Quatro sinais de Inteligência, por Sri Sri Ravi Shankar

Buddha significa o iluminado, e também o super inteligente? Buddhi em sânscrito significa inteligência, e há quatro sinais de inteligência.

1. Alerta

O primeiro sinal de inteligência é estar alerta. Você não pode dizer “sou inteligente, mas estou um pouco sonolento”. Inteligência significa alerta. Quando você está alerta, sua percepção e observação melhoram, e isso ajuda sua expressão a se tornar perfeita.

Muitas vezes as pessoas dizem: “Oh, ninguém me entende”. Em vez disso, eles devem dizer: “Eu não consegui me expressar”. Se você tem habilidade para se expressar, então não pode haver mal-entendidos. Percepção, observação e expressão – tudo isso vem de um estado de alerta.

Agora, se você se mantiver muito alerta por longos períodos de tempo, o que acontece? Você fica cansado e se sente exausto. Então, não é da natureza do nosso cérebro estar alerta o tempo todo. Nós precisamos de relaxamento. E o tipo de relaxamento que conhecemos é pegar um travesseiro e dormir. É isso aí. O sono é necessário, mas há outro tipo de relaxamento no qual você está alerta e ao mesmo tempo relaxado, e ele é a meditação.

2. Capacidade de resolver conflitos

Outro sinal de inteligência é a capacidade de resolver o conflitos! Os tolos criam conflitos. Uma pessoa inteligente sabe como resolver conflitos em si mesmo e no seu ambiente. Se alguém é criativo, mas cria muitos conflitos, você diz: “Ai meu Deus, isso não é uma coisa inteligente de se fazer”, não é assim?

Se você posicionar uma pessoa inteligente dentro de um conflito, haverá mais conflito ou ela irá reduzi-lo? Ela irá reduzir ou resolvê-lo! A tendência de trazer harmonia é um sinal de inteligência. A capacidade de encontrar uma solução é um sinal de inteligência.

3. Humor

O próximo sinal de inteligência é o humor. Há uma história que eu gostaria de lhe contar. Swami Vivekananda foi a um restaurante e sentou-se na mesma mesa que seu professor. O professor disse a Swami Vivekananda: “Um porco e um pássaro não podem sentar na mesma mesa e comer”. Você sabe o que Swami Vivekananda disse? Ele disse: “Senhor, sempre que você me pedir, eu voarei para longe”.

A inteligência tem a capacidade de transformar cada conflito em humor. O humor é outro sinal de inteligência. Se você tiver humor, você superará qualquer situação conflitante.

4. Gerenciamento de estresse

Outro sinal de inteligência é não ficar estressado. E, se você ficar estressado, saber como superar o estresse. Inteligência é saber o quanto usar nossa mente e nosso corpo e não usá-los demasiadamente. Se abusarmos de nossa mente e de nosso corpo, ficaremos drenados, esgotados e cansados. Inteligência é caminhar pela linha fina do caminho do meio.

 

-Sri Sri Ravi Shankar

Sri Sri Ravi Shankar

Sri Sri Ravi Shankar é um líder humanitário, mestre espiritual e embaixador da paz. Sua visão de uma sociedade livre de estresse e de violência uniu milhões de pessoas em todo o mundo por meio de projetos de serviço social e dos cursos da Arte de Viver.