Ciclo Feminino e Ayurveda

Existem diversos ciclos na natureza, desde as estações do ano, as fases da lua, o ciclo de vida e morte.  E as mulheres têm um ciclo especial mensal associado ao seu poder reprodutivo.  Apesar de em tempos modernos este ciclo feminino comumente não ser valorizado, pela perspectiva da Ayurveda, ele tem um valor imprescindível para a saúde da mulher.  Na verdade, o ciclo é visto como uma vantagem que só a mulher possui. O lado emocional e sensitivo das mulheres também são características que podem ser valorizadas.  O ciclo feminino e Ayurveda podem ser associados para realçar seus benefícios para a saúde da  mulher, seguindo recomendações de um estilo de vida apropriado.  

 

Ciclo-Feminino-Ayurveda-yogateria2


Ayurveda e Ciclo menstrual – Período menstrual ayurveda

Ayurveda vê a menstruação como um processo de purificação para as mulheres – um processo de desintoxicação. É o mecanismo do corpo de remoção de toxinas e impurezas, que ajuda a renovar o corpo a cada ciclo. 

As características ideais de menstruação normal, são: 

  • A descarga é mensal, em intervalos regulares.  
  • Sua duração é de três a sete noites, com um fluxo nem em excesso nem escasso.
  • Não há sensação de queimação ou dor.

De acordo com a Ayurveda, se algo está fora desta normalidade no período menstrual, é porque existem desequilíbrios.  Felizmente, também temos como melhorar esses ciclos, seguindo um estilo de vida que respeite e harmonize nossos processos naturais.  

 

Ciclo-Feminino-Ayurveda-yogateria3


Como se cuidar em cada fase do seu ciclo

Cada fase do ciclo menstrual é associada a um dosha e deve ser observada para cuidar do seu equilíbrio.    

Período menstrual (dias 1 a 5)

Período de dominância do vata dosha. Vata regula os movimentos para baixo do corpo e o seu aumento nesse período é o que inicia a descida da menstruação.  As características principais de vata são: seca, leve, fria, áspera, sutil / penetrante, móvel e clara. Neste período menstrual é indicado seguir as seguintes orientações.

 

  1. Diminua os esforços físicos e descanse bem

Neste “período”, você perde muito sangue, então, naturalmente, você se torna mais fraco fisicamente e menos ativo mentalmente. Faça apenas exercícios leves, se necessário; esforce-se menos.  Cuide do sono, dormindo cedo e o tempo apropriado. A meditação também é muito indicada neste período.

 

  1. Coma alimentos quentes e cozidos, com menos variação

Neste período o agni (fogo digestivo interno) está baixo.  Portanto, alimentos mais leves e de fácil digestão, evitando açúcar, laticínios e carnes, são sugeridos para colocar menos estresse nos sistemas do corpo.  É importante também hidratar-se bem.  

 

  1. Mantenha o corpo aquecido

Neste período vata, caracterizado por trazer mais frio e secura ao corpo, é importante hidratar-se com bebidas mornas, comer especiarias que aquecem como gengibre, cominho, açafrão, canela, cardamomo e erva-doce, e manter o corpo de modo geral aquecido. 

 

Período entre a menstruação e ovulação (dias 4 a 14)

Período de dominância do kapha dosha. Esta é a fase de preparação para a ovulação, onde acontece a construção do endométrio. Algumas das principais características do dosha Kapha são: pesado, frio, oleoso, suave, estático, líquido e macio.  Então para equilibrar estes aspectos, este momento é indicado para estimular características opostas.  É um bom momento para se exercitar, comer comidas leves, também se mantendo aquecido. 

 

Período da ovulação até a menstruação (dias 14 a 28)

Período de dominância do pitta dosha. Pitta atua principalmente através da camada de tecido sanguíneo e, assim, o endométrio fica mais cheio de vasos sanguíneos em preparação para o óvulo potencialmente fertilizado.  As características de pitta são: afiada, penetrante, quente, líquida, móvel e oleosa. Nesta fase é importante incluir alimentos e atividades refrescantes e calmantes, e não se esqueça de praticar a moderação.

 

Ciclo-Feminino-Ayurveda-yogateria4


Ayurveda e Fertilidade

O Ayurveda cria uma harmonia natural ao conectar o mundo interno de uma pessoa (a mente, o corpo e o espírito) com o mundo externo (as estações, o ambiente e o macrocosmo mais amplo). 

Para ocorrer a concepção, o Ayurveda diz que há quatro componentes essenciais que devem funcionar juntos de maneira ideal – tempo, o ambiente, fluídos e nutrição e a semente.  Seguem abaixo as condições ideais de cada um desses quatro aspectos.


Tempo

  • Ter estabilidade na vida e estar resolvido com responsabilidades, finanças e deveres.
  • Momento pacífico e sem calamidades no mundo
  • Primavera
  • Ciclos regulares indicando uma ovulação regular

 

Ambiente

  • Livre de toxinas
  • Doshas em equilíbrio
  • Útero com passagem livre e formato regular da cavidade
  • Sem obstrução das trompas

 

Fluídos e Nutrição

  • Plasma e linfo fortes
  • Sangue forte
  • Hormônios equilibradas
  • Nutrição adequada, dieta bem balanceada com todas as vitaminas e minerais essenciais

 

Semente (óvulo e esperma)

  • 16 a 35 anos de idade
  • Bons hábitos sociais e de alimentação (não fazer uso de álcool, tabaco, drogas)
  • Toxinas ambientais mínimas (pouca exposição a poluição)

 

Apan-Vayu-Mudra-yogateria


Apana Vayu

Apana Vayu está associado ao dosha vata e é um dos cinco ventos que existem em nosso corpo. Está presente na parte inferior do corpo e governa a energia que se move para baixo para liberar o feto, fezes, flatulência e fluidos.  O apana vayu governa a menstruação, ovulação e concepção nas mulheres.  

Para manter o apana vayu em equilíbrio, garantindo que faça seu movimento natural descendente em vez de para cima, é importante seguir as recomendações listadas para o período menstrual, incluindo dormir cedo e respeitar os desejos naturais de evacuar e urinar.  

 

Ciclo-Feminino-Ayurveda-yogateria4


Ayurveda e Cólica Menstrual 

De acordo com a Ayurveda, as cólicas menstruais não são normais e sim um sinal de desequilíbrio.  O estilo de vida agitado, não respeitando as necessidades de cada fase do ciclo, contribuem para a cólica menstrual.  Algumas pessoas se exercitam ou tomam remédios para se livrar das cólicas, mas a Ayurveda afirma que descansar nesse período reduzirá os sintomas de cólicas menstruais e outros desconfortos semelhantes, porque é simplesmente a necessidade do seu corpo no momento.  Manter o corpo aquecido, tomar chás como de gengibre ou outras ervas que aquecem, além de colocar uma compressa quente na região da dor também são indicados.  

 

Ciclo-Feminino-Ayurveda-yogateria5


Como aliviar a TPM com o Ayurveda

Na Ayurveda, a melhor forma de cuidar da TPM é com a prevenção.  Viver um estilo de vida saudável diariamente com uma dieta bem regulada, sono de qualidade e hábitos de exercícios consistentes é realmente o plano ideal para tratar, ou melhor ainda, ignorar esses sintomas por completo.

No entanto, a TPM é uma condição que afeta muitas mulheres, com diferentes sintomas categorizadas de acordo com a predominância do dosha.

 

Os sintomas de TPM do tipo Vata incluem dor lombar, dor abdominal inferior, distensão, ansiedade, medo, insônia e alterações de humor. Para o alívio destes sintomas Concentre-se em refeições quentes, bem cozidas, bem temperadas e untuosas em horários regulares; ou seja, sopa. Use especiarias generosamente: canela, erva-doce, gengibre, cardamomo, cúrcuma, manjericão. Evite frio, alimentos crus, saladas, sal em excesso.  Utilize óleo – internamente em seus alimentos, ou seja, abacate, nozes, óleos saudáveis, e externamente, como na auto-massagem diária com óleo. 

 

TPM do tipo Pitta é caracterizada por sensibilidade nos seios, uretrite, urticária, ondas de calor, irritabilidade e, às vezes, sensação de queimação ao urinar. Concentre-se em alimentos frescos, refrescantes e calmantes, como pepino, coco e melão. Use ervas amargas, doces e calmantes: erva-doce, coentro, hortelã, endro, calota craniana

Evite alimentos quentes, oleosos e picantes.  Reduza os estimulantes, refresque sua mente e incentive o relaxamento.

 

Os seios do tipo Kapha ficam aumentados e sensíveis, pois a TPM envolve retenção de água e sonolência. A mulher pode sentir náuseas ou vomitar um pouco antes ou durante os ciclos. Concentre-se em alimentos quentes, estimulantes, leves e nutritivos

Use especiarias em todos os lugares – alimentos e bebidas: pimenta-do-reino, cravo, cardamomo, gengibre. Evite produtos lácteos. Pratique exercícios estimulantes, limite a quantidade de comida e não durma em excesso. 

 

A prática de yoga e meditação é indicada para todas as mulheres no alívio da TPM.

 

Ciclo-Feminino-Ayurveda-yogateria6


Alívio de cólica e TPM com Yoga

As posturas de yoga, feitas de forma leve e suave, podem trazer alívio de cólica e TPM. Alguns asanas que aliviam a região pélvica são particularmente bons para o sistema reprodutor feminino.  Aqui listamos 10 opções de asanas para alívio de cólica e TPM.

 

postura-gato-yogateria


Postura do gato –  Bidalasana

 

postura-criança-balasana-yogateira

 


Postura da Criança – Balasana

 

malasana-postura-guirlanda-yogateria8


Postura da guirlanda – Malasana

 

Postura-Borboleta-Baddha-Konasana-yogateria


Postura da borboleta – Baddha Konasana

 

Torsão-sentada-Ardha-Matsyendrasana-yogateria


Torsão sentada – Ardha Matsyendrasana

 

Postura-ponte-Setu-Bandhasana-yogateria


Postura da ponte – Setu Bandhasana

 

pavanmuktasan-postura-liberacao-ar-yogateria


Postura de Alívio do Vento –  Pawanmuktasana

 

Postura-Herói-reclinado -Supta-Virasana-yogateria


Postura do Herói reclinado – Supta Virasana

 

yoga-para-dormir-yogateria


Postura de Pernas para Cima -Viparita Karani

 

savasana-postura-cadaver


Postura do Cadáver – Savasana

 

 

Ciclo-Feminino-Ayurveda-yogateria7


Menstruação e o desequilíbrio dos doshas

As mulheres tendem a vivenciar a menstruação de acordo com seus doshas, e assim podem ajudar a prevenir sintomas mantendo recomendações apropriadas para cada dosha. 

 

Menstruação do Vata Dosha

Um ciclo de vata normalmente estará no lado mais leve em termos de fluxo. O sangue pode ser mais escuro, mais marrom avermelhado ou mesmo preto. Os desequilíbrios de Vata podem contribuir para a ansiedade, dificuldade em dormir e prisão de ventre nessa época. Eles também podem sentir dor lombar e no quadril durante o ciclo. Para equilibrar, eles devem desfrutar de alimentos macios, aquecedores e básicos com gorduras saudáveis. Devem evitar a cafeína e fazer as coisas mais devagar. 

 

Menstruação do Pitta Dosha

Um ciclo de pitta tende a sangrar mais forte e uma sensação de calor ao redor do ciclo. Eles podem sentir raiva ou irritabilidade e fortes desejos. Com o influxo de sangue e calor, inchaço no corpo, aumento da temperatura corporal, dor de cabeça, seios sensíveis, acne, náuseas, vômitos e diarréia são comuns. Para equilibrar, eles devem seguir uma dieta pacificadora de pitta e um estilo de vida durante todo o mês – favorecendo alimentos secos e refrescantes sem temperos. 

 

Menstruação do Kapha Dosha

Um ciclo kapha tende ao excesso de água ou inchaço e uma sensação de peso. Seu sangue menstrual pode ser mais pesado e com mais muco e elas são propensas a candidíase ou coceira. Muitos kaphas tendem à depressão ou comer emocionalmente no período que antecede a menstruação. Para equilibrar isso, os kaphas devem convidar à leveza e ao movimento. É melhor seguir uma dieta pacificadora kapha durante todo o mês – com foco em alimentos mais leves e temperos digestivos. Os exercícios e a escovação a seco ajudam a manutenção do movimento.

 

Ciclo-Feminino-Ayurveda-yogateria8


Ciclo lunar e menstruação

É dito que o ciclo feminino mais saudável estará mais em sintonia com as fases lunares. O ciclo lunar é de aproximadamente 29,5 dias, coincidindo com a duração média do ciclo menstrual para a maioria das mulheres ovulando. O fluxo mais sintonizado com a lua, começará na lua nova com a ovulação ocorrendo por volta da lua cheia. Quando a lua está cheia, ela atinge seu pico de energia, retirando o óvulo de sua casa no ovário.  

A mandala lunar é uma ferramenta para o acompanhamento e conexão do que acontece com você em cada fase da lua.  Com o tempo é possível perceber padrões e tendências no ciclo lunar associadas ao ciclo feminino também. 

  • Bolster Eco

    R$269
  • Fora de estoque

    Copos Cobre – 250 ml

    R$119
      • Marchetado
      • Ornamentos
      • Flor da vida
  • Limpador de Língua 100% cobre puro – EDIÇÃO LIMITADA

    R$59
    COMPRAR
  • Livro – Mude seus horários, mude sua vida

    R$39
    COMPRAR