Jejum Intermitente: como fazer e quais seus benefícios

Muitas pessoas hoje em dia fazem uso do jejum intermitente. Se pesquisarmos sobre dieta de emagrecimento ou estratégias para aliar aos exercícios físicos para ter um corpo em forma, certamente o jejum intermitente irá aparecer como um aliado.

Mas, você sabe o que é o jejum intermitente? Sabe como funciona? E como colocar na sua rotina diária? Nesse post você vai descobrir tudo sobre o jejum intermitente.

 

Jejum Intermitente: como fazer e quais seus benefícios 2

 

Jejum intermitente, o que é?

O jejum intermitente é uma estratégia que intercala períodos de jejum com períodos de alimentação balanceada. Não se trata de dieta, mas de um cronograma onde são programados os períodos em que a pessoa irá fazer as suas refeições, seguidos de períodos em que não é consumido nenhum alimento. Nesta estratégia não há restrições alimentares, o mais importante é manter os horários das refeições.

O objetivo da estratégia do jejum intermitente é utilizar a massa de gordura como fonte de energia nos períodos de jejum. Com a utilização da massa de gordura pelo organismo, a pessoa emagrece. Segundo estudos, o jejum intermitente ajuda a regular a glicose do sangue, diminui os radicais livres, aliviando processos de inflamação e ajuda no processo de reparação de células danificadas em nosso organismo.

 

Jejum Intermitente: como fazer e quais seus benefícios 3

 

Quais os benefícios do jejum intermitente?

Manter uma regularidade na prática de jejum intermitente traz inúmeros benefícios para a saúde. Nessa estratégia há um aumento da imunidade, um melhor controle da glicose no sangue que ajuda no tratamento do diabetes, melhoria na pressão arterial devido a diminuição do peso, favorece a desintoxicação do organismo e aumenta a agilidade mental.

Mas, o principal objetivo das pessoas que buscam o jejum intermitente é o emagrecimento. Aliado à uma dieta balanceada, os períodos de jejum ajudam a diminuir a massa de gordura e, consequentemente o peso corporal.

Além de tudo isso, já existem estudos que comprovam a relação do alto consumo de calorias e a ocorrência de doenças como derrames e Alzheimer em idade avançada. Cuidar da alimentação também significa ter mais saúde com o avanço da idade.

 

Jejum Intermitente: como fazer e quais seus benefícios 4

 

Como fazer o jejum intermitente?

Nos períodos de jejum não há o consumo de alimentos sólidos ou de bebidas adoçadas. Estão liberados o consumo de água, café e chás naturais sem adoçante. Qualquer outro alimento ou bebida adoçada, faz com que o corpo saia do jejum.

Após o período de jejum, apesar de não existirem restrições alimentares, é aconselhável que sejam ingeridos alimentos saudáveis com pouco carboidrato se o objetivo é perder peso. Abuse de frutas, legumes, verduras, grãos, cereais, oleaginosas e proteínas magras. Ou seja, mesmo que o jejum intermitente não faça restrições alimentares, para um melhor resultado na perda de peso e para uma melhora na saúde, uma alimentação balanceada é uma grande aliada sempre.

Em resumo o jejum intermitente trata de grandes períodos de horas de jejum alternados, com períodos de tempo quando as refeições são realizadas. A soma desses períodos geralmente são as 24 horas do dia. O aconselhável é que a pessoa comece com períodos menores e vá aumentando conforme o corpo se acostuma com o jejum. Mas, a maioria dos que utilizam essa estratégia, mantém um mesmo número de horas em seu período de jejum e colocam a prática na rotina diária.

 

Jejum Intermitente: como fazer e quais seus benefícios 5

 

Quanto tempo dura o jejum intermitente?

Os períodos de jejum podem variar de 12 a 36 horas seguidas. Iniciando com períodos menores e aumentando conforme a resposta do organismo. As estratégias mais comuns são os períodos de 14 a 16 horas de jejum. Cada período de jejum é seguido de um período de horas quando as refeições devem ser realizadas. Um exemplo é que após um período de 16 horas de jejum, as refeições devem ser distribuídas nas 8 horas restantes do dia.

 

Jejum Intermitente: como fazer e quais seus benefícios 6

 

Qual o melhor horário para fazer o jejum intermitente?

Uma maneira que faz com que as pessoas atinjam de maneira mais fácil o período total de jejum é focar com que o jejum intermitente aconteça à noite. Dessa forma, o maior período de jejum é feito durante o sono. Dessa maneira seria mais fácil lidar com as horas seguidas sem ingerir nenhum alimento.

Uma dica é jantar até 20hs e voltar a se alimentar no almoço do dia seguinte, por volta do meio dia. Dessa maneira a pessoa realiza um jejum de 16 horas onde passou a maior parte do período dormindo.

Lembrando que, segundo a ayurveda, é essencial que a última refeição do dia seja feita até 2 horas antes de dormir e que até as 22hs o sono seja iniciado, conforme recomenda o ciclo circadiano. Dessa maneira, além de fazer o jejum intermitente, ajustamos o ciclo de nossa rotina com o ciclo da natureza e atingimos ainda mais benefícios para a nossa saúde.

 

Jejum Intermitente: como fazer e quais seus benefícios 7

 

Quantos quilos se perde em uma semana com o jejum intermitente?

Primeiro precisamos ter em mente que a perda de peso é o resultado de um menor consumo de calorias e um maior gasto energético. Por tanto o jejum intermitente é um auxiliar no processo de emagrecimento quando atua junto com uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios físicos regulares.

Com isso, é possível conseguir eliminar cerca de 1kg por semana com a rotina de jejum intermitente. Com essa média é possível dizer que o jejum intermitente pode levar uma pessoa a eliminar de 2 a 4 kg por mês.

 

Jejum Intermitente: como fazer e quais seus benefícios 8

 

O que comer após o jejum?

O ideal é ingerir alimentos de fácil digestão e baixo índice glicêmico após horas de jejum intermitente. Por isso faça dos legumes, verduras grãos e oleaginosas seus grandes aliados. Evite os excessos de gorduras e açúcares, para não perder os benefícios de seu jejum.

Ao mesmo tempo, por ajudar na eliminação de radicais livres, o jejum intermitente também funciona como um detox para o organismo. Então é uma boa ideia aliar o jejum intermitente com uma alimentação detox. Por tanto você pode utilizar o kitchari, o detox delicioso que a ayurveda nos ensina.

Mas, se mesmo com a primeira refeição sendo ao meio dia, você não abre mão de uma comidinha estilo café da manhã ou se o seu dia for corrido e você precisa ter algo rápido e nutritivo em mãos. Por isso vamos te ensinar uma receita fácil de Overnigth Oats vegano com chia:

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de aveia em flocos grossos
  • 1/4 de xícara de leite vegetal de sua preferência
  • 1 colher de sopa de semente de chia
  • 2 tâmaras pequenas para adoçar
  • frutas picadas a gosto
  • oleaginosas de sua preferência

Preparo:

Deixe as tâmaras de molho na água filtrada durante a noite 8 horas, processe até virar uma pasta e reserve. Em um vidro bem limpo com água fervente, coloque a aveia, a chia e cubra com o leite vegetal misturado ao creme de tâmaras. Deixe a mistura na geladeira durante a noite. Pela manhã adicione as frutas picadas de sua preferência e as oleaginosas. Você pode substituir as tâmaras por um pouquinho de melado ou deixar somente a doçura das frutas. Está pronto!