Cansaço ou fadiga: Saiba como eliminar!

Você se sente sempre cansada ou com problemas para ficar acordada durante o dia? A maioria de nós sabe o que é o cansaço, especialmente quando se está resfriada, com gripe ou alguma outra infecção viral. Mas quando é constante a falta de energia ou o cansaço, é importante fazer uma avaliação.

O cansaço em demasia pode dificultar o levantar da cama pela manhã e impedir uma pessoa de realizar suas tarefas diárias. O cansaço físico e o cansaço mental são diferentes, mas muitas vezes ocorrem juntos. A exaustão física repetida pode levar à fadiga mental ao longo do tempo. Se a sua sonolência é contínua e está atrapalhando sua vida cotidiana, pode ser hora de consultar o médico.

Poucas horas de sono, uma dieta desbalanceada ou falta de atividade física podem afetar diretamente o seu nível de energia.

Uma pessoa com fadiga física pode achar fisicamente difícil fazer as coisas que costuma fazer, como subir escadas. Os sintomas incluem fraqueza muscular.

Com o cansaço mental, uma pessoa pode achar mais difícil se concentrar nas coisas e manter o foco. Elas podem sentir-se sonolentas ou ter dificuldade em permanecer acordadas durante o trabalho.

 

Cansaço físico, cansaço mental e cansaço emocional – As principais causas 

 

cansaço-yogateria6


Dieta

A alimentação é uma das principais fontes de energia e encontrar o equilíbrio é fundamental. Comida em excesso ou em pouquíssima quantidade, alimentos embutidos ou industrializados, pratos com pouca variedade nutricional… Todos esses fatores acarretam uma baixa de energia. 

Se você quer aumentar o seu nível de energia para inibir o cansaço físico ou mental, adote o seguinte dilema: Descasque mais, desembale menos! Dê preferência por alimentos frescos, provenientes da terra. Adicione mais frutas, legumes e verduras.

Segundo o Ayurveda, Ciência Milenar Indiana, a alimentação à base de plantas possuem níveis mais altos de prana – energia vital e hoje, a medicina moderna vem mostrando que alimentação plant-based melhoram e muito a qualidade de vida de quem à adere.  

 

cansaço-yogateria10


Deficiência de vitamina

Estar cansado o tempo todo também pode ser um sinal de deficiência de vitaminas. Isso pode incluir níveis baixos de vitamina D, vitamina B-12, ferro, magnésio ou potássio. Um exame de sangue de rotina pode ajudar a identificar uma deficiência.

Seu médico pode fazer recomendações de suplementos ou você também pode aumentar a ingestão de certos alimentos para corrigir uma deficiência naturalmente. 

 

cansaço-yogateria8


Poucas horas de sono

A maioria de nós precisa de sete a nove horas de sono todas as noites. Pratique melhores hábitos de sono para aumentar sua energia. Vá para a cama mais cedo e tome medidas para melhorar a qualidade do seu sono. Durma em um quarto escuro, silencioso e confortável. Evite atividades estimulantes antes de dormir, como exercícios e assistir TV.

 

cansaço-yogateria7


Estar acima do peso

O excesso de peso também pode causar cansaço. Quanto mais peso você carrega, mais o seu corpo deve trabalhar para concluir as tarefas diárias, como subir ou descer escadas. Junto com apoio médico elabore um plano saudável e equilibrado para perder peso e aumentar o seu nível de energia.

Comece com atividades leves, como caminhar ou nadar, e aumente gradualmente a intensidade conforme sua resistência permitir. Além disso, coma mais frutas frescas, vegetais e grãos inteiros.

 

cansaço-yogateria5


Estilo de vida sedentário

Da mesma forma que a alimentação, o estilo de vida também é uma das principais fontes de energia. Se você tiver um estilo de vida sedentário  pode deixá-la com uma sensação de cansaço e sono.

 

cansaço-yogateria12


Estresse

O estresse pode causar dores de cabeça, tensão muscular, problemas estomacais e cansaço.

Quando está sob estresse, seu corpo entra em modo de luta ou fuga. Isso provoca um aumento do cortisol e da adrenalina, o que prepara o corpo para lidar com essas situações. Em pequenas doses, essa resposta é segura. No caso de estresse contínuo, ele prejudica os recursos do seu corpo, deixando-o exausto.

Aprender como eliminar o estresse pode melhorar seu nível de energia. A respiração profunda e a meditação também podem ajudá-la a manter a calma em situações estressantes.

 

cansaço-yogateria11


Sono irregular

Às vezes, um distúrbio do sono é a causa subjacente do cansaço. Um distúrbio do sono, como a apnéia do sono, pode estar causando o seu cansaço. A apnéia do sono é quando sua respiração para enquanto você está dormindo. Como resultado, o cérebro e o corpo não recebem oxigênio suficiente à noite. Isso pode levar à fadiga diurna.

Se o seu nível de energia não melhorar depois de algumas semanas ou depois de fazer as modificações certas no estilo de vida, fale com seu médico. 

 

cansaço-yogateria9


Depressão

A depressão rouba de seu cérebro alguns produtos químicos que precisa para funcionar da melhor forma. Um deles é a serotonina, que ajuda a regular o relógio biológico interno.

A depressão pode diminuir seus níveis de energia e fazer você se sentir cansado durante o dia. Você também pode ter dificuldade em adormecer à noite ou pode acordar mais cedo do que gostaria de manhã.

 

cansaço-yogateria2


Qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental?

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é uma vitamina essencial que seu corpo precisa, mas não consegue produzir. A vitamina B12 desempenha muitas funções em seu corpo. Suporta o funcionamento normal das células nervosas e é necessário para a formação de glóbulos vermelhos e síntese de DNA.

A vitamina B12 pode beneficiar seu corpo de maneiras impressionantes, como aumentando sua energia, melhorando sua memória e ajudando a prevenir doenças cardíacas. Os suplementos de vitamina B12 são considerados o produto ideal para aumento de energia e eliminação do cansaço. 

 

Vitamina B12 – Benefícios | Para que serve

B12 é indispensável para aumentar a energia, para a saúde do sistema cardiovascular e do sistema nervoso. A vitamina B12 é necessária para a produção de serotonina, uma substância química responsável por regular o humor.

O suplemento de vitamina B12 pode ajudar a melhorar o humor em pessoas com deficiência. Além de aumentar o nível de energia do corpo, combatendo cansaço e depressão.

Auxilia na formação de células vermelhas e na divisão celular, no funcionamento do sistema imune e no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras.

Os níveis adequados de vitamina B12 são essenciais para uma gravidez saudável. Eles são importantes para a prevenção de defeitos congênitos do cérebro e da medula espinhal. Além de evitar o risco de osteoporose.

 

cansaço-yogateria13


O que é bom para o cansaço? 

Aumentar o nível de energia ou eliminar o cansaço está diretamente ligado a cuidar das fontes de energia. Segundo o curso da Arte de Viver, Happiness Program – Programa da felicidade, existem 4 fontes de energia: Alimentação, sono, estado positivo da mente ou estado meditativo da mente e respiração.

Nos tópicos acima falamos um pouco sobre a alimentação e o sono, agora vamos dar dicas e explicar o porque a meditação e a respiração pode ser tudo o que você precisa para acabar de vez com o cansaço. 

 

cansaço-yogateria3


Meditação – O Descanso profundo da sua mente

Embora diferentes formas de exercícios e hobbies possam ajudá-la a permanecer mais descansada, a meditação em si pode levá-la muito mais fundo em seu ser, onde as ondas cerebrais alfa estão ativas. 

A meditação permite uma pausa qualitativa em seu dia. O que a escovação é para os dentes, a meditação é para a mente – uma desintoxicação total!

As técnicas de meditação ajudam a relaxar, diminuir o cansaço físico, mental ou emocional e descontrair em apenas alguns minutos. Foi denominado como um combustível poderoso para aumentar sua produtividade. As razões para meditar podem ser físicas, mentais, emocionais e também espirituais. 

 

cansaço-yogateria14


Os benefícios da Meditação

  • Melhorar nossa resposta fisiológica ao estresse
  • Reduz o cansaço
  • Reduz os níveis de glicose no sangue
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares, onde o estresse é um fator de alto risco
  • Redução nas liberações hormonais causadas pelo estresse: cortisol, corticotropina, lactato sanguíneo, ACTH e MDA plasmático
  • Aumenta a aceitação
  • Aumenta a produtividade
  • Dá estabilidade à mente
  • Estabelece você em um estado calmo e tranquilo
  • Ajuda você a perceber a felicidade interior
  • Aumenta a sua sensação de bem-estar
  • Mais criatividade e melhor tomada de decisão
  • Melhor saúde cerebral
  • Melhor gerenciamento da dor

 

Meditação Sahaj Samadhi

Todos da equipe Yogateria meditam e aconselham bastante a Meditação Sahaj Samadhi, pois com um mantra pessoal e sagrado é possível sem esforço atingir estágios profundos de meditação. 

 

Para conhecer mais clique aqui.

 

cansaço-yogateria4


Respiração – Elimine as toxinas do corpo e da mente

A respiração é a ligação entre o corpo e a mente. Dessa forma, podemos aprender a utilizar a respiração de forma habilidosa, e mudar a forma como nos sentimos, liberando as emoções negativas como cansaço mental, estresse, raiva, ansiedade, depressão e preocupação, deixando nossa mente feliz, relaxada e energizada.

Da redução do estresse a uma melhor noite de sono, a técnica de respiração – Sudarshan Kryia têm demonstrado um impacto mensurável na qualidade de vida.

 

Os benefícios da respiração para o cansaço

Mais de 60 estudos independentes conduzidos em quatro continentes e publicados em jornais científicos, mostram o impacto da prática constante do Sudarshan Kriya™ e de exercícios ensinados no curso Happiness Program da Arte de Viver, como aumento em 218% na qualidade de sono dos participantes, diminuição de 56% do hormônio do estresse e de 70% dos sintomas de depressão.

Para conhecer mais sobre a técnica de respiração Sudarshan kryia, acesse aqui

 
  • B12 | Vitamina Vegana

    R$110R$220
      • 1 Unidade
      • 2 Unidades
  • Imuno Defense | Vitamina Vegana C+D+E+Zinco

    R$79R$158
      • 1 Unidade
      • 2 Unidades
  • Livro – Mude seus horários, mude sua vida

    R$39
    COMPRAR
  • Tapete de yoga Asana – 4.5mm PVC ecológico

    R$139