Ujjayi: A respiração da vitória

A respiração ujjayi é frequentemente traduzido como o sopro da vitória. “Uj” significa “ascendente” e “expansão”. Isso sugere uma sensação de poder e elevação. ‘ Jaya ‘ significa vitória e sucesso ou ‘conquistar’ ou ‘adquirir por conquista’. Ujjayi  significa “aquele que é vitorioso”.

Geralmente, o pranayama ujjayi pode ser praticado em posição meditativa como a de lótus, sentado numa almofada ou tapete de yoga, com as pernas cruzadas e as costas retas ou nas aulas de Hatha Yoga durante os asanas, posturas. A respiração deve ser longa e suave, sem forçar ou estressar o sistema respiratório. No começo, pode parecer difícil ou trabalhoso, mas com a prática se tornará mais fácil.

O segredo para executar essa respiração é obstruir parcialmente a glote, fazendo uma leve contração na garganta. A inspiração e expiração acontecem  somente pelo o nariz, a boca fica fechada. O fluxo de entrada e saída do ar com a garganta levemente contraída produz um som muito característico que se assemelha ao som das ondas do mar. Tanto a respiração quanto o som devem sair do corpo relaxado de maneira simples e regular. Se ficou difícil de entender, imagine que você precise sussurrar algo para outra pessoa, involuntariamente a garganta é contraída.

conhas-barulho-do-mar-ouvidoUma outra dica para perceber a diferença entre as respirações é colocar as mãos nas orelhas em formato de concha, com os olhos fechados. Respirar normalmente sem contrair a garganta, observe o ar entrando e saindo. Depois respire contraindo a garganta, automaticamente o som das ondas do mar surge. É como se estivesse com as conhas do mar no seu ouvido. 

Essa respiração quando praticada nos asanas, ela traz a sensação de um guerreiro calmo, focado e em alerta. Quando praticada como pranayama, a respiração Ujjayi  expande a caixa torácica, ampliando a capacidade respiratória. Com apenas 5 minutos de prática, você começará a perceber a diferença do estado da sua mente e do corpo.  

Estudos científicos mostram que Ujjayi tem uma influência equilibradora em todo o sistema cardiorrespiratório e nervoso, libera sentimentos de estresse, irritação e frustração e ajuda a acalmar a mente e o corpo. Com o Ujjayi , existem muitos benefícios, agregando imenso valor a uma prática simples.

Aprenda como fazer a respiração ujjayi