Yoga e Espiritualidade: Descubra o que acontece nessa união

Conheça os benefícios da Yoga e Espiritualidade na sua vida!

Atividades físicas ajudam de diversas formas quando  praticadas, desde controlar a ansiedade até trazer benefícios para o corpo físico. Quando se fala em atividades físicas o comum é que as pessoas sempre pensem em corrida, academia ou até artes marciais, mas hoje iremos falar sobre yoga e espiritualidade. Como a prática de yoga pode ir além do físico e ser capaz de fortalecer o campo espiritual.

O yoga é uma prática milenar que surgiu há 5.000 anos no noroeste da índia. Os Asanas – posturas de yoga, são uma das ramificações do yoga mais conhecida no Ocidente. É um método de alongamento físico conciliado com um controle da respiração. Porém, não é só isso. Esse exercício é uma filosofia de vida que busca o equilíbrio entre o corpo e a mente em um mesmo momento. Yoga e a espiritualidade se relacionam intrinsecamente.

A prática de Yoga e seus proveitos

O yoga se diferencia das outras atividade físicas porque deve ser vivenciado o tempo inteiro, não apenas quando se está praticando. É uma busca por uma consciência a mais ou a chamada hiperconsciência, que em sânscrito de samadhi significa o estado mais elevado de equilíbrio e alegria. A jornada de volta para o Ser.

Dentro disso, existem vários tipos de yoga que podem ir se adequando de acordo com a preferência dos praticantes. Alguns deles, por exemplo, são Raja Yoga e o Bhakti Yoga. Independente do tipo, os benefícios de fazer yoga são:

  • Melhor o sistema respiratório e digestivo
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Alonga o organismo, juntas e corpo como um todo.
  • Ajuda na concentração
  • É uma ferramenta de autoconhecimento
  • Melhora a qualidade do sono.
  • Proporciona uma postura melhor.
  • Amplia visão positiva sobre a vida.
  • Alivia o estresse.

Elementos do Yoga que influenciam na espiritualidade

O união do yoga com a espiritualidade começou já no momento de sua criação. A tradição história diz que Shiva, um dos deuses supremos do hinduísmo, foi o criador do yoga. Ele também é conhecido por ser o “destruidor e regenerador” da energia vital.

O yoga é considerado por trazer transformações mentais, espirituais, emocionais e físicas. Por isso, existem alguns elementos dentro da prática que são extremamente ligados ao lado da espiritualidade, ao estar ali presente.

Namastê

O namastê é uma expressão usada no início e/ou no fim da prática do yoga que significa “o ser que habita em mim saúda o ser que habita em você”. O “ser” pode significar muitas coisas – essência, alma, Shiva, eu maior ou Pusha.

A origem da palavra vem do sânscrito namas e dentro da yoga, quer dizer curva-se diante do outro. Isso porque ao dizer namastê, unimos as duas mãos e nos curvamos brevemente. Embora possa parecer apenas uma saudação,  esse conceito tradicional dentro do yoga fala muito sobre reverenciar o ser maior que existe além de nós, porque todos são grandes e poderosos.

Alinhamento de chakras

A filosofia tradicional do Yoga acredita e é baseada na existência do corpo energético, e dentro dele, os 7 chakras. Basicamente, nosso corpo é feito de energia e essa energia flui melhor com a prática do yoga.

Se observados e alinhados corretamente, a yoga e os chakras podem ser comparados a medicina chinesa. O yoga diz que os chakras ficam no centro do nosso corpo, armazenando e distribuindo energia

Eles são: Chakra da raiz de cor vermelha, Sacral Chakra de cor Laranja, Plexo Solar de cor Amarelo, Chakra do Coração  de cor Verde, Chakra da garganta de cor azul, Terceiro Olho  Chakra de cor Índigo (Anil) e por fim, Chakra da Coroa de cor Violeta

Shavasana

A posição final do Yoga é chamada de Shavasana. Ela consiste em deitar-se no tapete de yoga virada para cima, com a palma das mãos abertas e viradas para cima também. Durante todo o tempo que estiver na posição, deve-se manter imóvel.

O nome vem de Shava, do sânscrito, que significa cadáver. Por isso, é necessário não se mexer. Essa posição eleva o corpo a um relaxamento que permite com que todo o cansaço, estresse e contrações do corpo se esvaiam.

Mudras

Os mudras são gestos feitos com a mão dentro da prática do yoga que podem trabalhar o fluxo de eergia para determinadas áreas do nosso cérebro. Existem vários tipos de Mudras, cada qual com seus benefícios e suas vantagens. Para que eles funcionem, acredita-se que as mãos entram em contato com a energia vital do mundo terrestre e espiritual.

Esse texto foi produzido pelo o Astrocentro em parceria com a Yogateria. Se você deseja saber mais sobre os serviços de Tarot e Astrologia é só acessar o link!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *