Significado de Bhujangasana
Bhujanga = cobra, asana = postura. A postura da cobra é uma das posturas básicas de yoga, que é praticada em diferentes estilos e níveis.
Faz parte do grupo das retroflexões, que são posturas que mantém o corpo e a mente alertas, estimulam as sensações de determinação e coragem.
Benefícios
É uma postura energizante de abertura de peito, abertura do coração e de espaço para os pulmões.
- Fortalece as pernas, região alta das costas, braços e ombros
- Fortalece a coluna vertebral
- Enrijece os glúteos e estimula os órgãos abdominais
- Ajuda a dissipar o estresse e a fadiga
- Diminui a dor ciática
- Ajuda na cura à depressão moderada
- Ao criar espaço no tórax, melhora a qualidade da respiração
Como fazer a postura da cobra
Deite de barriga para baixo, com os dedos dos pés apontados para trás, palmas das mãos no nível dos ombros, cotovelos perto do corpo. Pernas ativas, abdômen ativo e testa no chão.
Na inspiração, levante a cabeça e comece a esticar os braços aos poucos para tirar o peito do chão. Aponte o queixo para cima.
Mantenha os ombros afastados das orelhas, escápulas querendo juntar uma com a outra. Mantenha as mãos empurrando para frente e para o chão.
Empurre a pelve e o osso púbico em direção do chão e mantenha o abdome contraído e apontando para cima. As pernas permanecem ativas e os pés em pontinhas.
Durante a postura, perceba que a respiração se torna mais comprida, permaneça na postura durante 5-10 respirações, mantendo a consciência das partes ativas do seu corpo.
Para sair da postura, expire e desça gentilmente a testa para o chão, descanse por algumas respirações deitado de barriga para baixo ou descanse na postura da criança (balasana). Tome seu tempo para entrar em esta postura e vá só até onde sentir uma postura ainda confortável.
Contraindicações
Esta postura deve ser evitada se você tem: Pressão alta, problemas de coração, enxaqueca ou dor de cabeça recorrente ou está grávida.
Variação da posição
Se você se sentiu confortável depois de 5-10 respirações na postura, você pode experimentar caminhar as mãos mais longe dos ombros para frente, esticando os cotovelos e rotacionando os braços para fora.