Dinacharya: Rotina diária do Ayurveda

O que é Dinacharya

Dinacharya significa rotina diária, é a rotina diária saudável do Ayurveda.  No Dinacharya as atividades do dia a dia se baseiam nos ciclos naturais, levando em consideração o ciclo do sol e os elementos e ciclos naturais do nosso corpo.  De acordo com o Ayurveda, a prática regular do Dinacharya ajuda a estabelecer o equilíbrio e manter uma vida de bem-estar ideal por meio de rotina, desintoxicação e nutrição.  

Quando estamos saudáveis e equilibrados, somos capazes de cumprir nosso dharma, o propósito essencial de nossa vida, permitindo-nos sentir o nosso melhor e compartilhar nossos dons com o mundo.

 

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Como seguir o Dinacharya

O Dinacharya, apesar de ser comumente associado à rotina matinal ayurveda, se aplica ao dia como um todo.  Seguem algumas orientações para seguir o dinacharya – uma rotina diária saudável. 

 

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  • Acordar com o nascer do sol

Muitas pessoas ainda acreditam, que acordar cedo faz mal ou envelhece, porém existe inúmeras vantagens em acordar cedo.  Além do nascer do sol ser um período da manhã mais bonito, há mais quietude e a mente e o corpo estão leves e restaurados. A manhã rende mais, possibilitando fazer mais atividades com tranquilidade. Adicionalmente, as práticas espirituais realizadas no início da manhã têm um efeito maior do que em qualquer outra parte do dia, permitindo mais profundidade nas práticas.  

 

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  • Eliminar toxinas 

Lave o rosto, olhos e boca com água fria.

Use um raspador de língua para tirar as toxinas acumuladas na língua, eliminando bactérias e revitalizando as papilas gustativas.  É recomendado usar um raspador de língua de cobre, pelo cobre ter qualidades anti bactericidas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

Faça um bochecho de 5 minutos com óleo de gergelim ou óleo de côco. Conhecido como “oil pulling”, esta prática ajuda na saúde bucal, matando bactérias, prevenindo contra cáries e mau hálito e deixando os dentes com uma aparência mais clara e brilhante.   

Escove os dentes.

Evacue. É uma forma importante de desintoxicar, também trazendo a sensação de energia e relaxamento. 

 

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  • Beber água morna em jejum

Beber um copo de água morna com até 10 gotas de limão é uma forma de fazer um desjejum lento e ativar o corpo.  Também estimula a evacuação.  A água de limão em jejum é especialmente benéfica em dias mais frios e ajuda a ativar o sistema digestivo e aumentar a imunidade.  É recomendado beber água em um copo de cobre ou garrafa de cobre, pelas razões mencionadas acima, além do cobre ajudar a equilibrar os doshas.  

 

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  • Automassagem – Abhyanga

A oleação é uma forma de fazer uma automassagem sem muita pressão muscular, passando óleo morno da cabeça aos pés.  Conhecido como abhyanga, essa forma de massagem ajuda a estimular o fluxo de energia, desintoxicar e fortalecer os tecidos. Pode-se usar óleo de gergelim e é importante tomar um banho para remover o óleo após no máximo 30 minutos de feita a oleação.  

 

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  • Praticar yoga e exercício físicos 

Mexer o corpo de manhã é mais uma forma de se revigorar para o dia.  O ideal é fazer yoga ou outras formas de exercício até começar a suar, sem atingir o limite de exaustão.  Pode-se fazer exercício diretamente após a oleação e em seguida tomar banho. O exercício idealmente deve ser feito antes do café da manhã, mas também pode ser feito no final da tarde/início da noite.  

 

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  • Pranayamas e Meditação

Os pranayamas, ou exercícios de respiração, e a meditação são importantes formas de elevar a energia do corpo, também trazendo alívio de estresse e relaxamento.  Podem ser feitos nas primeiras horas do dia e ao final da tarde.  

 

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  • Alimentação saudável

A alimentação ideal é com comida de verdade, a mais natural possível. As quantidades a cada hora do dia devem considerar o fogo digestivo naquele momento. É dito que você deve tomar café da manhã como um príncipe, almoçar como um rei e jantar como um mendigo.  O ideal é fazer as refeições sempre no mesmo horário, fazendo o almoço a maior refeição do dia entre 12 e 13h, evitar lanches, e jantar entre 18 e 20h, no máximo 2 horas antes de ir dormir. 

 

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  • Sono adequado 

A rotina diária do ayurveda recomenda ir para cama idealmente até às 22h para que se tenha um sono de 8 horas.  Por isso, para conseguir dormir mais e acordar cedo, é importante dormir cedo.  Para facilitar o sono, é importante desligar as telas, comer um jantar leve pelo menos duas horas antes do horário de dormir, e antes de dormir fazer apenas atividades relaxantes como ouvir música e ler.   

 

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O Dinacharya e os doshas – Kapha, Pitta e Vata

O Dinacharya também está associado aos doshas – kapha, pitta e vata – e os elementos da natureza mais prevalentes em cada período do dia. 

 

Desde o nascer do sol às 10h00 – Kapha 

A energia de kapha tem qualidades associadas a àgua e terra. Nesse período do dia o seu corpo pode ainda estar sonolento e pesado, com mais retenção de água e congestão.  Por isso é importante exercício, meditação e alimentos adequados para fazer com que a energia de kapha deixe de ser entorpecida e sim ser manifestada como firmeza e calma. 

 

10h às 14h – Pitta

A energia de pitta tem qualidades associadas ao fogo e à água.  Nesse período do dia, tanto a mente como a digestão estão a pleno vapor.  Por isso, é um bom momento para o trabalho mais árduo, assim como a sua maior refeição do dia – o almoço.  Seu fogo digestivo queima com mais intensidade durante esse período. Você não deve fazer exercícios nesse período porque seu corpo já está acordado e seu fluxo sanguíneo deve estar focado na digestão dos alimentos.  A energia de pitta também pode deixar as pessoas mais irritadas, o que vale um cuidado para não deixar a energia de fogo subir demasiado.

 

14h até o pôr do sol (18h) – Vata  

A energia de vata tem qualidades associadas ao ar e ao éter.  Nesse período do dia a mente pode estar mais rápida mas também pode haver mais distração e ansiedade.   É possível também que o corpo fique desidratado.  É importante o exercício e a alimentação apropriada de manhã e no almoço para estruturar o seu corpo para que nesse período mais leve não seja tão difícil se concentrar.   Mantenha hidratado e minimize as distrações. 

 

18h às 22h – Kapha 

Nesse período que volta a energia de kapha, quando acontece o pôr do sol, o corpo já vai se preparando para dormir.  O período do pôr do sol é um bom momento para meditar.  E a mente, apesar de estar mais estável, não deve ser sobrecarregada com trabalho para auxiliar o sono.  A digestão já vai desacelerando e por isso a alimentação deve ser leve.     É importante desligar as telas e fazer atividades mais relaxantes para que se possa dormir com facilidade no final deste período.  

 

22h às 2h – Pitta

O período noturno de pitta é quando acontece o sono mais profundo e restaurativo, incluindo diversos processos internos importantes para o funcionamento do corpo no dia seguinte.   Por isso é importante ir dormir no início deste período e não ficar acordado surfando na onda pitta.    

 

2h às 6h (nascer do sol) – Vata

Neste período o sono fica mais leve, com mais sonhos.  É novamente um período de reflexos rápidos e pensamentos ágil.  É mais fácil acordar no período vata que mais tarde no período kapha.  Se levanta mais rapidamente e com a cabeça leve.

 

 

Para aprofundar, leia o livro Mude seus horários, mude sua vida.

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