja, a harmonia dos cinco elementos que compõem o corpo: ar, água, terra, fogo e éter. Cansaço, estresse, ansiedade, desequilíbrio emocional, são uns dos sinais de desequilíbrio.  O equilíbrio dos três doshas é baseado nestes conceitos:

  • Vata (ar + éter)
  • Pitta(fogo + água)
  • Kapha(água + terra)

Cada um de nós corresponde a um Dosha e, portanto, a uma natureza e personalidade específicas. Normalmente em cada pessoa existem dois doshas no mesmo nível de incidência e um predominante, sendo consideradas Bi-Dosha, quando os três doshas estão no mesmo nível, a constituição é Tri-Dosha .

Nossa constituição foi determinada na época de nossa concepção e estará conosco durante toda a sua vida. Ele determina o que está em harmonia com nossa própria natureza e o que nos deixará desequilibrados, até mesmo doentes. O conhecimento da própria constituição é essencial para o desenvolvimento de uma saúde ótima. Os doshas influenciam diretamente na alimentação, estilo de vida, trabalho, relacionamentos e o lugar onde vivemos.

 

Dosha Vata

Devido a sua constituição ar e éter, as qualidades do Vata são leves, frias, ásperas, secas e mutáveis. Pessoas com o Vata predominante são naturalmente magras, com ossos longos e finos, os olhos são escuros e pequenos. Adoram climas quentes e podem fazer amigos facilmente.

Vata na ciência do Ayurveda é a energia responsável por movimento. Tanto o movimento do corpo físico, como também dos pensamentos e sensações. Representa todos os sistemas principais do corpo (circulatório, nervoso, respiratório).

Quando Vata está em excesso na pessoa existe uma maior propensão a ansiedade, insegurança e medo. Quando em equilíbrio surge a alegria, criatividade e espontaneidade.

Estilo de vida

Vata se beneficia por um estilo de vida com rotinas, disciplinas e atividades que sejam relaxantes e acolhedoras. Devem evitar atividades com muito movimento e que esfriem, e não sacrificar o horário de sono e alimentação.

Processo de purificação do Dosha Vata

Como os Vata são frios, eles não devem jejuar e é importante que a limpeza seja suave e nutritiva, caso contrário, o medo, a preocupação, a prisão de ventre e o estresse aumentarão. Deve-se prestar atenção ao sistema imunológico. Deve ser forte e com digestão equilibrada.

 

Dosha Pitta

Pitta na ciência do ayurveda é a energia responsável pela transformação mais especificamente a digestão no nível físico, e é o mais importante na dieta ayuverdica. Pode acontecer num nível mais físico da digestão do alimento que comemos, ou também no nível da mente através do raciocínio e intelecto. Pitta é representado pelos elementos fogo e água, e se caracterizam principalmente pelos atributos de quente e penetrante.

Os tipos Pitta são de constituição média, geralmente atléticos, motivados, quentes, competitivos e intensos.

A pele frequentemente tende a ser vermelha, quente e apresentar sardas. O cabelo pode ser ruivo, loiro e fino. O calor incomoda bastante o Pitta que adora as estações e os ambientes frios.

Quando Pitta está em excesso na pessoa existe uma maior probabilidade de irritação, raiva e impaciência. Quando em equilíbrio se manifesta com a inteligência, liderança e coragem.

Estilo de vida

Pitta se beneficia com um estilo de vida onde não precisa estar no controle todo o tempo. Devem evitar atividades competitivas, e diminuir alimentos picantes e ácidos.

Processo de purificação do Dosha Pitta

Para os pittas é crucial que aprendam a ouvir e sentir seu corpo em vez de decidir logicamente o que o corpo precisa. Limpar o fígado e o sangue pode ser muito útil.

 

Dosha Kapha

Kapha na ciência do Ayurveda é a energia responsável pela estrutura e coesão, mantem os fluidos corporais que lubrificam o corpo. A estrutura de kapha se dá pelo o corpo físico que  permite a viver na matéria e pela a base emocional. Kapha é representado pelos elementos terra e água, e se caracterizam principalmente pelos atributos de frio, pesado, lento e úmido. Os tipos Kapha têm um corpo mais firme, pele macia e lisa, olhos grandes, o cabelo é forte e brilhante.

Quando Kapha está em excesso na pessoa surge as emoções de tristeza, depressão, carência e apego. Quando em equilíbrio se manifesta com as qualidades do amor, cuidado e paciência .

Estilo de vida

Kapha se beneficia com um estilo de vida com muita ação e movimento. Muito bom também fazer coisas diferentes do que está acostumado, e ter uma alimentação leve com temperos quentes. Estar em boa companhia, e manifestar o seu afeto é o segredo maior para uma vida saudável de Kapha.

Processo de purificação do Dosha Kapha

Como o kapha tem tendência a congestão e aumento das membranas mucosas, a limpeza na primavera, que também é a época kapha do ano, é mais adequada. Os tipos Kapha podem se beneficiar com a baixa ingestão de alimentos e até mesmo com algumas formas de jejum, pois geralmente apresentam excesso de depósitos de gordura e digestão lenta.

 

Dentro de cada pessoa, esses três doshas podem ser encontrados de uma maneira diferente, mais ou menos equilibrada. Cuidar da alimentação evita o aumento do domínio de um doshas sobre o outro.

O ayurveda leva em consideração o efeito que um alimento tem sobre um doshas específico e a cura dos desequilíbrios. Por exemplo, se você for Pitta, a pimenta malagueta agravará a natureza picante desse doshas e criará desequilíbrio. Por este motivo, é essencial conhecer o seu doshas e observar o seu corpo.

Dieta ayurveda

ayurveda-e-doshas-yogateria

A dieta ayurvédica é um dos componentes-chave para encontrar paz interior e equilíbrio perfeito consigo mesmo, o princípio-chave do ayurveda. É personalizada para cada indivíduo, e busca compreender o estado natural de uma pessoa e seu atual estado de desequilíbrio (vikruti). Trazendo o equilíbrio necessário.

Os princípios da medicina ayurvédica afirmam que a primeira coisa a fazer para curar todas as doenças e problemas de uma pessoa é mudar a alimentação. A combinação de uma dieta e outras intervenções apropriadas, como o uso de ervas ayurvédicas,  são o remédio para todos os problemas.

Os benefícios da dieta ayurvédica

1.      Maior longevidade

Ao aderir à dieta ayurvédica, a pessoa encontrará o equilíbrio entre os três doshas . Isso significa que seu corpo e mente funcionarão melhor, além de ajudar na geração de novas células e aumentar a sobrevivência das já existentes. Proporcionando uma vida longa e saudável, sem estresse e sem problemas no aspecto físico e mental.

2.      Melhora o Funcionamento do corpo

A dieta envolve comer o que seu corpo precisa, permitindo que funcione da melhor forma. Nada do que é ingerido é desperdiçado ou armazenado como gordura. Portanto, é possível melhorar o funcionamento do sistema nervoso, do sistema imunológico, do sistema circulatório e do corpo em geral.

A alimentação combinada com ervas ayurvédicas e tratamentos especiais, tornará a busca pelo equilíbrio fácil e serena.

3.      Personalizada de acordo com suas necessidades

A dieta ayurvédica é baseada em seis sabores que são: azedo, Amargo, adstringente, picante, doce e salgado e nos seis aspectos dos alimentos: seco / gorduroso, leve / pesado, frio / quente. Alguns aspectos e gostos tendem a aumentar os doshas, ​​enquanto outros tendem a diminuí-los. Cada dieta, portanto, varia de pessoa para pessoa e os alimentos devem ser balanceados para manter os doshas sob controle sem que haja limitações, o que permite uma seleção de alimentos praticamente sem limites.

4.      Redução do Ama

O termo ama significa toxina e é o oposto de angi. Quando o angi está baixo, o corpo tende a perder a capacidade de digerir os alimentos e, portanto, produz ama, que intoxica o corpo. Uma alta concentração de ama provoca o estado de vikriti, que traduzido indica um estado de doença do corpo.

5.      Manutenção do Agni

Agni indica o fogo digestivo. Quando o fogo interno queima intensamente, o corpo pode digerir todos os alimentos, de acordo com a dieta, e pode usá-los de forma saudável.

Não importa qual Dosha a pessoa esteja seguindo, uma rotina diária de sono-vigília, comendo e dormindo na mesma hora todos os dias, ainda é benéfica.

Ayurveda nos ajuda em um novo caminho para a saúde, equilibrando os cinco elementos do corpo e da mente através do uso de ervas, dieta, cores, aromaterapia, mudanças no estilo de vida, yoga e meditação. Quando seguimos hábitos que apoiam nosso dosha, então seremos saudáveis. No entanto, quando há um aumento de toxicidade no corpo que não pode ser eliminado, precisamos de um processo de limpeza.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *