Nos últimos anos, o yoga se espalhou muito no ocidente, especialmente por seus inúmeros benefícios. Existem aqueles que começam a praticar yoga para aliviar o estresse ou dores nas costas, e aqueles que buscam melhorar o condicionamento físico e se tornar mais flexível através dos asanas. Entre os inúmeros benefícios dessa prática está também o fato de ajudar a emagrecer.
O número crescente de pessoas com sobrepeso pode ser justificado pela mudança no estilo de vida e comportamento, subutilizando cada vez mais corpo. A troca de uma caminhada por um transporte automotivo, trabalhar muito tempo sentada, se alimentar com alimentos industrializados são alguns dos hábitos que causam sedentarismo e o excesso de peso.
Do ponto de vista da saúde, essas doenças estão intimamente relacionadas a outros problemas graves, como dores nas costas frequentes, hipertensão, diabetes e doenças cardíacas. Sem falar nas tentativas de perder peso rapidamente, que muitas vezes pioram a saúde em vez de melhorá-la. Muitas dietas são de fato desequilibradas do ponto de vista nutricional, estressam excessivamente o corpo e, além disso, são ineficazes a longo prazo.
Yoga para perder peso
O yoga funciona de maneira diferente da maioria das atividades que prometem fazer você perder peso rapidamente. Na verdade, a prática de yoga além de trabalhar o corpo, atua também na mente e é esta que permite atingir um equilíbrio psicofísico e, portanto, queimar os famosos “quilinhos extras”. Pois, as principais causas são o sedentarismo e a preguiça, aspectos que o yoga tende a combater.
As posições de yoga permitem que o corpo desperte e aos poucos recupere o seu equilíbrio, tanto físico quanto mental, muitas vezes perdido após anos de inatividade. Além dos exercícios, outro aspecto do yoga é a alimentação saudável e natural, que é muito importante na filosofia do yoga. Conforme o corpo recupera o equilíbrio, tendemos a comer mais alimentos naturais e evitar excessos.
Muitas dietas e programas prometem eliminar os quilos em excesso rapidamente, mas na verdade o corpo precisa de tempo para se reequilibrar. Evite atalhos apenas para parecer mais magro no menor tempo possível.
Se você praticar yoga constantemente e se alimenta de uma forma saudável, mais cedo ou mais tarde perderá peso, mas é preciso dar tempo ao corpo para encontrar o equilíbrio.
O mito sobre o Yoga: Você precisa ser magro para fazer yoga
Talvez uma das coisas mais frustrantes de se ouvir é que, “para fazer yoga, você precisa ser magro”. Isso é um grande equívoco! O Yoga é uma disciplina universal e todos podem praticá-la. Desde criança até idoso, da pessoa em forma até com alguma limitação física, o magro e forte.
Outra afirmação que se ouve recorrentemente é que o yoga é feito para perder peso, considerado de forma equivoca como o “queimador de gordura”. A prática do yoga tanto serve para perder alguns quilos quanto para ganhar alguns. Seu corpo com a prática contínua e constante, tende a mudar e se auto equilibrar, com o tempo encontrará sozinho o seu peso ideal.
Dicas para evitar a compulsão alimentar
-
Preste atenção no porquê você come
As vezes comemos por outros motivos que não seja a fome, as emoções como estresse, ansiedade e depressão podem impactar na alimentação e digestão. Entender quais são as razões que te levam a comer, fará você dar um grande passo em frente.
-
Ouça o seu corpo
Comer quando já está satisfeita, ou por gula, ou sem fome é um péssimo hábito para a rotina. O corpo se comunica com você e você deve saber ouvi-lo. Ele envia constantemente sinais que muitas vezes não são ouvidos. Comer quando você está cheio ou quando não há fome, alimentará um hábito e não o seu corpo.
A disciplina do Yoga: O Caminho de volta à natureza
A natureza sempre oferece em abundância tudo o que precisamos, diferentes tipos de vegetais, tubérculos, abóboras, ervilhas e feijões de todas as formas e tamanhos, bem como nozes, ervas, uma rica variedade de grãos e uma variedade impressionante de frutas.
Uma dieta feita com esses alimentos naturais contém o equilíbrio dos três principais nutrientes – carboidratos, gorduras e proteínas, que combinados com vitaminas, minerais e fibras nos permitem manter a saúde.
Além disso, o corpo decompõe os alimentos em aminoácidos, açúcares simples e moléculas de gordura lentamente, mantendo o açúcar no sangue estável, portanto, evitando os excessos. Além de obter a sensação de estar satisfeita, há menos apetite para um lanche entre as refeições.
Uma dieta mais natural não só proporciona a perda de peso, mas também melhora a função da tireoide, diminui a dor da artrite e a pressão arterial, o sistema imunológico se fortalece e o colesterol ruim abre espaço para o bom colesterol. Estas são apenas algumas das melhorias que você pode obter se melhorar sua dieta.
Para aderir uma dieta saudável e mais natural é importante ter paciência, quando você está acostumada com alimentos processados artificialmente com um sabor forte, leva tempo para desenvolver o gosto pelos sabores mais sutis dos elementos naturais. Seja resiliente que as melhorias valerão apena!
Posturas de yoga para emagrecer
Existem muitas posturas de yoga e todas são benéficas ao corpo. Alguns são específicas para certas regiões do corpo, outras se concentram no equilíbrio e ainda outras são melhores para ajudar o praticante a perder peso.
Separamos cinco excelentes asanas para a perda de peso.
-
Uttanasana
Essa posição é uma inclinação para a frente em pé que permite alongar toda a parte de trás do corpo. Na execução desse asana, o abdômen é comprimido e, portanto, toda a área é reequilibrada.
Se for difícil no início, dobre os joelhos e tente endireitá-los com o tempo. Não empurre com muita força nesta posição ou você corre o risco de lesionar os tendões da perna.
Esta posição também é fundamental no yoga porque graças a ela você pode aprender os princípios para praticar as flexões para a frente corretamente.
-
Bhujangasana
Também chamada de postura da cobra, esse asana é muito importante no yoga. O peito e os ombros se abrem e toda a parte de trás das costas trabalha para receber o Bhujangasana. Durante a postura não permita que os ombros se arquem mantenha-os abertos e longe das orelhas.
Este asana é muito importante no yoga porque é a base de todas as retroflexões e pode ser executado por aqueles que estão começando no yoga.
-
Trikonasana
Esta posição é uma flexão lateral extremamente benéfica não apenas para perder peso, mas também para resolver desequilíbrios bastante comuns na coluna que frequentemente causam dores nas costas .
Graças a esse asana, os dois lados são reequilibrados e o excesso de gordura nas laterais do corpo desaparece com o tempo. Também permite que as pernas trabalhem intensamente, fortalecendo-as.
-
Paripurna Navasana
Essa posição faz com que toda a área abdominal trabalhe intensamente. Se você está começando a fazer yoga, pode ser muito cansativo, mas se você fizer isso de forma consistente em pouco tempo, será mais fácil.
Se a versão esticada for muito difícil, você pode fazer a versão simplificada, dobrando os joelhos.
-
Parivrtta Sukhasana
Esta é uma torção que é feita sentada de pernas cruzadas. Para executá-la, basta tomar Sukhasana , colocar a mão no joelho oposto e executar a torção.
O mais importante neste exercício é manter a coluna reta. Portanto, se você achar difícil fazer isso sentado no chão, coloque uma almofada de meditação sob as nádegas.
Ao fazer esse tipo de exercício, o abdômen lateral é ativado, músculo raramente usado no dia a dia.
Trabalhando com esta posição e com todas as torções, o abdômen e os quadris se reequilibram gradualmente e, assim, os quilos em excesso nessa área desaparecem lentamente.
Essas posições são certamente úteis para a perda de peso, mas para serem realmente eficazes, devem ser praticadas diariamente. A prática de yoga é extremamente benéfica, e além dessas posturas descritas acima também há a famosa Saudação ao Sol.
São sequências de posturas, conhecidas para aquecer o corpo e eliminar o excesso de peso. Durante a saudação ao sol é importante deixar a respiração guiar. Opte por uma respiração profunda e tranquila.
A constância na prática de yoga permite a mudança de velhos hábitos, para novos comportamentos. Os resultados virão e serão incríveis, porque de acordo com o yoga um pequeno gesto repetido várias vezes e constantemente pode ter consequências enormes a longo prazo .
É tudo uma questão de dar pequenos passos na direção certa.
-
Bloco de Yoga Cortiça Natural
R$89R$71