Terceiro olho: saiba tudo sobre esse chakra ligado à intuição

Terceiro olho, sexto chakra, chakra frontal, Ajna ou Agya chakra em sânscrito. Muitos são os nomes do terceiro olho, considerado o centro da energia sutil e da espiritualidade por muitos estudiosos.

O terceiro olho chama a atenção não só de pessoas interessadas na busca pela espiritualidade como de estudiosos e até cientistas. Um chakra, ou ponto de energia, tão ligado a intuição pode mesmo trazer benefícios para a vida de alguém se ativado? E, que benefícios são esses? Como ativar o terceiro olho?

Vamos descobrir um pouco mais sobre o terceiro olho e o que há de tão interessante nesse ponto entre as sobrancelhas.

 

Terceiro olho: saiba tudo sobre esse chakra ligado à intuição 1

 

O que é o terceiro olho e quais seus poderes?

Em nosso corpo temos diversos centros de energia, onde os 7 principais são os chakras. Em sânscrito a palavra chakra significa roda, círculo ou até vórtice e são os centros de energia que absorvem o prana, a energia vital. Geralmente as pessoas que praticam yoga, meditação ou se interessam por espiritualidade de uma forma geral conhecem e estudam os chakras. Isso porque o equilíbrio desses pontos de energia se traduzem no equilíbrio de nosso corpo físico.

O terceiro olho é o sexto chakra, localizado no ponto entre as sobrancelhas. Muitos acreditam que é através do terceiro olho que vamos além dos cinco sentidos, ativando o sexto sentido. Ele está muito ligado à intuição, mas a abertura do terceiro olho também pode trazer muito foco e concentração para a pessoa.

Se um engenheiro está muito focado em um projeto, ele pode intuir o desenvolvimento dele ou a reação do cliente. Da mesma maneira um jogador de futebol pode saber qual a próxima jogada de seu adversário se estiver bem concentrado em sua ação. Esses são apenas pequenos exemplos de que o terceiro olho pode ir muito além da intuição e nos ajudar nas tarefas do cotidiano e até mesmo na vida profissional.

Portanto, o terceiro olho tem uma função maior na vida do ser humano do que a espiritualidade. O terceiro olho também pode ajudar na vida material. Abrir esse chakra traz foco e concentração para as tarefas rotineiras, em especial aquelas que dependem mais de nossa atenção e que colocamos todo o nosso esforço.

Afinal, se soubermos as reações das outras pessoas em que precisamos ganhar a confiança teremos mais sucesso em projetos tanto na vida profissional e como na pessoal.

 

Terceiro olho: saiba tudo sobre esse chakra ligado à intuição 2

 

As ondas cerebrais e o terceiro olho

Nosso cérebro emite ondas conforme as emoções e o teor dos pensamentos. Essas ondas são emitidas através das glândulas pituitária e hipotálamo, que são localizadas na região do terceiro olho e são consideradas ligadas a esse chakra. Dentre essas ondas é possível destacar três principais:

  • Ondas beta: emitidas em momentos de tristeza, stress, angústia ou perda
  • Ondas alpha: emitidas em momentos de calma, relaxamento e de profundo prazer
  • Ondas gama: emitidas em momentos de profunda meditação, são as ondas mais poderosas

As ondas alpha possuem vibrações calmas e agem como um sonar. Os golfinhos produzem ondas alpha extremamente fortes e as usam para guiar a navegação como um submarino.

Com o passar do tempo as glândulas pituitária e hipotálamo tendem a calcificar. E quanto mais calcificadas, menos ondas o cérebro emite e menos sentimos suas influências. Uma criança, por exemplo não tem endurecimento nessas glândulas e convivem diariamente com seus benefícios.

 

Terceiro olho: saiba tudo sobre esse chakra ligado à intuição 3

 

Glândula pineal e o terceiro olho

Também ligada ao terceiro olho está a glândula pineal. Também muito ligada à espiritualidade, a glândula pineal é uma glândula ligada ao sistema endócrino e regula alguns dos ciclos vitais do organismos, como o sono e a sexualidade. Esse glândula ligada ao terceiro olho faz a síntese de importantes substâncias para o organismo: a serotonina e a melatonina.

A melatonina, além de regular o sono, combate o estresse, a depressão e ansiedade, além de outras desordens. Já a serotonina é responsável pelo humor, disposição, sono, apetite, sistema digestivo e pela temperatura do organismo.

 

Terceiro olho: saiba tudo sobre esse chakra ligado à intuição 4

 

Como abrir o terceiro olho

O terceiro olho, portanto, vai muito além da conexão entre o ser humano e a espiritualidade. Ativar o terceiro olho traz benefícios importantes para a saúde e a regulação do corpo físico. Por isso a importância de ativar o terceiro olho. Além de calma e bem estar, através da abertura do terceiro olho equilibramos a saúde do corpo.

E como podemos abrir o terceiro olho. Essa ativação pode ser feita a partir de algumas práticas:

  • meditação
  • pranayamas, em especial Nadi Shodhan ou narinas alternadas
  • prática de yoga
  • músicas instrumentais e mantras
  • cultivar o silêncio

Essas práticas acalmam a mente e nos deixam alinhados com a natureza. A calma e o relaxamento aumentam a emissão de ondas alpha pelo cérebro, ativando as glândulas e trazendo mais foco e concentração. Essa consciência contínua ativa o terceiro olho.

Pessoas que têm um foco muito grande em tarefas específicas também têm uma tendência a abrir o terceiro olho nessas tarefas, garantindo mais eficiência em suas ações, bem como uma melhor concentração e resultados mais assertivos. São essas pessoas que geralmente são consideradas profissionais de sucesso em suas funções.

 

Terceiro olho: saiba tudo sobre esse chakra ligado à intuição 5

 

Sintomas da abertura do terceiro olho

Um dos sintomas da abertura do terceiro olho é a mudança na respiração. Pessoas que ativaram o terceiro olho têm a experiência de um fluxo mais constante e profundo de suas próprias respirações.

Assim que o terceiro olho ativado é muito comum que se sinta uma maior irritabilidade e raiva. Afinal, na abertura do terceiro olho acontece uma grande faxina, e ao revirar o lixo emocional, essas reações são comuns. Mas, após sua ativação, as pessoas experimentam uma maior abertura de consciência não apenas consigo mesmas como com as pessoas e situações ao redor. Os cinco sentidos se tornam mais apurados e há uma melhora na atenção.

Alguns outros sintomas da abertura do terceiro olho podem ser uma intuição mais apurada, sonhos vívidos, prever acontecimentos futuros em sonhos ou conseguir ver as cores com maior nitidez.

 

Terceiro olho: saiba tudo sobre esse chakra ligado à intuição 6

 

O terceiro olho espiritual

Também há ligação da abertura do terceiro olho com um aumento do sentimento de devoção. Dizem que a devoção é uma função do coração, assim como o foco é uma função do cérebro. Essa devoção pode ser expressada através da arte ou de um objeto, mas sempre ligada à espiritualidade.

O terceiro olho, para a espiritualidade está ligado ao centro de energia sutil da consciência e, ao ativá-lo a pessoa consegue experimentar a verdadeira paz e equilíbrio. O terceiro olho também é considerado detentor de sabedoria e responsável pelo processo de autoconhecimento.

 

Terceiro olho: saiba tudo sobre esse chakra ligado à intuição 7

 

Quanto tempo demora para abrir o terceiro olho?

O tempo para a abertura do terceiro varia para cada pessoa. A constância das práticas e dedicação ajudam a acelerar o processo de abertura do terceiro olho. O contato com a natureza e momentos de relaxamento também ajudam no processo.

 

Terceiro olho: saiba tudo sobre esse chakra ligado à intuição 8

 

Como fechar o terceiro olho?

Algumas pessoas se assustam com a abertura do terceiro olho. Isso porque algumas das consequências são intuição mais assertiva mesmo com eventos negativos, sonhos e pesadelos mais vívidos e diminuição do medo, com possibilidade de se colocar em risco. Nem todos estão preparados para lidar com essas questões, e é necessário respeitar o momento de cada um. Por isso, se desejar minimizar essas sensações e fechar o terceiro olho, existe uma meditação fácil para fechar o terceiro olho:

Em um lugar calmo e tranquilo feche os olhos e permaneça em silêncio até entrar em estado de meditação. Ao entrar nesse estado, imagine no terceiro olho uma janela aberta com muita luz. Esta janela está bem aberta e deixa que tudo passe através dela, ventos, luz, água e outros elementos estão entrando pela janela. Imagine que tudo o que entra passa pelos 7 chakras descendo até o chakra base e saindo pelos pés. Depois que tudo o que entrar pelo terceiro olho flua através de você até sair do seu corpo. Quando sentir paz, calma, tranquilidade, pode imaginar que está fechando a janela e que nada mais irá passar através dela.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *