Raspador de língua: A importância da higiene bucal pelo o Ayurveda

Para ter uma saúde bucal perfeita, além de escovar os dentes várias vezes ao dia é necessário ter certos cuidados com a língua. Nessa região se acumulam numerosas bactérias durante a noite e, se não for limpa de forma correta e constante, podem causar vários malefícios.

O que é o limpador de língua ayurvédico

O limpador de língua é um utensílio, uma espécie de raspador, no qual a língua pode ser limpa com precisão e rapidez. Assim como o lota, que é usado para a prática de jala neti kriya , para encontrar as origens do limpador de língua você tem que ir para a Índia.

Na verdade, o limpador de língua é uma ferramenta ayurvédica usada para limpeza oral. De acordo com o Ayurveda, a higiene oral adequada vai além de apenas escovar os dentes 3 vezes ao dia e usar fio dental. Muitas vezes, a saúde das gengivas, mucosa e língua são negligenciadas.

Para esta ciência milenar, a higiene bucal é muito importante, pois a boca é o início do sistema digestivo e a falta de cuidado nesta região poderá gerar toxinas no corpo, doenças etc.

O cuidado bucal pelo o Ayurveda

Da noite para o dia, à medida que o corpo processa tudo o que foi ingerido naquele dia, as toxinas (chamadas de ama no Ayuveda) começam a se formar e são visíveis como uma camada na língua. De acordo com o dosha, pitta, kapha e vata, a toxina pode apresentar diferentes aspectos.

Se o ama for mais da variedade kapha, aparecerá como uma camada espessa e branca.  O Ama do Pitta tende a ser mais amarelo e do vata marrom. Raspar a língua logo de manhã evita a reabsorção das toxinas que o corpo trabalhou tanto para expelir.

Raspar a língua, ou jihwa prakshalana, é uma parte tradicional do autocuidado ayurvédico e uma ótima maneira de verificar seu corpo todas as manhãs. Observe a cor do revestimento e a quantidade. A quantidade pode ser uma boa indicação se o seu corpo foi ou não capaz de digerir a comida que você consumiu no dia anterior.

Por exemplo, a ingestão de alimentos mais pesados a noite, como pizza, sorvete ou manteiga de amendoim, tende a formar uma camada mais espessa na língua na manhã seguinte. De acordo com o Ayurveda, essas toxinas causam obstruções na respiração, bem como mau hálito. O revestimento que elas produzem pode interferir na capacidade de saborear, turvando esse órgão dos sentidos e até mesmo criando desejos prejudiciais.

O Ayurveda considera a língua um mapa rodoviário de todo o corpo, com cada seção correspondendo a um órgão diferente. Quando raspamos a língua, é como fazer uma massagem suave em nossos órgãos internos. A região posterior da língua corresponde ao cólon, portanto, a raspagem dessa área estimula o peristaltismo.

A língua como espelho da saúde

A língua é composta por músculos cobertos por muco, onde estão as papilas gustativas, e é um órgão ricamente vascularizado.

No Ocidente costumamos considerá-la apenas no momento de saborear dos alimentos, mas no Oriente, principalmente na tradição ayurvédica, leva em consideração que a língua é  o espelho da saúde, porque se trata de uma extensão do estômago.

Os médicos ayurvédicos a usam para entender se há problemas específicos, porque a cor e a aparência podem fornecer informações valiosas sobre o corpo. Na língua existem milhares de terminações nervosas e cada parte está associada a áreas específicas do corpo :

  • A parte central representa todo o sistema gastrointestinal: faringe, esôfago, estômago, duodeno, cólon, reto, baço, pâncreas e fígado.
  • A raiz da língua corresponde ao sistema reprodutor, rins e bexiga.
  • A ponta corresponde ao coração
  • A margem representa o fígado.

Quando a língua é lisa, sem fendas, flexível, de cor rosa e permanece úmida, significa que tanto a boca quanto o trato gastrointestinal estão bem de saúde. No entanto, às vezes há uma camada esbranquiçada na língua que deve ser removida com o uso do raspador de língua.

Por que limpar sua língua é importante

A halitose é um problema muito comum e na maioria dos casos está relacionada a limpeza inadequada da boca. Durante o dia, e em particular no decorrer da noite, microflora se forma na língua. É a mesma que se forma na gengiva e no resto da boca, e é responsável pela produção de compostos e substâncias que causam as incômodas halitoses.

Por isso, escovar os dentes não é suficiente para combater o mau hálito, é necessário a limpeza geral da boca.

Além disso, outro fator não menos importante deve ser considerado: Sabe aquela camada esbranquiçada que às vezes se forma na língua?

É constituída por uma pátina bacteriana e várias substâncias nocivas que, se não forem removidas, permanecem na boca e são engolidas, podendo a longo prazo provocar o aparecimento de inflamações ou outros problemas que afetam principalmente o aparelho digestivo.

Os Benefícios de limpar a língua

raspador-lingua-yogateria-2O corpo está constantemente exposto às toxinas dos alimentos, bebidas e do meio ambiente; até mesmo os próprios resíduos metabólicos e emoções não resolvidas podem levar à toxicidade. Quando as toxinas não são digeridas e eliminadas adequadamente, elas se acumulam no corpo e começam a comprometer o bem-estar e imunidade. Raspar a língua é uma medida preliminar a tomar para limpar o corpo do acúmulo indesejado de toxinas.

  • Elimina toxinas, bactérias e células mortas da língua para prevenir o mau hálito.
  • Há menos formação de placa bacterianas
  • Promove a produção de saliva
  • A saúde da gengiva melhora
  • Estimula suavemente os órgãos internos
  • A redução de bactérias na língua limita a formação de cáries
  • A percepção do paladar melhora

Como usar o limpador de língua

Enxágue a boca com água para umedecê-la levemente. Segure o raspador de língua em ambas as extremidades e coloque o mais para trás possível na língua esticada. Arraste o raspador sobre a língua três a quatro vezes com uma leve pressão de trás para frente. Em seguida, enxágue a boca e limpe o limpador de língua com água quente.

É recomendado  que você limpe a língua uma vez ao dia pela manhã, assim que acordar, antes de colocar qualquer alimento no estômago, mas se preferir também pode fazer no final de cada refeição sempre que escovar os dentes.

Existe apenas uma contraindicação: Se você tiver um corte na língua ou bolhas, evite utilizar o raspador de língua até que o corte cicatrize e as bolhas tenham desaparecido.

Os limpadores de língua de cobre são os recomendados pelo Ayurveda porque esse metal tem incríveis propriedades antibacterianas. Além disso, o cobre não corrói e não é quimicamente muito reativo. Todas essas características o tornam adequado para uso na higiene bucal.

Pequenos gestos feitos constantemente, como limpar a língua diariamente, traz grandes benefícios ao longo prazo para a saúde.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *