Constipação e Ayurveda – Aprenda a cuidar do seu intestino

A prisão de ventre ou a constipação é uma das condições de saúde mais comuns, tem como sintomas mais comuns a evacuação pouco frequente ou dificuldade em ir ao banheiro, inchaço, e em alguns casos cólica abdominal ou fezes com sangue.

A ciência milenar indiana, Ayurveda, correlaciona à saúde, à capacidade digestiva. Para quem já teve a oportunidade de fazer uma consulta ayurvédica, deve ter percebido que ao invés de medir a pressão ou ouvir o pulmão, os médicos ayurvédicos costumam examinar a língua e avaliar a capacidade digestiva. Isso porque, segundo o ayurveda, para uma vida repleta de saúde é importante que a sua capacidade digestiva esteja boa!

 

prisao-de-ventre-ayurveda-yogateria3


O que é constipação intestinal  | Prisão de ventre sintomas e causas


Ayurveda descreve três doshas separados, que são formas de energia que atuam no corpo. Embora todas as pessoas tenham os três doshas, ​​geralmente um é o dominante. O dosha dominante é expresso na forma do corpo, nas características e nas vulnerabilidades de saúde de uma pessoa.

Aqui está uma breve visão geral dos três doshas:

  • Vata: um tipo de energia associada ao movimento, espaço e ar
  • Pitta: um tipo de energia associada ao metabolismo, fogo e água
  • Kapha: um tipo de energia associada à estrutura do corpo, terra e água

     

Juntos, esses doshas regulam as funções do corpo. Um desequilíbrio entre eles resulta em doença, mau funcionamento ou doença.

De acordo com o Ayurveda, a ciência milenar, a constipação é uma desequilíbrio em vata, que expressa secura. Geralmente é causada por ingestão insuficiente de água e fibras na dieta, falta de exercícios, ingestão excessiva de carne, alimentos frios e secos, consumo de álcool e tabaco, e vários outros fatores comportamentais como raiva, depressão, sentimento de culpa e medo, sono desregulado ou gravidez.

As complicações da constipação podem incluir distensão, desconforto, flatulência, dor, dor de cabeça, gosto anormal na boca, mau hálito e também pode levar à absorção de toxinas do cólon. Então, para cuidar da prisão de ventre é importante equilibrar o vata com os outros doshas. 

 

Constipação e Ayurveda - Aprenda a cuidar do seu intestino 2


Hábitos que causam prisão de ventre

 

  • Beber menos água pode fazer com que as fezes se tornem mais tensas, levando à constipação.
  • O estresse pode ser um fator importante que muitas pessoas ignoram.
  • A constipação pode ocorrer devido a contrações lentas que atrasam a passagem das fezes. Isso pode ser devido ao estresse ou a uma mudança em sua rotina diária.
  • Consumir uma dieta pobre em fibras.
  • Levar uma vida sedentária e não obter atividade suficiente pode  levar à prisão de ventre.
  • Ignorar a necessidade de evacuar também pode causar prisão de ventre.
  • Mudanças abruptas em sua rotina diária, como ter que viajar ou não descansar o suficiente, podem causar prisão de ventre.
  • O uso excessivo de medicamentos como analgésicos e antiácidos às vezes pode causar prisão de ventre. Isso pode ocorrer durante a gravidez devido a alterações hormonais no corpo feminino.
  • Certas condições médicas subjacentes, como síndrome do intestino irritável (SII), diverticulose ou qualquer outro problema no cólon, também podem contribuir para a constipação.

 

prisao-de-ventre-ayurveda-yogateria


Remédio para prisão de ventre 


Ter conhecimento sobre o que é bom para prisão de ventre é uma carta na manga na hora de lidar com a constipação intestinal. É importante ter em mente que o principal objetivo do tratamento de constipação intestinal, a prisão de ventre, é reduzir o vata dosha agravado e seus sintomas, como fezes duras e movimentos intestinais lentos.

Muitos remédios à base de ervas estão disponíveis para o tratamento da constipação. A maioria dessas ervas aumenta os movimentos peristálticos do intestino. O peristaltismo se refere às contrações em forma de onda dos músculos do intestino que são responsáveis ​​por impelir o alimento para a frente.

O Ayurveda, além de ervas e medicamentos, se concentra muito na mudança do estilo de vida diário de uma pessoa, o que traz uma mudança positiva em sua saúde física e mental e também mantém problemas como a prisão de ventre sob controle.

 

  •  Água morna com limão

O suco de limão é um dos remédios caseiros mais eficazes e fáceis de fazer para curar a constipação. O ácido cítrico, um laxante natural, presente no limão combate as toxinas do seu aparelho digestivo. O suco do limão atua como estimulante e elimina as toxinas do corpo, proporcionando alívio rápido. O limão também é carregado com vitamina C, que é útil no tratamento da indigestão. A vitamina C amolece as fezes e garante uma passagem fácil para os alimentos .

Aqueça um copo de água e adicione cerca de 1 colher de chá de suco de limão.

 

  • Ghee

Ghee, manteiga clarificada, é um superalimento, mas para colher seus benefícios, é preciso saber a maneira certa de consumi-lo. Ghee é rico em ácido butírico que ajuda a aliviar a constipação.

O ácido butírico também melhora o metabolismo e ajuda na frequência e na movimentação das fezes. Também reduz a dor abdominal, gases, distensão abdominal e outros sintomas de prisão de ventre.

Ghee é o melhor laxante natural e tem outros benefícios para a saúde, como aumento da resistência óssea, incluindo perda de peso e sono. Fornece lubrificação para o corpo e limpa a passagem do intestino, o que melhora a movimentação de resíduos e reduz o risco de prisão de ventre.

 

  • Óleo de Mamona 

Derivado da mamona, o óleo de mamona ou rícino tem diversos fins medicinais que foram mencionados até mesmo na história do antigo Egito. Desde curar dores de estômago, controlar cólicas menstruais e tratar a  constipação. O óleo de rícino é conhecido como um laxante estimulante, limpa o intestino e facilita os movimentos. O forte aroma do óleo pode dificultar o consumo direto das pessoas. Uma colher de chá do óleo pode ser consumida com leite, suco ou água.

 

  • Triphala

Um dos laxantes ayurvédicos mais conhecidos é Triphala, é uma das formulações à base de plantas mais comuns usadas para tratar a constipação da forma mais natural possível. Triphala é uma fórmula antiga composta de frutas Amalaki, Bhibhitaki e Haritaki. Ele funciona como um laxante natural e ajuda a melhorar a evacuação, aliviando assim a prisão de ventre.

 

cha-ayurveda-yogateria3


Chá para prisão de ventre


Líquidos quentes podem ser calmantes para os sistemas digestivo e gastrointestinal. Chás como gengibre e hortelã-pimenta ajudam a acordar o estômago. Abaixo está uma lista de chás que podem ser úteis se você estiver tendo prisão de ventre:

  • Gengibre: este tempero aquecedor gera calor e acelera a digestão.
  • Hortelã-pimenta: o mentol pode aliviar dores de estômago e fazer as fezes passarem pelos intestinos.
  • Camomila: relaxa os músculos digestivos, o que pode impedir que os intestinos se movam por conta própria durante o estresse e a tensão.
  • Raiz de alcaçuz: suas propriedades anti inflamatórias podem aliviar o sistema digestivo após uma refeição.
  • Raiz de dente de leão: alivia a constipação leve, estimulando o fígado.
  • Chá preto ou verde: o chá com cafeína funciona de maneira semelhante ao café, estimulando o intestino.

Nesse período de agravamento de vata, indicamos chás que contenham erva-doce, cravo-da-índia, gengibre, canela, camomila ou capim limão.

evitar-comida-compulsao-alimentar


Alimentos para prisão de ventre – O que comer e o que evitar


Segundo o Ayurveda, para evitar a constipação é importante manter uma alimentação anti-vata, com alimentos quentes, oleosos, úmidos e de paladar doce, ácido e salgado. É importante evitar alimentos processados, frios, secos, leves e salgados e de paladar amargo e adstringente.

Adicione mais fibras à sua dieta, cozidas ou aquecidas, como farelo de aveia, farelo de trigo e frutas e vegetais frescos que ajudam a manter o funcionamento do intestino sob controle.

Coma ameixas, figos e passas. Ameixas ou ameixas secas sempre estiveram na lista para manter os movimentos intestinais regulares. Comer ameixas ou beber suco de ameixa não é apenas para idosos. Um copo de 180 ml de suco de ameixa todas as manhãs pode ser o remédio para acabar com a constipação. Se você não gosta de ameixas, você pode substituir por passas ou figos. As frutas secas têm mais fibras do que o suco de ameixa, mas ambas têm uma qualidade laxante natural.

As escolhas da alimentação Mudanças na dieta, beber água, exercícios e tomar suplementos estão entre as maneiras naturais de aliviar os sintomas da constipação. Identificar os fatores que contribuem para a constipação pode ajudar a decidir quais são os melhores remédios. 

 

ayurveda-cha-yogateria


Hábitos que evitam constipação intestinal

 

  • Automassagem

Existe uma terapia ayurvédica chamada Abhyanga ou massagem com óleos para tratar os desequilíbrios do corpo. Massagear o abdômen com óleo estimula o intestino preguiçoso a funcionar.
Em dias quentes você pode usar óleos mais refrescantes, como o óleo de coco, e em dias frios procure usar óleos mais quentes, como o de gergelim. 

  • Qualidade do sono

O sono sadio é muito importante no tratamento de qualquer doença, pois o sono rejuvenesce o corpo e a cura. Tente manter suas horas de sono e dormir sem estresse.

  • Mover o corpo

Ter um estilo de vida sedentário pode realmente prejudicar seu sistema digestivo. Ter um nível de atividade aumentado pode ajudar imensamente. Até uma simples caminhada pode ser inserida na sua rotina. 

Você também pode praticar yoga, pois muitas asanas podem aliviar a indigestão e a constipação.

 

Posturas de Yoga para prisão de ventre 


Algumas posturas de yoga podem manipular o trato digestivo de uma pessoa e ajudar a aliviar a constipação, estimulando o trato digestivo a expelir fezes ou gases.

 

Dhanurasana-postura-arco-yogateria


Postura do arco – Dhanurasana


Essa postura fortalece todos os músculos abdominais, é boa para quem tem gases e problemas digestivos, pois pressiona o abdômen.

Para executar a postura do arco:

  • Deite-se de bruços
  • Dobre os joelhos
  • Alcance os braços para trás e segure os tornozelos, se possível
  • Levante suavemente o peito do chão até onde for confortável
  • Usando a tensão entre os braços e pernas, tente levantar as coxas e a parte superior do corpo do chão
  • Segure por alguns segundos, depois solte

 

malasana-postura-guirlanda-yogateria8


Postura de cócoras – Malasana


Malasana é uma postura especialmente importante para a região pélvica, alongando também os tornozelos, virilha e costas. 

  • Comece em pé em Tadasana (postura da montanha) com os pés na largura do quadril.
  • Vire os dedos dos pés ligeiramente para fora dos quadris.
  • Dobre os joelhos, permitindo que seus quadris desçam em direção ao tapete entre os calcanhares.
  • Pressione as bordas externas de ambos os pés, mantendo o peso nos calcanhares, idealmente apoiados no chão.
  • Traga as palmas das mãos à frente do coração em Anjali Mudra, pressionando suavemente os cotovelos contra os joelhos.
  • Mantenha os ombros alinhados com o quadril, pernas ligeiramente encaixadas e o esterno se afastando do umbigo.
  • Segure e respire por 3-5 respirações.
  • Para sair da postura, leve as mãos ao tapete, vire o dedo do pé para a frente enquanto estica as pernas.

 

ardha-matsyendrasana-torção-sentado-yogateria


Postura de meia torção sentado – Ardha Matsyendrasana


Essa postura além de ajudar na constipação, auxilia no alívio dos gases e na eliminação das toxinas do corpo.

Para realizar a torção:

  • Sente-se com as pernas esticadas na frente do corpo
  • Dobre a perna direita e coloque o pé direito no chão do lado de fora da perna esquerda, de preferência perto do joelho
  • Dobre a perna esquerda e coloque-a sob ou perto das nádegas
  • Coloque a mão esquerda ou cotovelo sobre ou sobre o joelho direito e gire suavemente para ficar de frente para o ombro direito
  • Mantenha a postura por algumas respirações, depois mude de lado
  • Garrafa Cobre – 800 ml

    R$219
      • Marchetado
      • Ornamentos
      • Flor da vida
  • -8%

    Limpador de Língua 100% cobre puro – EDIÇÃO LIMITADA

    R$64 R$59
    COMPRAR
  • Livro – Mude seus horários, mude sua vida

    R$39
    COMPRAR