Navasana: Postura do barco

 Navasana é uma postura considerada de dificuldade intermediária e geralmente é praticada no meio da aula de yoga, depois de ficar em pé e antes de se deitar ou inverter. Navasana significa a postura do barco, em sânscrito “nava”= barco e “asana”= posição, também é conhecida pelo o termo naukasana,  a posição do umbigo. Essa postura permite obter um abdômen fortalecido e uma postura ereta, além de desenvolver um senso de confiança e autoconfiança.

Esse asana estimula os sistemas nervoso, digestivo, muscular, circulatório e hormonal; tonifica todos os órgãos e remove a letargia. É especialmente útil para eliminar a tensão nervosa e levar a um estado de relaxamento intenso.

Posturas preparatórias para a prática de Navasana

Antes de praticar navasana, é importante preparar o corpo e os músculos realizando outros asanas que fortalecem a região do abdômen.

trikonasana-yogateria
A posição do triângulo ou Trikonasana é outro excelente recurso do mundo do yoga para ajudar a fortalecer e equilibrar o corpo. Com as pernas abertas e braços abertos, desça a palma da mão direita em direção ao tornozelo direito ou o mais longe que conseguir, levando o outro braço para cima. Os quadríceps ficam contraídos. Agora é importante manter o osso do quadril alinhado com o ombro, tentando não se inclinar para frente. Se for difícil colocar a mão no tornozelo, você pode fazer o uso de um bloco de yoga ou colocar a mão nos joelhos. Depois, realize a mesma postura para o lado oposto, tomando as precauções necessárias. O alinhamento do corpo é essencial para o sucesso dessa postura.

chaturanga-yogateria

A postura prancha baixa ou chaturanga dandasana é a base de toda a prática dinâmica de yoga pois fortalece todo o corpo, dos braços às pernas. Para entrar nessa posição, é necessário manter o pescoço reto com a testa olhando para o tapete, contrair os braços e manter os dedos das mãos bem abertos. As nádegas estão ativas e as pernas esticadas. A força abdominal permite preservar a área lombar de qualquer desconforto.

prancha-lateral-yogateria

A postura prancha lateral ou Vasisthasana também é uma dos melhores asanas para fortalecer o abdômen, tomando o cuidado de manter as nádegas ativas e as pernas retas.

Todas as posições permitem que o corpo trabalhe em harmonia. Para a correta execução de cada asana, não se deve concentrar apenas em uma parte do corpo, mas aprender a coordenar toda a musculatura.

Como fazer a postura do barco

navasana-yogateria

Para a realização da posição do barco, sente-se no tapete com as pernas esticadas. Expire e flexione os joelhos. Agora levante as pernas e estique-as para a frente, contraindo o quadríceps e incline um pouco o tronco para trás. Com as pernas esticadas, tire a mão do chão, esticando os braços para a frente. Durante a navasana, a respiração é intensa, de preferência Ujjayi Pranayama. O abdômen deve ser contraído empurrando o umbigo em direção à coluna, o pescoço não deve estar tencionado, as costas não deve formar curvatura e a área da lombar não deve doer. 

Variações de Navasana

navasana-variação-yogateria

Se durante a execução da postura do barco você tiver dores na região lombar ou o abdômen, ou se ainda não estiver forte o suficiente para execução da postura, você pode fazer a variação do asana. Flexione os joelhos e aproxime-os do peito para pesar menos nas costas. O pescoço deve estar sempre macio, sem tensão.

Benefícios do Navasana

De acordo com os textos mais antigos do yoga, Navasana é capaz de despertar o fogo digestivo e, portanto, melhorar a digestão e os processos a ele relacionados. Fortalece e tonifica a região abdominal e as coxas, melhora a atividade do fígado e do pâncreas. Constantemente praticada, a navasana é capaz de melhorar a postura.

A posição também traz muitos benefícios em nível psíquico, pois melhora a auto-estima e a autoconfiança. Melhora a resistência durante os obstáculos da vida e permite que você reconheça sua força interior.