Chakra Manipura: O poder da criatividade

É dito que o plexo solar é o ponto central do corpo humano, é o centro da gravidade. O tamanho do plexo solar é muito grande nos yogues. Se alguém não medita regularmente, então ele se mantém pequeno em tamanho; assim como um pequeno fruto de groselha. Porém, se há regularidade na prática de meditação, então o plexo solar se expande e torna-se do tamanho de um limão.

Todas as nossas emoções ficam armazenadas no plexo solar. Ele é o ponto de onde surge o pressentimento, até os cientistas dizem a mesma coisa sobre isso. Quanto mais expandido é seu plexo solar, melhores são a sua estabilidade mental e a sua intuição.

O povo antigo nomeou o plexo solar como Padmanabha, significa aquele cujo plexo solar é como uma flor de lótus em plena floração. Quando você vir a imagem do Senhor Vishnu, verá que o Senhor Brahma surge da lótus florescendo do umbigo do Senhor Vishnu.

O que isso significa?

Significa que quando o Senhor Vishnu estava no estado de Yoga Nidra [estado meditativo conjugado com alerta completo], então a lótus floresceu para fora do seu umbigo, do qual o Senhor Brahma nasceu. O segredo por trás dessa história é que, quando você está em Yoga Nidra, a região do seu umbigo floresce e isso traz muita criatividade em você.

O que nossos cientistas falam hoje, nossos sábios ancestrais já transmitiam há muito tempo, por meio dessas belas histórias simbólicas. Normalmente as pessoas pensam que primeiro alguma coisa tem que ser criada, e somente depois que pode ser nutrida e mantida.

Mas nessa história, aquele que nutre – Vishnu – apareceu muito antes que o Criador – Brahma – pudesse surgir. O departamento de manutenção já estava presente muito antes que alguma coisa fosse criada. Esse é um sinal de grande eficácia. Então, a criação verdadeiramente aconteceu mais tarde.

Nossos ancestrais e Rishis foram muito sábios. Quando as pessoas hoje escutam suas histórias e o simbolismo por trás delas, ficam tão profundamente fascinadas por sua profundidade e beleza.

Essas histórias simbolicamente disseram: “Daquele que se mantém a si mesmo, dele a Criação surgiu.” O departamento de manutenção já estava pronto antes que algo fosse criado. Esse é um sinal de eficácia.

– Sri Sri Ravi Shankar

Sri Sri Ravi Shankar

Sri Sri Ravi Shankar é um líder humanitário, mestre espiritual e embaixador da paz. Sua visão de uma sociedade livre de estresse e de violência uniu milhões de pessoas em todo o mundo por meio de projetos de serviço social e dos cursos da Arte de Viver.