Dicas de Yoga para aproveitar melhor o verão

Com a chegada do verão, o corpo desperta da inércia do inverno e sente a necessidade de curtir novas experiências e aproveitar totalmente a luz do sol até tarde. Neste artigo, você descobrirá como se beneficiar dos elementos que o bom clima disponibiliza todos os dias, a luz, o sol, o mar e o tempo livre para se sentir regenerado e equilibrado. O verão é a estação mais quente do ano e, de acordo com o yoga e o Ayurveda, é o momento em que o elemento fogo predomina, o que ajuda a fazer você se sentir mais enérgico e vital.

Aqui estão algumas dicas para a sua prática de yoga no verão

yoga-no-parque

  • Se você prefere sequências de yoga leves e refrescantes, pode optar por deixar de lado, pelo menos por enquanto, a saudação ao sol, porque ela contribui para aumentar a temperatura do corpo ou praticá-la lentamente e com menos repetições.
  • Aproveite o tempo livre para fazer uma prática lenta e meditativa, feche os olhos entre uma postura e outra e descanse o corpo. Perceba cada parte, cada músculo que ativa e faça todos os movimentos com grande consciência.
  • Beba bastante água com o estômago vazio e, se possível, mais de dois litros por dia para reabastecer os líquidos perdidos, especialmente depois de praticar yoga. Evite bebidas açucaradas e com gás.
  • Pratique ao ar livre. Dê preferência para ambientes tranquilos, como um parque ou um lugar cercado pela natureza, e utilize tapetes de yoga indicados para uso externo. Durante sua prática aprecie cada momento, os sons e o ar fresco. Tente respirar profundamente e praticar diferentes tipos de respiração iogue para equilibrar o corpo e armazenar uma energia nova (prana) necessária para as próximas estações.
  • Quando praticar yoga? Os melhores horários para praticar yoga são de manhã cedo ou à noite, ao pôr do sol, portanto evite as horas centrais do dia. Não sabe quando praticar? Saiba que existem dois tipos de pessoas: aquelas que são naturalmente predispostas a praticar pela manhã, quando a mente está voltada para o silêncio e a internalização e o corpo está pronto para receber nova energia; e aqueles que preferem praticar à noite, com o corpo já acordado, para reequilibrar a mente após um dia agitado. Escolha de acordo com suas necessidades. O local mais adequado para a prática externa é um local na sombra onde você sinta que não será incomodado. Mesmo apenas 20 minutos é bom, mas com consistência todos os dias.

As melhores posturas de yoga para praticar no verão

  • Janusirsasana-yoga-asana-cabeça-no-joelhoFlexões para frente: essas posturas têm propriedades calmantes e refrescantes. Escolha praticar as posturas no chão como Pashimottanasana (estique as pernas e traga o tronco para os joelhos, não dobre as costas, caso não consiga ou sinta alguma rigidez utilize cinto de yoga para um melhor alongamento). Tente também Janushirsasana (flexione o joelho direito e coloque o calcanhar direito na parte interna da coxa da perna esquerda, traga o tronco para a perna esticada esquerda, imaginando que você está aproximando o coração do joelho. Respire na postura por alguns minutos e depois faça tudo para o outro lado).

     

  • Ardha-Matsyendrasana-Yoga-AsanaTorções como Ardha Matsyendrasana são excelentes para desintoxicar o corpo e massagear o fígado. Sente-se e flexione o joelho esquerdo, colocando o calcanhar esquerdo em contato com o glúteo direito. A perna direita flexiona e o tornozelo toca a parte externa do joelho direito, o tronco gira e o cotovelo esquerdo se move para fora do joelho direito. Tente abrir o peito empurrando-o para cima e olhe para um ponto atrás de você.

     

  • Posturas invertidas como Halasana para regenerar a mente e facilitar a meditação e a autoconsciência. Comece na postura da vela e, lentamente, traga as pernas de volta para descansar as costas ou a ponta dos pés no chão. Empurre os joelhos para cima, traga os braços para a frente e mantenha o pescoço ainda livre de tensão. Preste atenção na coluna e nos músculos das costas.

No entanto, existem posturas que não são recomendadas no verão devido aos seus efeitos no aumento da força corporal e do abdômen. Aqui estão as posturas que você deve evitar durante a estação mais quente:

Dicas de Yoga para aproveitar melhor o verão 2Curvas para trás, como Bhujangasana (postura da cobra) e Ustrasana, despertam o calor do corpo. Você pode praticar essas posturas quando a temperatura cair para aquecer os músculos e melhorar sua postura.

As posturas que atuam na força abdominal, como Navasana ou Vasishtasana. Essas posturas requerem uma quantidade razoável de energia e podem gerar transpiração excessiva.

Reduza também as posturas em pé, como Trikonasana ou Virabhadrasana, pois elas despertam o calor do corpo.

Aproveite o tempo livre que você tem no verão para se concentrar mais em si mesmo. Pratique yoga quando quiser conscientemente e, se tiver a oportunidade, poderá nadar no mar durante o horário de pico!

 

Feliz verão!