Alongando-se para o infinito !

Com a globalização do yoga nos últimos anos, e devido ao Dia Internacional do Yoga (21 de junho), a aceitação e a popularidade do yoga quebraram muitas barreiras. A ampla gama de aplicações, expectativas e percepções demonstra sua versatilidade como a super cura para os males do mundo moderno.

Um dos equívocos mais comuns sobre o yoga é que ele é apenas mais uma forma de exercício físico. Em todo o mundo, as pessoas frequentemente me perguntam inocentemente a mesma pergunta. Enquanto asanas, ou posturas físicas, fornecem o ponto de entrada para muitos, a ciência do yoga é muito vasta e profunda. O ensino central do yoga é manter um estado de espírito equânime. Ser capaz de realizar qualquer ação com atenção plena, estar ciente do que você está dizendo ou fazendo faz de você um iogue. A ciência é uma compreensão sistemática e lógica do que é. O yoga também é uma ciência, uma compreensão sistemática do assunto. Saber “o que é isso” é ciência. Saber ‘quem sou eu’ é espiritualidade.

Para aqueles que buscam a verdade suprema, o yoga é o caminho para perceber o florescimento do potencial humano em sua plenitude …

Yoga é trazer um ritmo de vida. É a disciplina de estudar e harmonizar nossas faculdades internas. Essa habilidade de vida saudável pode elevar a qualidade da vida e do ambiente. Melhora a força interna e a conectividade externa. Yoga pode trazer equilíbrio completo na personalidade de alguém; corrige complexos extremos e tendências. Ele também mantém a promessa de muitas soluções que as ciências comportamentais de hoje estão procurando. Para aqueles que buscam a verdade suprema, o yoga é o caminho para realizar o florescimento do potencial humano em sua plenitude, o caminho para atingir o objetivo mais alto de se unir ao infinito. Existe este belo sutra de Maharishi Patanjali que transmite isso: “Prayatna-Shaithilya-Ananta-Samaapattibhyaam.” Ao aprender a arte de abandonar o esforço através do yoga, experimenta-se o estado de estar em total alinhamento com o infinito.

Os Yoga Sutras não são exposições detalhadas; eles estabelecem toda a filosofia do yoga em frases muito concisas que precisam ser desbloqueadas com a orientação de um mestre. Eles agem como marcos e diretrizes, à medida que se descobre estados mais profundos de consciência com a prática. No entanto, mesmo em sua forma mais grosseira, o yoga oferece uma promessa infinita de transformação inimaginável. Mesmo que as pessoas comecem a praticar yoga, asanas, apenas como exercício, ainda é um sinal encorajador. Maharishi Patanjali enunciou 8 sutras do yoga. Muitas pessoas pensam que os oito sutras são oito etapas, uma após a outra. No entanto, os sutras não são sequenciais; eles são partes do todo. É como o corpo humano. Todo o corpo se desenvolve juntos. Todos os órgãos se desenvolvem juntos, mas no seu próprio ritmo. Patanjali também diz que o objetivo do yoga é parar a miséria antes que ela aconteça. Seja ganância, raiva, ciúme, ódio ou frustração, todas essas emoções negativas podem ser curadas ou reorientadas através do yoga. Quando estamos felizes, percebemos uma sensação de expansão dentro de nós. Quando enfrentamos falhas ou quando alguém nos insulta, descobrimos que há algo em nós que diminui. O yoga está colocando nossa atenção nesse algo em nós que parece estar se expandindo quando estamos felizes e esmagando ou contraindo quando nos sentimos infelizes.

O yoga entra em conflito com algum de nossos sistemas de crenças? Se eu acredito em uma religião ou filosofia particular, ou se eu sigo uma linha de pensamento política específica, isso entra em conflito com o yoga? Eu diria: “Nem um pouco”. Sempre promove e incentiva a harmonia na diversidade, pois a palavra “yoga” significa unir-se.

Hoje, quase 2 bilhões de pessoas praticam yoga globalmente. Com o impulso do Dia Internacional do Yoga, o restante da população também deve ser incentivado a experimentar os efeitos positivos do yoga. Pessoas que praticam yoga por qualquer motivo é um sinal positivo. Realmente não importa onde começar. Seja física ou mental, elevada ou comum, a prática de uma complementa a outra.

Eu acredito que o yoga pode tornar realidade o sonho de um mundo cheio de compaixão e felicidade. Apelo a todos que ainda não começaram a adotar yoga em suas vidas e encontrar saúde, felicidade e prosperidade.

– Sri Sri Ravi Shankar

Sri Sri Ravi Shankar

Sri Sri Ravi Shankar é um líder humanitário, mestre espiritual e embaixador da paz. Sua visão de uma sociedade livre de estresse e de violência uniu milhões de pessoas em todo o mundo por meio de projetos de serviço social e dos cursos da Arte de Viver.