Saudação ao sol: Significado, benefícios e Asanas

Significado de Surya Namaskara

Surya em sânscrito significa ” sol “, namaskara significa ” saudação “. O sol representa o conhecimento e a clareza que todos possuem e que, graças à prática constante de saudar o sol, é possível despertá-lo dentro de nós, observando a luz eterna do conhecimento.

Na cultura hindu, existem dois termos que indicam, respectivamente, saudação: namaskara e namaste. O primeiro é voltado para objetos ou animais, o segundo é voltado para pessoas, especialmente praticantes de yoga. Saudar é muito mais do que acenar com a mão, é saudável dar uma bênção ao próximo e sintonizar com a sua alma. De fato, o termo Namaste significa minha alma se curva à sua alma  e é frequentemente pronunciado no início e no final de cada sessão de yoga.

Os movimentos e as posturas da saudação ao sol lembram o nascer e o pôr do sol, não é por acaso que é aconselhável praticá-lo nesses dois momentos do dia para obter maiores benefícios espirituais. O movimento cíclico de surya namaskara reflete completamente a vida do sol que nasce no horizonte, sobe e desce novamente para retornar ao ponto de partida.

É considerada a prática mais completa, pois combina os asanas (as posições do yoga), a respiração (pranayama) e os mantras em equilíbrio (neste caso, ouvir o fundo de uma música caracterizada por sons que se repetem e levam à meditação) .

Os benefícios da saudação ao sol

Ajuda a livrar o estresse. Os movimentos cíclicos e repetidos dos asanas que fazem parte de surya namaskara contribuem para restaurar o ritmo natural da respiração. Quando há alguma situação de estresse, a respiração muda automaticamente o ritmo e sintoniza para um nível mais alto de batimentos e pulsações. A saudação ao sol através de movimentos aeróbicos consegue equilibrar a respiração e liberar a mente do estresse. Expandir a respiração ajuda a eliminar doenças do sistema respiratório e excesso de muco.

Aumenta a força muscular. Quando as posições são executadas em sequência, todo o sistema muscular é tonificado e fortalecido. Também reforça a estabilidade e o centro de gravidade do corpo.

Ativa a circulação sanguínea. Pernas pesadas e cansadas pode ser um problema de má circulação. A prática de saudação ao sol ajuda a ativar a circulação sanguínea, deixando as pernas muito mais leves e tonificadas. 

Aumenta a concentração mental.  A saudação ao sol é um exercício que desperta a concentração principalmente porque obriga a lembrar a sequência e todas as posições que a enriquecem.

Aumenta o sistema imunológico.

Alivia dores nas costas e corrige a postura. Se as pernas se beneficiam porque a circulação é ativada, as costas agradecem. A prática de surya namaskara massageia e tonifica os músculos das costas. Além disso, as flexões contínuas para frente e para trás permitem que a coluna se torne mais flexível e móvel. De fato, foi estudado que muitos problemas ou dores nas costas são causados ​​por pouca flexibilidade na coluna vertebral.

Melhora a coordenação dos movimentos.

Pode ser praticado por qualquer tipo de pessoa. Não há limite para a prática da saudação ao sol, pois pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos. O importante é fazer as alterações ou acréscimos certos com base na idade e na estrutura corporal e ouvir seus limites.

Pode ser praticado todos os dias e serve como um treino diário para todo o corpo.

Aumenta a taxa de metabolismo. A compressão e alongamento do intestino e os movimentos provocados no estômago despertam os órgãos abdominais, permitindo uma assimilação mais rápida dos alimentos.

Antidepressivo sem contra-indicações. Com a saudação ao sol, você pode abandonar seu estado de apatia e pequena depressão para renascer em plena consciência. Cada movimento desperta uma nova energia dentro de você que desperta o sangue e aquece a escuridão da mente.

Quanto tempo é bom praticar a saudação ao sol? Não há tempo preciso, a sequência pode ser repetida várias vezes. Para alcançar todos os benefícios, é bom praticar de 10 a 20 minutos com um corpo treinado e flexível. A saudação ao sol pode ser uma excelente ferramenta para os atletas: com apenas 5 a 10 minutos de prática, você poderá aquecer todo o corpo e prepará-lo para o treinamento. Se  deseja melhorar o sono, pode praticar surya namaskara antes mesmo de dormir, desde que os movimentos não sejam muito rápidos. Para ter um efeito calmante, é bom contemplar e “sentir” cada posição em sua totalidade e prolongar cada inspiração e expiração. As únicas contra-indicações associados à prática devem ser encaminhados para gestantes após 3 meses e para pessoas com graves problemas nas costas.

As posturas da saudação ao sol

jovem-mulher-atraente-em-tadasanaExpire na Posição Tadasana, também conhecida como Posição da Montanha. Comece com os pés paralelos abertos, bem como os quadris, os braços laterais e o peito bem aberto para cima. Comece a contrair bem as nádegas e a trazer o sacro ligeiramente para baixo. Agora foque a atenção nos pés e sinta a força em todas as pernas, como se tivesse raízes. Pronto para a prática, inspire e leve os dois braços para o céu com as mãos entrelaçadas, alongando bem a coluna, relaxando o pescoço. Agora tentar mover um pouco para trás expandindo o peito o máximo possível.

 

uttanasana-postura-yogateriaExpire e desça até Uttanasana, flexão para frente . É importante considerar que o movimento de flexão para baixo começa no quadril. Portanto, é possível que tenha problemas para alcançar os pés e sinta puxar a parte de trás das pernas. Nesse caso, flexione os joelhos e leve a cabeça e os ombros para baixo.

 

postura-corredor-yogateriaInspire e entre em Ashwa Sanchalanasana, postura do corredor, empurrando o pé direito para trás e mantendo a perna levantada . O pé direito aponta e a perna está ativa, imagine que quer puxar o joelho direito o máximo possível contraindo o quadríceps. As mãos estão descansando no tapete e o olhar fixo ajuda a manter as costas retas.

 

cachorro-olhando-baixo-postura-yogateriaExpire e empurrando com os braços mova para Adho Mukha Svanasana, a posição do cachorro de cabeça para baixo. Uma das posições mais praticadas no yoga, que ajuda a aquecer e revigorar todo o corpo, dos pés à cabeça. Leve a atenção nas mãos, abra bem os dedos e aumente o contato, especialmente nas pontas dos dedos. Os braços estão estendidos, os cotovelos intra-rotados olham para os joelhos, o pescoço está livre e os ombros estão longe das orelhas. Agora imagine ser capaz de colocar os calcanhares em contato com o tapete e poder girar o sacro para cima, alinhando ainda mais as costas.

posição-7-apoios-yogateriaInspire e avance para a posição da ponte, certificando-se de que os pulsos estejam na mesma linha dos ombros e que o abdômen esteja levemente contraído. Para quem está começando, descanse os joelhos no tapete, flexione os cotovelos e desça com o peito.

chaturanga-dandasana-postura-yogateria

Caso já tenha preparo físico, faça diretamente a Chaturanga Dandasana, flexionando os cotovelos e mantendo todo o corpo alinhado.

bhujangasana-postura-cobra-yogateriaInspire e mergulhe em Bhujangasana, a postura da cobra. Mantenha os cotovelos sempre levemente flexionados, tomando cuidado para não esticar os braços excessivamente.

 

cachorro-olhando-baixo-postura-yogateriaExpire e volte para Adho Mukha Svanasana , a posição do cachorro de cabeça para baixo. Opte por recuperar algumas respirações ou continuar com o ciclo.

 

postura-corredor-yogateriaInspire e coloque o pé direito novamente (começa e termina o ciclo sempre com o mesmo pé) entre as mãos em Ashwa sanchalanasana.

 

uttanasana-postura-yogateriaExpire e retorne para a Uttanasana, flexão para frente.

 

tadasana-namaste-yogateria

Inspire  e conclua a prática novamente em Tadasana , posição da Montanha, com as mãos unidas.

 

 

Esse foi meio ciclo da saudação ao sol, para o ciclo completo repita a sequência das posturas mas levando o pé esquerdo para trás e no final trazendo-o para frente. Cada pessoa pode escolher a intensidade e a velocidade, observando os momentos do dia e as sensações do corpo. É bom saber que uma prática mais lenta melhora a qualidade do sono e uma mais rápida energiza mais o corpo.

Quando terminar todos os ciclos repouse em Shavasana, a posição do cadáver para se recuperar.