4 posições de yoga para iniciantes

Quando você começa a praticar yoga, nem sempre é possível fazer todas as posições da maneira mais confortável, porque o corpo está acostumado a contrações musculares antigas, atitudes posturais incorretas e bloqueios no quadril.

Com a prática do yoga, é possível liberar gradualmente as tensões presentes no corpo e reconhecer o movimento natural da respiração, graças à escuta consciente.

mulher-negra-meditandoMuitas pessoas afirmam que “elas não se adaptam ao yoga” por causa das dificuldades inerentes a algumas posições, mas vamos desfazer esse mito: o yoga é para todos.

O verdadeiro objetivo do yoga é independente de qualquer tipo, competição, raça ou habilidade.

Cada pessoa pode fazer yoga, assim como cada pessoa pode respirar, e o objetivo real de cada prática é o bem estar total do indivíduo. Além disso, cada posição é executada corretamente somente se for acompanhada por uma respiração correta, o que torna cada postura cômoda e confortável.

Embora as posições de yoga para iniciantes pareçam mais fáceis do que as intermediárias ou avançadas, não subestime o intenso bem estar ao corpo. Se praticado com o alinhamento correto e a respiração correta, cada posição oferece imensos benefícios ao corpo.

Lembre-se de que praticar yoga não é competição, mas ouvir e entender seus limites.

Neste artigo, veremos 4 posições de yoga para iniciantes.

Tadasana, postura da montanha

tadasana-postura-arvoreToda sequência de yoga que se preze deve começar com Tadasana para mudar a atenção de fora para dentro de si, perceber a força do corpo e imaginar-se “forte e estável como uma montanha”.

A metáfora não é acidental: a força que se espalha por todo o corpo começa nos pés.

Tadasana permite que você perceba seu corpo no espaço, endireite sua postura, abrindo o peito e contraindo o abdômen, enraizando os pés no tapete, abrindo bem os dedos. Os braços são fortes e empurram para cima com as palmas das mãos em direção ao teto ou viradas para frente.

Aparentemente, pode parecer uma posição fácil, mas praticada de forma constante por alguns minutos, pode proporcionar benefícios duradouros e curar atitudes posturais incorretas.

Trikonasana, Postura do triângulo

Trikonasana - postura-triangulo - mulherNo Trikonasana, você começa com as pernas abertas, traz o pé esquerdo para fora e abre os braços. Expire e desça lentamente com a palma da mão esquerda em direção ao chão ou no tornozelo esquerdo (ou joelho), levantando o outro braço para cima. Os quadríceps são contraídos.

Agora é importante manter as cristas ilíacas (os ossos da pelve) alinhadas com o ombro, tentando não se inclinar para a frente. Se for difícil colocar a mão no tornozelo, podemos trazê-la para o joelho. Repita no lado oposto, girando o pé direito para fora.

O Trikonasana também é chamado assim porque, assumindo a postura, são criados 3 cantos. O alinhamento do corpo é essencial para o sucesso do exercício.

O objetivo da posição é mantê-la forte e estável até você se sentir confortável e respirar naturalmente, abrindo o peito.

Virabhadrasana II, Guerreiro II

Essa posição fornece muita energia e ativa todo o organismo, se praticado constantemente.

4 posições de yoga para iniciantes 1Começamos sempre com as pernas abertas, como na posição anterior, e giramos o pé esquerdo para fora.

O joelho esquerdo flexiona, a perna direita permanece esticada contraindo o quadríceps (cuidado com o pé direito, que deve permanecer apoiado no tapete) e os braços abertos estendidos e fortes.

Contraia fortemente o abdômen e alongue a coluna, assumindo uma postura firme e ereta com o peito bem aberto. Pare na posição respirando conscientemente.

Repita no lado oposto, girando o pé direito para fora e flexionando o joelho direito.

Balasana, Postura da criança

balasana

Esta posição proporciona calma e tranquilidade, especialmente após um dia exaustivo e normaliza a respiração e os batimentos cardíacos.

Para entrar na balasana, é necessário colocar as nádegas nos calcanhares e esticar os braços para a frente, imaginando tocar algo além do tapete de yoga. Muitas pessoas com problemas no quadril podem achar difícil entrar nessa posição porque as nádegas não são facilmente abaixadas.

variação-balasana-com-travesseiro-2

Nesse caso, é possível colocar um bloco ou uma toalha sob as nádegas para diminuir o espaço entre as nádegas e os calcanhares ou você pode colocar uma mão na outra e descansar a testa. Desta forma, a cabeça é elevada e o posicionamento das nádegas nos calcanhares é mais fácil descansando o pescoço (você também pode colocar uma toalha sob a testa).

Quando estiver confortável na posição, você pode levar os braços para os lados e as palmas das mãos para cima, deixando os ombros para baixo.

Conclusão

Mesmo que sejam posições simples e adequadas para iniciantes, são muito benéficas.

Às vezes, são as posturas mais fáceis que oferecem os maiores benefícios porque permitem que o praticante relaxe completamente. Uma dica para quando a mente estiver muito agitada é levar a atenção à respiração, fazendo com que a respiração seja mais suave e tranquila.

Namaste