Enxaqueca

A enxaqueca é apenas mais do que uma dor de cabeça normal ou forte, é uma doença neurológica que causa dor aguda e sensações pulsantes geralmente em um lado da cabeça.

A enxaqueca é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dos indivíduos que sofrem com as dores. O incômodo pode durar de um minuto até longas horas, mas quando a condição se torna grave, pode durar alguns dias também. 

No Ayurveda, ciência milenar indiana, a enxaqueca é conhecida como Suryavartha Soola, onde Surya significa Sol e Avartha significa aumento de dor intensa. Os doshas Vata e Pitta desequilibrados são a causa do problema (Clique aqui, para saber mais sobre os Três Doshas e Ayurveda) pois em desequilíbrio causam vermelhidão e dor intensa nos olhos. Também pode estar associado à condição de saúde pré-existente do sistema digestivo. 

 

enxaqueca-yogateria2


Sintomas e enxaqueca

A causa da enxaqueca ainda não é totalmente compreendida, mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais desempenham um papel importante. Alguns gatilhos comuns incluem estresse, alterações hormonais, certos alimentos e bebidas, falta de sono e alterações nos padrões de sono, entre outros.

As enxaquecas geralmente são acompanhadas por sintomas adicionais, como náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao som, e em alguns casos, podem até causar tonturas e problemas de visão ou fadiga. As alterações nos níveis de estrogênio, principalmente em mulheres, podem desencadear enxaquecas. É por isso que as enxaquecas são mais comuns em mulheres do que em homens.

As crises de enxaqueca podem durar de algumas horas a vários dias, é muito comum que a enxaqueca dure entre 2 e 3 dias, e as pessoas afetadas muitas vezes precisam se retirar das suas atividades diárias durante esses episódios.

 

enxaqueca-yogateria5


Remédio para enxaqueca

Embora não haja cura definitiva para a enxaqueca, medicamentos específicos para enxaqueca prescritos pelos médicos, como analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar a controlar a dor e outros sintomas.

Hoje em dia existem diferentes tratamentos disponíveis para ajudar a aliviar os sintomas e reduzir a frequência e a intensidade das crises.
No ayurveda por exemplo, o tratamento para enxaqueca inclui:

  • Desintoxicação
    Mudanças de estilo de vida
  • Dieta indicada para os doshas em desequilíbrio – Vata, Pitta ou Kapha
  • Práticas de Yoga e Meditação

 

enxaqueca-yogateria3


Como aliviar enxaqueca

Além das formas tradicionais para aliviar a enxaqueca, como o uso de medicamentos prescritos por médicos, existem outros métodos que podem ajudar nesse momento.

Segundo ayurveda, nos momentos de dores de enxaqueca deve-se evitar os hábitos, como:

  • Pular refeições pode causar baixo nível de açúcar no sangue, desencadeando uma enxaqueca. Manter um horário regular de alimentação e consumir alimentos nutritivos é importante.
  • Certos alimentos, como chocolate, queijo, cafeína e álcool, podem desencadear uma enxaqueca. É importante identificar seus alimentos desencadeantes e evitá-los.
  • O uso excessivo de medicamentos para dor, como aspirina, ibuprofeno ou acetaminofeno, pode levar a dores de cabeça rebote ou dores de cabeça por uso excessivo de medicamentos. É importante seguir a dosagem recomendada e não abusar desses medicamentos.
  • Luzes brilhantes e ruídos altos podem piorar os sintomas da enxaqueca. Encontrar um lugar calmo e escuro para descansar durante uma enxaqueca é importante.
  • Atividade física extenuante pode piorar os sintomas de uma enxaqueca. É importante descansar e evitar qualquer atividade extenuante durante uma enxaqueca.
  • Fumar pode piorar os sintomas de uma enxaqueca. É importante evitar fumar ou exposição ao fumo passivo.


E incluir hábitos como:

 

  1. Dieta


Ao tentar controlar uma enxaqueca, vários alimentos podem não ser os mais adequados para consumir. É aconselhável evitar os seguintes alimentos:

 

  • Bacon, salsichas e carnes frias.
  • Queijo contendo tiramina – cheddar, queijo feta, queijo azul, etc.
  • Chocolates.
  • Consumo limitado de álcool. O vinho tinto deve ser rigorosamente evitado.
  • Alimentos extremamente frios, como sorvetes ou bebidas geladas.
  • Feijões.
  • Alimentos processados.
  • Picles.
  • Laticínios cultivados, incluindo soro de leite coalhado, iogurte, etc.
  • Frutas secas.

 

  1. Óleo de lavanda ou óleo de hortelã pimenta

 

O óleo de lavanda pode ajudar a controlar a dor da enxaqueca . Para alívio, você pode inalá-lo diretamente ou após a diluição com óleo transportador. Aplicar o óleo nas têmporas e massagear suavemente também pode ajudar a aliviar a enxaqueca.

O óleo de hortelã-pimenta contém o mentol químico, que pode ajudar a prevenir ataques de dor de enxaqueca. O uso da hortelã-pimenta proporciona um alívio significativo e melhorias consideráveis ​​nos sintomas de enxaqueca.

 

  1. Gengibre

 

O gengibre é um remédio caseiro natural que pode ajudar a aliviar as náuseas causadas pela enxaqueca. Consumir chá de gengibre com moderação pode ajudar a controlar a dor e outros sintomas da enxaqueca, incluindo náuseas, tonturas, etc.

Para obter o máximo de benefícios, considere adicionar pequenas quantidades de gengibre à sua comida ou chá todos os dias.

 

  1. Yoga

 

Yoga é uma forma de exercício que pode ajudar a alinhar seu corpo e mente. Isso pode ajudar a aliviar dores corporais de diferentes tipos, oferecendo também alívio para enxaquecas.

As principais posturas de yoga que podem ajudar a controlar a enxaquecas:

 

Adho Mukha Svanasana – Postura do cachorro olhando para baixo

Prasarita Padottanasana – Postura de flexão para a frente com as pernas abertas

Balasana – Postura da criança
Janu Sirsasana – Postura da cabeça ao joelho

Hastapadasana – Postura de flexão para a frente em pé

 

  1. Hidratação

 

Quando o corpo fica desidratado, perdemos fluidos e minerais essenciais, o que pode afetar o funcionamento normal do cérebro e do sistema nervoso. Isso pode levar a uma dor de cabeça, incluindo enxaquecas.

Se você tiver enxaquecas devido à desidratação, manter-se hidratado ao longo do dia é a melhor maneira de evitá-las. Beba muita água e outros líquidos, especialmente quando se exercita, ao ar livre, em climas quentes. Também pode consumir frutas e vegetais com alto teor de água, como melancia, pepino, aipo e alface.

Beba muita água e considere adicionar bebidas esportivas ricas em eletrólitos ou água de coco à sua dieta para repor os minerais perdidos. Você também pode usar uma compressa fria na testa ou no pescoço para aliviar a dor.

 

  1. Descanso

 

O descanso pode ser uma maneira eficaz de controlar a enxaqueca, pois pode ajudar a reduzir o estresse e a tensão, que muitas vezes podem desencadear ou piorar as enxaquecas. Encontre um quarto silencioso e escuro onde possa descansar sem distrações. A falta de sono também pode ser um gatilho para enxaquecas. 

 

enxaqueca-yogateria6


Os quatro estágios de enxaqueca

As quatro fases são:

  • Pródromo – É o sinal de alerta que ocorre um ou dois dias antes do ataque.
  • Aura – Ocorre antes ou durante um ataque de enxaqueca. Estas são as respostas reversíveis do sistema nervoso.
  • Ataque – O ataque de enxaqueca varia de pessoa para pessoa. Pode até durar minutos a horas ou até mesmo alguns dias se não for tratado a tempo.
  • Pós-drome: A dor constante que ocorre mesmo após o ataque. As pessoas se sentem esgotadas, cansadas e inquietas.

 

Enxaqueca aura

 

A aura é uma série de sintomas visuais, sensoriais ou motores que ocorrem pouco antes ou durante uma crise de enxaqueca. Esses sintomas podem incluir:

  • Sintomas visuais: visão embaçada, pontos cegos, linhas em ziguezague ou flashes de luz.
  • Sintomas sensoriais: formigamento ou dormência em uma parte do corpo, especialmente nas mãos ou rosto.
  • Sintomas motores: fraqueza ou dificuldade em mover os membros.

Esses sintomas geralmente duram de 10 a 30 minutos e, em seguida, são seguidos pela dor de cabeça característica da enxaqueca. Nem todas as pessoas que sofrem de enxaqueca experimentam aura, e a presença ou ausência de aura não afeta a gravidade da dor de cabeça.