Cuidados iniciais com o tapete de yoga: Usando o yoga mat pela primeira vez

O que fazer antes de começar a usar o meu tapete de yoga novo?

 

O que fazer com um tapete de yoga escorregadio?

 

A experiência de escorregar em um tapete de yoga pode ser bem desagradável, mas existem muitas formas de entender o processo de evolução de cada yogi e seus cuidados com seu tapete.

É importante escolher o tapete apropriado para o seu tipo de prática. Se você faz uma prática mais intensa e fluída, não da pra comprar um tapete mais básico e esperar que ele te proporcione o que um tapete mais encorpado – e provavelmente mais caro – pode te oferecer. É verdade que muitas vezes o “barato sai caro”, então invista com honra em um bom tapete para te acompanhar por muitos anos em sua prática.

Fazer as posturas corretamente também te ajuda a evitar escorregar no tapete, muitos praticantes percebem que ao se ajustarem corretamente nas posturas, param de escorregar. Alguns yogis dizem que quando você escorrega no tapete, 80% das vezes não é culpa do tapete, mas é você que não está fazendo a postura correta e não está colocando a pressão e peso nos pontos de contato corretos. Portanto, recomendamos uma boa orientação com um professor de yoga experiente para que possa te ajudar com os eventuais ajustes.

Alguns tapetes de yoga são revestidos por uma película fina no momento de fabricação, para ajudar a liberar o tapete de seu molde após a produção, evitando assim que o tapete grude enquanto estiver enrolado e armazenado. Isso não acontece muito nos tapetes de borracha natural, mas assim como um par de sapatos novos, é bastante normal que os tapetes novos precisem ser “ajustados” antes que eles atinjam a superfície aderente que você espera.

Compartilhamos com você algumas dicas de primeiros usos de cada um de nossos tapetes para que possamos entender juntos o universo deles e poder aproveitar logo a aderência que o seu tapete pode te proporcionar. Os cuidados com cada tapete variam de acordo com seu material.

 

Primeiramente… sempre limpe seus pés e mãos antes de subir no seu tapetinho!

 

Asana, Leela, Ganges e Rishikesh – Passe um pano úmido em toda superfície do tapete antes de usar, e espere secar.
Aderência: Nível 3

Juta – Passe um pano úmido em toda superfície do tapete antes de usar, e espere secar. Evite deixar o tapete no sol. À primeira vista pode parecer que a fibra de juta é áspera e desconfortável, mas é só começar a usar que você percebe que o tapete é bem confortável.
Aderência: Nível 4

Ecopro – Por ser um produto natural, é comum aparecer algumas marcas de uso após a prática. Basta passar um pano úmido nas marcas que elas somem. Não deixe o tapete no sol, e guarde-o sempre enrolado.
Aderência: Nível 5

Phoenix – Por ser um produto de borracha natural, é necessário ser cuidadoso com objetos pontiagudos e ásperos próximos ao tapete, para que não danifiquem ou marquem o tapete. Não deixe o tapete no sol, e guarde-o sempre enrolado. Este tipo de tapete costuma ser mais pesado do que os tradicionais. Ele tem a densidade perfeita! Nem tão duro e nem tão mole!
Aderência: Nível 5

Todos os tapetes de yoga de borracha natural têm um cheiro forte quando o tapete é novo. O cheiro não é resultado de produtos químicos, pois nenhum produto químico tóxico entrou no processo de fabricação. O cheiro é da própria borracha natural, e diminuirá com o tempo e uso. Para fazer com que o cheiro saia mais rapidamente, deixe seu tapete desenrolado em uma área arejada e com sombra e limpe o tapete com o Limpador Higienizante para Tapete de Yoga – Yogateria.

Não use produtos químicos agressivos, pois ele não apenas quebram a película to tapete, mas também podem ressecar o tapete e causar danos e descoloração. Álcool não é recomendado.

Nosso Limpador Higienizante para Tapete de Yoga – Yogateria será o seu aliado em sua rotina de prática e uso do tapete! Além de natural, artesanal e vegano, é também antibacteriano, antifúngico, desodorante e relaxante. Recomendamos o uso antes e após a prática. Basta borrifar um pouco em todo tapete, esfregar suavemente com uma toalha limpa e macia, e deixar o tapete secar antes de enrolar e guardar.

Recomendamos sempre manter o tapete bem protegido quando não estiver em uso. O ideal é ter uma bolsa para tapete de yoga para protege-lo e transportá-lo.

E se você sua muito, ou se usa tapetes coletivos, uma toalha de yoga antiderrapante é essencial. Basta coloca-la logo acima do tapete. Muitas pessoas inclusive usam a própria toalha como tapete em viagens ou quando não podem carregar um volume maior.

Lembre-se: A melhor forma de deixar o seu tapete bem aderente é usando-o e moldando-o do seu jeito.

Não desista! Prometemos que valerá a pena!

 

Cuide bem do seu tapete, que ele cuidará de você também.

 

Boa prática!

Veja aqui as dicas de como limpar o tapete de yoga.