Bandhas Yoga: Contrair para soltar

Bandha significa travar, fechar, parar, é um bloqueio ou amarração no yoga, que é realizado para direcionar e regular o fluxo de prana – energia da força vital para certas partes do corpo. Na prática do Bandha, o fluxo de energia para uma área particular do corpo é bloqueado. Quando o Bandha é liberado, isso faz com que a energia flua com mais força pelo corpo com o aumento da pressão.

Os bandhas são frequentemente aprendidos e engajados durante as práticas de kriya e pranayama e, uma vez dominados, também podem ser usados ​​na prática de asana. Tenha em mente que pode ser necessária alguma prática até que você seja capaz de envolvê-los no grau mais refinado.

 

bandhas-yoga-yogateria


Como ativar os bandhas yoga


Os bandhas, ou travas, são fundamentais para o Kundalini Yoga. Aprender e desenvolver a habilidade e a consciência interna necessárias na prática das três travas corporais trazem profundidade e eficácia à prática de yoga. Os bloqueios, contrações específicas de áreas centrais do corpo, são indicados em muitas meditações Kundalini Yoga e kriyas. 

Essencialmente, os bandhas estão empenhados em obter controle e bloquear sua energia – prana, ou força vital – da maneira que você quiser. Os bloqueios são empregados para obter o controle de seu sistema de energia, para direcionar essa energia para as partes do corpo para as quais você deseja que ela vá.  

A função dos bandhas da raiz (Mula) e da garganta (Jalandhara) é selar as extremidades superior e inferior da coluna vertebral. Jalandhara bandha impede temporariamente que o prana se mova para cima, enquanto Mula bandha bloqueia o movimento descendente da energia e a puxa de volta para a região do umbigo.

 

bandhas-yoga-yogateria2


Os benefícios dos bandhas


Os bandhas são extremamente frutíferos para os centros do cérebro, os nadis (canais pelos quais o prana flui) e os chakras (centros de energia). Eles purificam, removem bloqueios e harmonizam e equilibram o Ser.

Bandhas interrompem temporariamente o fluxo de sangue, então, quando são liberados, há um aumento do fluxo de sangue fresco. Isso elimina as células velhas e mortas, e ativa os órgãos, fortalecendo, renovando e rejuvenescendo à medida que a circulação é reforçada. 

 

bandhas-yoga-yogateria8


Mula Bandha – Bandha raiz 


O assoalho pélvico é uma área em forma de diamante que contém o ânus, os genitais e o períneo (a pequena área entre o ânus e os genitais). O bloqueio da raiz é realizado puxando-se para dentro no períneo. O Mula Bandha é uma poderosa contração dos músculos e estimulação de energias que ajuda a redirecionar a energia sexual para a criatividade e cura. O bloqueio de raiz é frequentemente aplicado no final dos exercícios e meditações para selar os efeitos. O bloqueio de raiz é um movimento suave que consiste em três partes.

 

bandhas-yoga-yogateria5


Como ativar o Mula Bandha

  • Contraia o esfíncter anal e sinta os músculos se elevarem para cima e para dentro.
  • Mantenha esses músculos contraídos e, a seguir, contraia a área ao redor do órgão sexual. A sensação é a mesma de tentar conter a vontade de urinar.
    Provavelmente você experimentará uma ligeira elevação e rotação para dentro do osso pubiano.
  • Contraia os músculos abdominais inferiores e a ponta do umbigo em direção à coluna.
  • Aplique essas três ações juntas em um movimento suave, rápido e fluido.
  • O mula bandha pode ser aplicado com inspiração ou expiração e, em alguns casos, mantido durante uma meditação ou exercício.

A fechadura raiz combina as energias de Prana e Apana, energia vital e energia de eliminação, excreção, respectivamente. Ao misturar essas energias, é criada uma pressão que ajuda a direcionar sua energia para cima, através de seu corpo físico e seus chakras, de uma forma moderada, estável e equilibrada.

 

bandhas-yoga-yogateria6


A trava de Brahma


Quando você aplica o mulabandha de forma consciente e correta, diz-se que “desata o nó de Brahma”. O nó de Brahma está localizado no primeiro chakra, na base da coluna. Quando o nó é desatado e a energia flui suavemente, você se sente equilibrado e livre de seus apegos à forma e aos sentidos.

 

Bandhas Yoga: Contrair para soltar 4


Jalandhara bandha – Bandha da garganta


Jalandhara pode ser interpretado como o bloqueio do fluxo de energia através dos nervos e vasos da região do pescoço. Quando envolvido com  Khechari mudra (curvando a ponta da língua de volta para o céu da boca), seu efeito aumenta magnificamente. 

 

bandhas-yoga-yogateria10


Como ativar o Jalandhara Bandha


A trava de pescoço, jalandhara bandha, é uma trava básica aplicada em todos os exercícios de yoga. 

  • Sente-se confortavelmente com a coluna reta.
  • Levante o peito e o esterno.
  • Alongue suavemente a nuca, puxando o queixo em direção à nuca.
  • Mantenha a cabeça nivelada e centrada sem inclinar para a frente ou para os lados.
  • Mantenha os músculos do rosto, pescoço e garganta relaxados.

 

A trava do pescoço é aplicada automaticamente pela mudança da posição relativa entre o queixo e o peito. Não force sua cabeça para frente ou para baixo. Ao aplicar a trava para o pescoço, você permite que o pescoço fique aberto e mantenha sua estrutura natural, o que ajuda a manter uma postura melhor da coluna em geral. A trava de pescoço também sela a energia gerada nas áreas superiores do tronco cerebral para que seja mais fácil concentrar-se e meditar.

 

Shivaratri-yogateria


O Nó de Shiva


Jalandhara bandha , aplicado consciente e corretamente, ajuda a “desatar o nó de Shiva”. Este “nó” está localizado no ponto da sobrancelha. Quando a energia desse nó é desamarrada e flui, você se sente livre do tempo e do espaço. Você se associa com a atemporalidade e a não dualidade da alma e da essência Divina.

 

bandhas-yoga-yogateria9


Uddiyana Bandha – A Trava do diafragma 


Uddiyana significa voar ou se erguer, e tem tudo a ver com fazer exatamente isso com o diafragma. Uddiyana move a energia para cima com muito mais força do que um puro Mula bandha sozinho. Cria uma massagem suave para os músculos internos mais profundos da região lombar e é um remédio fantástico para problemas abdominais e de barriga, bem como um estimulante para os sucos digestivos.

O músculo diafragma forma uma barreira física e energética entre o coração e a parte inferior do tronco. Abaixo dessa barreira estão seus chakras inferiores, relacionados a comportamentos que são mais inconscientes ou reativos. Acima dessa barreira estão seus chakras superiores, aqueles que se relacionam com comportamentos que são mais conscientes e atentos.

 

bandhas-yoga-yogateria11

 


Como ativar o Uddiyana Bandha

  • Certifique-se de que não está com o estômago cheio.
  • Aplique esse bloqueio apenas com a respiração totalmente exalada – prendendo a respiração.
  • Sente-se confortavelmente com a coluna reta.
  • Inspire profundamente e expire completamente pelo nariz. Prenda a respiração.
  • Puxe toda a região abdominal, especialmente a área acima do umbigo, de volta em direção à coluna.
  • Mantenha o peito erguido e não permita que ele desabe para baixo.
  • Pressione suavemente a parte inferior da coluna torácica para a frente.
  • Mantenha o levantamento aplicado com força por 10-60 segundos, de acordo com sua habilidade, sem esforço, e mantenha uma sensação concentrada de calma.
  • Libere a trava relaxando o abdômen e inspirando gradualmente.

 

A trava do diafragma, uddiyana bandha , ajuda a fortalecer a digestão, aumentando o elemento fogo, o elemento de transformação da região abdominal. Isso ajuda o centro do coração – o chacra do coração – a se abrir e fluir com a energia. Quando seu chakra cardíaco está aberto, você tem a capacidade de ser sensível, compassivo e gentil.

 

bandhas-yoga-yogateria12


O nó de Vishnu


Quando você aplica uddiyana bandha correta e conscientemente, diz-se que “desata o nó de Vishnu”. O nó de Vishnu está localizado no chakra do coração, a área da caixa torácica, do coração, dos pulmões e da glândula timo. Quando a energia não está mais presa a este centro, mas está fluindo e aberta, diz-se que você pode sentir a alegria de sua vida e o plano cósmico com maior perspectiva e relaxamento.

 

bandhas-yoga-yogateria13


Maha bandha – O grande bandha 


A grande fechadura, maha bandha, é a aplicação de todas as três fechaduras ao mesmo tempo, com a respiração presa. Maha bandha é praticado após muitas meditações, exercícios e exercícios de pranayama, em várias posturas e com diferentes mudras e mantras. 

Quando o grande bloqueio é aplicado consciente e corretamente, diz-se que o corpo entra em um estado de equilíbrio de cura. A tradição yogi nos diz que os efeitos curativos desse bloqueio podem ajudar com cólicas menstruais, má circulação e preocupação com fantasias mentais.

Os benefícios de maha bandha para a saúde física incluem o fortalecimento do sistema nervoso autônomo e da região pélvica. Ele também suporta a função intestinal, promove a imunidade, regula a função da tireoide, fortalece os órgãos internos, promove a força do núcleo e energiza o corpo.

Maha bandha ativa os chakras visuddha , manipura e muladhara . Também promove um senso de equilíbrio, eleva o nível de consciência e aumenta a clareza mental e o poder.

 

Como ativar o Maha Bandha


Maha bandha é praticado executando os três primeiros bandhas simultaneamente, começando com jalandhara bandha e terminando com mula bandha. Esses bandhas são lançados na ordem inversa, com mula bandha primeiro e
jalandhara bandha por último. Para liberar, faça-o na ordem inversa em que você ativou. 

 

Essa prática irá evoluir com o tempo e não deve ser apressada. Faça isso apenas uma vez por dia. Você descobrirá que a confiança e o controle que obtém com a prática cuidadosa nesse nível abrirão o caminho para a prática adicional e proporcionarão um bom começo para os benefícios notáveis ​​descritos nos textos de yoga.

 

  • Fora de estoque

    Bloco de Yoga Cortiça Natural

    R$79
    COMPRAR
  • Livro – Hatha Yoga Pradipika

    R$55
    COMPRAR
  • Livro – Mude seus horários, mude sua vida

    R$39
    COMPRAR
  • Tapete de yoga Asana – 4.5mm PVC ecológico

    R$139