Yoga Nidra: A yoga do sono

A vida humana cada dia mais agitada e exigente, têm contribuído para o estresse diário. O estresse é ter muito a fazer, pouco tempo e nenhuma energia. Durante o dia, é normal que surjam demandas inesperadas que precisam ser administradas, uma emergência para atender ou um prazo que aparece na hora errada.

Na maioria das pessoas, a mente sempre permanece em um estado de excitação e tensão. A técnica de Yoga Nidra não apenas proporciona relaxamento para o corpo e a mente, mas também traz vários benefícios. Yoga Nidra é uma das práticas de pratyahara onde a consciência é internalizada. Literalmente, Yoga Nidra significa “sono yogui”, isto é, dormir com plena consciência.

Na prática do Yoga Nidra, o corpo dorme, mas a mente permanece acordada para obter as instruções. É um meio termo entre o estado de vigília e o sono, onde o corpo está relaxado, mas a mente está trabalhando em um nível mais profundo. Em termos mais simples, a mente testemunha o relaxamento do  corpo, submetendo-se, ela mesma, ao relaxamento .

Como fazer Yoga Nidra em casa

Shavasana

Na postura do cadáver, o relaxamento do corpo e da mente é induzido pela consciência do silêncio, com o corpo totalmente esticado, barriga para cima e mãos ao lado do corpo. Feche os olhos, tome algumas respirações profundas e comece a levar a consciência para os sons do ambiente.

Consciência

A rotação da consciência segue uma sequência definida: do lado direito para o lado esquerdo, debaixo para cima. Comece por alguns segundos levando a sua atenção no pé direito, depois joelho direito até chegar no quadril direito. Repita o mesmo processo com a perna esquerda. 

Da mesma forma leve a sua atenção para todas as parte do corpo: área genital, região do umbigo, estômago, tórax, ombro direito e braço direito, seguido do ombro esquerdo e braço esquerdo, garganta, rosto e o topo da cabeça.

Ainda de olhos fechados, tome algumas respirações profundas e leve a consciência por todo o seu corpo e ao ambiente ao seu redor. Depois de alguns instantes vire-se para o lado direito e permaneça ainda de olhos fechados. No final, você pode voltar a se sentar, e quando sentir pronto e completo pode voltar a abrir os olhos. 

Benefícios do Yoga Nidra

Diminui o estresse 

A prática do Yoga Nidra ajuda a desenvolver habilidades úteis para combater o estresse . O praticante de Yoga Nidra lentamente se torna consciente de seu potencial adormecido e, portanto, impede que se torne vítima de desconforto .

Relaxa a mente

O cérebro é o mediador da ligação entre a mente, o corpo e as emoções. No Yoga Nidra, a intensificação da consciência corporal estimula o cérebro. Quando a consciência é rodada em diferentes partes do corpo, não apenas o relaxamento físico, mas também psíquico é induzido. A sequência de rotação da consciência no yoga nidra está de acordo com o mapa na substância branca do cérebro. Quando a consciência é rotacionada várias vezes na mesma sequência, isso induz um fluxo de energia prânica no circuito neuronal do cérebro. Esse fluxo prânico leva a uma experiência pessoal de relaxamento no cérebro.

Esclarece o inconsciente 

Todas as experiências traumáticas, desejos não realizados e situações ameaçadoras são suprimidas pelo ego, no subconsciente e inconsciente. No campo mais profundo da mente, essas impressões permanecem vivas e subsequentemente se repete na forma de vários sintomas patológicos. A técnica do Yoga Nidra tende a limpar essas impressões, evitando problemas patológicos.

Desperta a criatividade 

Criatividade é uma característica de uma mente relaxada e pacífica. Quando a mente está completamente relaxada, mais criativa e intuitiva a pessoa se torna.