Jala Neti: conheça essa técnica milenar que traz tantos benefícios

Jala neti, em sânscrito jala significa água e neti significa limpeza. É a limpeza das vias nasais. O jala neti é uma técnica de limpeza e purificação milenar, muito conhecida dos praticantes de yoga e ayurveda.

O jala neti está se tornando muito conhecida do grande público, por ser uma maneira eficaz de retirar o excesso de muco das vias aéreas. Muitos médicos e pediatras já recomendam o jala neti no tratamento de rinite, sinusite, gripes, resfriados, tosse e outros problemas respiratórios. Muitas pessoas se beneficiaram da técnica do jala neti como parte do tratamento dos sintomas durante a pandemia.

Nesse post vamos conhecer o que é essa técnica, como fazer e seus benefícios.

 

Jala Neti: conheça essa técnica milenar que traz tantos benefícios 1

 

O que é Jala Neti?

Jala neti é uma técnica de lavagem nasal onde uma mistura de água morna e sal é colocada em um recipiente. Essa mistura é colocada em uma das narinas e sai pela outra, nesse movimento todo o muco e impurezas existentes nas vias nasais saem junto com a água trazendo alívio e melhorando a respiração.

O ideal é que o recipiente para o jala neti seja feito em um material que não seja poroso e que não retenha impurezas. Por isso é muito utilizado o lota ou neti pot de louça.

 

Jala Neti: conheça essa técnica milenar que traz tantos benefícios 2

 

Como se faz o jala neti?

Para fazer o jala neti, é necessário aquecer cerca de 500ml de água em temperatura confortável. Teste no antebraço, como testamos a temperatura da mamadeira dos bebês, água muito quente pode queimar as mucosas. Após aquecida, misture uma colher de chá rasa de sal marinho, para saber se a quantidade de sal está correta, prove se a água está com o gosto parecido com o de uma lágrima.

Geralmente os recipientes para o jala neti têm capacidade de 250ml, encha o recipiente com a água. Inicie o processo pela narina que sentir o ar fluindo mais livremente, incline a cabeça para frente e para o lado e comece a colocar a água pela narina. A água deve sair pela outra narina imediatamente. Durante o processo respire pela boca. Algumas vezes a água pode sair também pela boca é normal, especialmente se as vias estão mais obstruídas. Repita a operação na outra narina com os 250ml restantes.

O sal ajuda a retirar todas as impurezas e na saída do muco. A necessidade do sal marinho é por ser um sal mais puro, com menos química. Também pode ser utilizado o sal de rocha. Há ainda no mercado misturas prontas onde o sal é misturado a outras ervas e substâncias visando ainda mais benefícios para a saúde.

Segundo a ayurveda, a água deve ser aquecida no fogão, de preferência em um recipiente de aço inox, ferro, vidro, barro ou cobre. O alumínio é contra indicado pela ayurveda por ter a tendência de soltar micropartículas nos alimentos. Também não é recomendado o uso de microondas, segundo a ayurveda, o aquecimento rápido pode trazer toxinas para o organismo.

 

Jala Neti: conheça essa técnica milenar que traz tantos benefícios 3

 

Quais os riscos do jala neti?

Não há riscos ou contraindicações para a prática do jala neti. O cuidado maior deve acontecer ao fazer com crianças pequenas, pois elas podem ainda não ter a coordenação necessária par respirar pela boca durante a lavagem.

 

Jala Neti: conheça essa técnica milenar que traz tantos benefícios 4

 

Quantas vezes por dia pode ser feito o jala neti?

Alguns yogues costumam fazer o jala neti diariamente, mas pode ser feito em torno de 3 vezes por semana no dia a dia. Em casos onde a pessoa está com algum sintoma respiratório e produzindo muito muco, pode ser feito até 2 vezes por dia, geralmente pela manhã e à noite.

O uso em excesso pode ser prejudicial, pois pode retirar barreiras de proteção naturais do organismo ou ressecar as vias aéreas. Por isso conhecer o seu corpo é sempre importante para saber o que ele precisa e tratar como ele merece.

 

Jala Neti: conheça essa técnica milenar que traz tantos benefícios 5

 

Benefícios do jala neti

O uso do jala neti pode trazer diversos benefícios para o corpo, entre eles:

  • Alívio imediato de sintomas ligados à alergia, asma, bronquite, rinite e sinusite;
  • Auxilia no tratamento de gripes, resfriados e até mesmo da covid;
  • Alivia sintomas de irritação e infecção na garganta;
  • Diminui a tosse;
  • Alívio de sintomas ligados ao uso de ar condicionado e ao excesso de poluição;
  • Diminui sintomas ligados à apneia do sono e ao ronco;
  • Auxilia em alguns casos de dor de cabeça;
  • Coadjuvante no tratamento de algumas doenças de olhos e ouvidos.

Durante as estações mais secas do ano o uso do jala neti pode atuar como prevenção, uma vez que pessoas com tendências a problemas respiratórios ficam mais vulneráveis nessa época do ano.

 

Jala Neti: conheça essa técnica milenar que traz tantos benefícios 6

 

A recomendação do jala neti por médicos e especialistas já é realidade

  • Hoje em dia os médicos já recomendam a prática da lavagem das vias nasais para seus pacientes, conforme publicação recente na Folha de São Paulo;
  • Já em uma publicação na Veja Saúde, são evidenciados os benefícios da lavagem nasal no tratamento de rinite;
  • Um artigo na Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia também recomenda a lavagem nasal para o tratamento de alergias e rinites em crianças;
  • Já o Brazilian Journal of Otorhinolaryngology cita a prática milenar do jala neti, sua origem e os benefícios no tratamento de lavagem nasal para doenças crônicas das vias respiratórias.

Ou seja, cada vez mais pessoas se beneficiam com a técnica de lavagem nasal, ou jala neti. E já existem comprovações científicas dos benefícios para saúde, tanto na prevenção como no tratamento de problemas respiratórios.

 

Jala Neti: conheça essa técnica milenar que traz tantos benefícios 7

 

Jala neti e as purificações do yoga 

Jala neti faz parte do Satkarma, o conjunto de práticas de purificação do yoga. Satkarma significa seis ações e traz um conjunto de seis ações purificadoras para o organismo. Três dessas ações purificam o organismo e ajudam a purificar também a energia e o pensamento, as três ações restantes purificam os órgãos internos.

O objetivo dessas purificações é trazer os doshas para o estado de equilíbrio. Consequentemente equilibrando os 5 elementos no organismo: dosha vata (ar e espaço), dosha pitta (fogo e água) e dosha kapha (terra e água).

Em equilíbrio os doshas trazem para o organismo o estado de saúde, enquanto o seu desequilíbrio é o início do estado de doença no corpo. Por isso o yoga e a ayurveda nos ensinam o autoconhecimento, para que saibamos escutar o nosso corpo e identificar os desequilíbrios assim que eles acontecem, prevenindo as doenças. Também é importante trazer ações diárias e sazonais para que nosso corpo flua conforme o ciclo da natureza, seja ele o ciclo diário ou o ciclo das estações.

As seis ações purificadoras são:

Kapalabhati – em sânscrito significa crânio brilhante e seu objetivo é oxigenar o cérebro. Este exercício respiratório promove uma limpeza das vias respiratórias. Nesse pranayama inspire lenta e profundamente e em seguida expire vigorosamente fazendo bastante ruído e contraindo o abdômen com força. Toda a respiração é feita pelas narinas com a boca fechada e mantendo a coluna ereta, sem movimentar rosto, cabeça ou ombros.

Esse pranayama fortalece o sistema nervoso e o organismo além de regular o metabolismo. Ainda proporciona oxigenação cerebral, tonifica os pulmões e revigora os órgãos internos e a musculatura abdominal.

Como benefícios mais sutis, destacam-se o despertar da percepção, clareza mental e aumento de autoconfiança.

Trataka – é a fixação ocular. São asanas feitos com os olhos para tonificar os músculos e nervos da região e descansar a vista. As práticas mais simples consistem em olhar um ponto fixo firmemente, sem piscar, até que os olhos comecem a lacrimejar. O ponto fixo pode a chama de uma vela, uma folha, um símbolo…

Além de alongar os músculos e nervos óticos, a trataka ajuda a desenvolver a força de vontade e a intuição. Também ajuda a aprofundar na meditação.

Nauli – é uma limpeza da região abdominal através de uma massagem dos órgãos internos com movimentos circulares e de ondulação dos músculos abdominais. É o isolamento do músculo reto abdominal ao mesmo tempo em que se pressiona os órgãos contra a espinha dorsal e se eleva ao máximo o diafragma. Enquanto isso são feitos movimentos ondulantes com o ventre. Tudo isso é feito com os pulmões vazios.

Para os iniciantes, é recomendado começar com o agnisaradhauti, onde é feito o recolhimento do abdômen contra a espinha dorsal, elevando ao máximo o diafragma com os pulmões vazios.

Neti – purificação das mucosas nasais. Uma das maneiras de realizar essa purificação é através da limpeza das vias aéreas com água salgada. Essa limpeza elimina o excesso de muco nos seios nasais e frontais, além de estimular e desenvolver a visão clara.

Em lugares com clima muito seco, como a Índia, também existe a prática de passar ghee com o dedo indicador nas narinas, isso as lubrifica e facilita a respiração.

Dhauti – compreende diversas técnicas de limpeza de órgãos internos, dentes e órgãos do sentido, purificação do coração e lavagem do reto. Um conjunto de técnicas associadas a asanas, em especial invertidas, são utilizados para limpar e purificar o corpo físico, o principal templo de um yogue.
Em sânscrito Dhauti significa limpar, lavar e purificar.

Vasti – é a limpeza dos intestinos, que pode ser feita com ar ou com água. Essa limpeza aumenta a saúde física de um modo geral, o vigor físico e a imunidade. Pode ocorrer uma perda benéfica da flora intestinal, que se renova após o processo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *