Significado de Uttanasana
Ut = intenso, tan = alongar ou extender, asana = postura. A postura do alongamento intenso, alonga a coluna, parte posterior das pernas e os músculos das costas. É uma postura poderosa, rejuvenescedora e terapêutica, que acalma a mente, músculos e tecidos conjuntivos. Uma postura maravilhosa para aliviar a dor nas costas.
Cria espaço e alonga a coluna vertebral, neutralizando a compressão e tensões. Não force este alongamento, e só alongue o quanto puder. Se você não conseguir tocar o chão, tudo bem. Apoie as mãos onde elas alcançarem, na frente das pernas.
Benefícios da postura
- Acalma o cérebro e ajuda a aliviar o estresse e a depressão
- Estimula o fígado e os rins
- Estica os tendões, panturrilhas e quadris
- Fortalece as coxas e os joelhos
- Melhora a digestão
- Ajuda a aliviar os sintomas da menopausa
- Reduz a fadiga e a ansiedade
- Alivia dores de cabeça e insônia
- Terapêutica para asma, pressão alta, infertilidade, osteoporose e sinusite
Como fazer uttanasana
1. De pé, flexione um pouco os joelhos.
2. Mantendo as costas retas, comece a dobrar para a frente em direção às pernas, movendo o estômago em direção às coxas.
3. Quando não conseguir mais manter as costas retas, abaixe a cabeça e segure as pernas com as mãos e deixe a cabeça cair livremente.
4. Mantenha a posição por 1 minuto e solte lentamente.
Dicas
Para aumentar o alongamento, dobre levemente os joelhos, imagine que o sacro está afundando mais profundamente na parte de trás da pélvis e aproxime o cóccix do púbis. Então, contra essa resistência, empurre as coxas para trás e os calcanhares para baixo e endireite os joelhos novamente. Para um maior conforto e alongamento durante a postura, você também pode utilizar blocos ou cintos de yoga.
Contraindicação
Esta postura não é recomendada para pessoas com lesões nas coluna. Pessoas com pressão alta devem ficar pouco tempo na postura.
Variação do uttanasana
Após inclinar para a frente, deslize o dedo indicador e o do meio de cada mão entre o dedão do pé e o segundo dedo de cada pé. Em seguida, enrole os dedos por baixo e em volta do dedão do pé e enrole o polegar em volta dos dedos. Com uma inalação, estique os braços e levante o tronco na frente das coxas, tornando as costas a mais côncava possível. Segure por algumas respirações, expire e alongue para baixo e para frente, dobrando os cotovelos para os lados.