10 dicas de yoga que você deve conhecer

Se você é um novo praticante de yoga prestes a fazer sua primeira aula ou começou a fazer um curso, pode ter se sentido um peixe fora d’água.

É completamente normal não se sentir à vontade, quando você entre naquela sala para praticar, principalmente se não tiver a menor idéia do que o espera.

Fique tranquilo! Em algumas aulas esses sentimentos desaparecerão para dar lugar a outras emoções muito positivas.

Certamente, uma ótima maneira de ajudar a acalmar as preocupações pré-aula é aprender alguns hábitos de yoga que os alunos mais experientes já conhecem.

É exatamente esse tópico que vamos aprofundar neste artigo, descrevendo os 10 hábitos de yoga mais comuns e que um novo aluno deve sempre ter em mente.

Chegue cedo

Tente chegar ao estúdio de yoga com antecedência suficiente para tirar o casaco, os sapatos e as meias. Você deve ter tempo suficiente para pagar a sessão e, se for completamente novo, também deverá fazer a sua inscrição.

10 dicas de yoga que você deve conhecer 3Desta forma, você tem mais alguns minutos para desenrolar o tapete onde quiser, preparar tudo que precisar como almofadas, cintos, cobertores ou tijolos, etc.

Além disso, você também pode escolher sua posição na sala, se puder se aproximar do professor, poderá observá-lo melhor e ele poderá te corrigir mais facilmente.

Outra grande vantagem de chegar cedo é que você pode começar a se concentrar e se conectar com a sua respiração.

Afinal, nem sempre é fácil olhar para dentro, respirar profundamente e se concentrar se você entrar na aula agitado e com pressa, e acabar ficando no fundo da sala e ainda mais se a prática já tiver começado. Sem mencionar a distração que você pode causar a outras pessoas que já começaram a praticar algumas posturas – asanas.

Procure chegar cerca de 5-10 minutos mais cedo, isso deve ser suficiente. Mas, não tão cedo, pois os professores precisam de algum tempo para preparar a sala.

No entanto, mesmo se você chegar atrasado, não se preocupe. Entre na sala e abra o tapete silenciosamente, e depois aproveite a prática.

Desligue seu telefone celular e todos os outros dispositivos eletrônicos

Quer saber qual a sensação quando um asana bem desafiador está sendo realizado, o silêncio reina na sala, e um celular toca? E quando todo mundo olha para você, por que você atrapalhou a concentração deles? Um pouco vergonhoso, certo?

Trazer telefones celulares, relógios de pulso, iPads e qualquer outro objeto que possa desviar sua mente da aula é outro hábito absolutamente incorreto do yoga.

Devemos deixar tudo o que faz barulho fora da sala.

Você não apenas deve evitar incomodar outros profissionais, como também precisa estar totalmente presente na sala de aula, tanto com seu corpo quanto com sua mente.

Tente deixar o mundo exterior fora da sala onde você pratica.

Seja cuidadoso com o espaço que usar

Se você não estiver atento onde coloca seu tapete, às vezes, poderá incomodar outra pessoa. Posicionar-se sem pensar nos outros é outro hábito comum da yoga a ser evitado.

10 dicas de yoga que você deve conhecer 4

Lembre-se também de que o professor, durante a aula, pode se mover bastante para orientar todos e corrigi-los; portanto, você deve sempre se posicionar de forma que não obstrua espaço na sala o impedindo de se movimentar pela sala.

Pense também de que existem outros praticantes à sua frente, atrás e ao seu lado; portanto, tente se distanciar deles, e procure não ficar muito perto de ninguém. Lembre-se também de que, durante a sessão, você pode realizar algumas posturas de yoga nas quais precisa de mais espaço, pois pode precisar esticar as pernas ou os braços.

Além disso, pode acontecer que você se desequilibre e caia durante uma postura de equilíbrio. Não é nada agradável cair em cima de um colega, não acha?

Procure sempre permitir que a pessoa atrás de você veja bem o professor. Se você estivesse atrás de outra pessoa e não pudesse vê-la, provavelmente você não ficaria muito feliz.

Não se preocupe tanto com o cheiro da sala

Pode ser que você não encontre um bom cheiro no estúdio de yoga, especialmente se houver outra aula antes da sua.

Mesmo que a princípio não pareça um bom cheiro, o que você sentirá em uma sala onde pratica yoga é o cheiro mais natural que existe no mundo. É o cheiro natural dos pés, é o cheiro daqueles que colocam todos os seus esforços em prática para alcançar seus objetivos e alcançar suas melhorias pessoais, é o cheiro que você também sente após uma prática intensa.

Inicialmente, pode não ser agradável, mas em pouco tempo você se acostumará e não se importará tanto.

Uma outra boa dica é limpar os pés e mãos antes de começar a aula, e sempre limpar o tapete que você usou com um limpador de tapete de yoga.

Não fale com a pessoa ao seu lado durante a aula

Claro, faça amizade com seus vizinhos de tapetinho, pois afinal o yoga é união.

Muitas vezes, um estúdio de yoga também será um espaço de encontro com pessoas que pensam da mesma forma que você, mas tente iniciar conversas fora da aula. Depois de entrar na sala onde você pratica e o yoga começa, é hora de voltar o olhar para dentro de si e se concentrar na prática. Além disso, falar durante a prática é uma distração para outras pessoas que desejam manter o foco.

Quando a aula terminar, você poderá retomar a conversa, mas tente evitá-la durante a aula.

Faça perguntas na hora certa e da forma certa

Sem dúvida, isso já aconteceu com você ou algum dia você fará uma pergunta ao professor durante a aula.

Algumas perguntas são feitas em certas aulas, mas, na maioria dos casos, você se encontra em um ambiente em que o professor é a única pessoa que fala. Isso ocorre porque essa é a atmosfera certa para manter as pessoas concentradas e focadas na prática. Portanto, se você tiver uma pergunta importante, busque fazer da forma correta.

Com isso, o indicado é que você faça a pergunta ou no final da aula, ou tente atrair a atenção do professor para que ele se aproxime de você e faça isso silenciosamente.

Participe e interaja no encerramento da aula

Muitas vezes, no final de uma aula, a professora abaixa a cabeça e diz “namaste”. Nesse caso, pode-se observar que os outros alunos ao seu redor respondem da mesma maneira. Namaste é a maneira de seu professor cumprimentar e honrar a divindade dentro de você. Sua resposta, como a de outros praticantes, será muito apreciada.

Limpe seu espaço

Normalmente, nas salas de yoga, existem sprays para limpar os tapetes no final da aula. Você pode optar por ter o seu próprio tapete, mas se você não tiver e usar o tapete do estúdio, limpe, dobre-o e coloque-o de volta onde o encontrou.

Além disso, todo aluno deve colocar todos os blocos, cobertores, cintos e tudo o que foi usado de volta no lugar, economizando muito tempo para o professor e ajudando a cuidar dos materiais e do espaço. O senso de pertencimento e responsabilidade é fundamental para a vida de um praticante de yoga.

Pratique Ahimsa

Em sânscrito, Ahimsa significa “não-violência” e esta é uma atitude que você deve adotar quando vai a uma aula de yoga.

Raiva, problemas, preocupações, negatividade e qualquer coisa que possa distrair a mente devem ser deixadas de fora da aula. Uma vez lá dentro, tente ser gentil com sua voz, em seus movimentos e principalmente com seu corpo. É importante reforçar que você não seja violento com seu corpo e que não exceda seus limites, pois poderá se machucar.

Sua abordagem de ser gentil certamente dissipará tudo o que era negativo em você antes da aula e fará você se sentir melhor quando a prática terminar.

Leve tudo o que aprendeu com você

Em todas as aulas de yoga, você sempre aprende algo novo sobre os asanas e a filosofia do yoga. Tente se lembrar do que o professor diz e colocá-lo em prática durante sua prática diária.

No final de cada aula, você sentirá uma sensação de paz, se sentirá mais relaxado, menos estressado e ao mesmo tempo mais revigorado. Tente trazer essa sensação de bem-estar com você e valorize-a para melhorar sua vida e a de outras pessoas à sua volta.

 

Namaste