Reiki, conheça a cura através das mãos

Reiki é uma técnica de imposição das mãos criada em 1922 por Mikao Usui. Após meditar e jejuar por 21 dias no Monte Kurama, Mikao Usui cria o Reiki. Essa técnica difundida pelo mundo, faz um século este ano e hoje é considerada uma terapia complementar pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Reiki, conheça a cura através das mãos 1

 

O que é Reiki e para que serve?

Sabemos que tudo é energia, e essa energia forma tudo o que há no universo. Os átomos são pura energia e compõem tudo o que enxergamos ao nosso redor. Ou seja, natureza, nossos corpos, casas, animais de estimação, bens materiais, tudo é feito dessa energia cósmica.

Mas há também uma energia mais sutil, uma energia que podemos sentir muito forte quando estamos em contato com a natureza, quando meditamos profundamente, quando estamos felizes e positivos, essa é a energia vital. A energia vital pode ser chamada de prana pelos indianos, chi pelos japoneses e no Reiki ela é chamada de Ki.

Portanto Rei (inteligência) + Ki (energia vital) é o processo de encontro da energia material com a energia mais sutil, após a sintonização energética feita por um terapeuta reikiano. Essa energia penetra em espiral pelo chackra coronário, passa pelo chakra cardíaco, para depois sair pelas mãos. É uma energia inteligente que distingue as necessidades de cada indivíduo, estimulando o processo de cura necessário a cada um de nós.

Essa energia que é imposta pelas mãos faz do terapeuta de Reiki, ou reikiano, um canal. E para se manter um canal saudável para realizar o trabalho energético que é o Reiki, o terapeuta mantém práticas de meditações para não utilizar a sua energia pessoal no tratamento, mas ser apenas um canal da energia sutil.

Esse trabalho energético feito através da imposição de mãos no Reiki estimula, organiza e promove os processos vitais do corpo, trazendo bem estar, acalmando, aliviando dores físicas, acelerando processos de cura e tratando traumas emocionais do presente e do passado.

Reiki é um método natural para equilibrar, restaurar, aperfeiçoar, purificar e curar todos os corpos (material e energético), criando para o nosso ser o estado de harmonia.

Quando a doença física toma conta de nosso corpo, o médico trata os sintomas e sequelas, mas muitas vezes a causa pode ser emocional, gerando bloqueios de energia no corpo, é aí que entra o Reiki, desbloqueando essa energia e cuidando das doenças na raiz, onde elas se originaram. Por esse motivo a OMS considera o Reiki uma terapia complementar.

Mas, sozinho o Reiki não consegue trabalhar todos os bloqueios, o auto-conhecimento, a mudança de comportamento e o ato de se desligar de padrões e crenças limitantes precisam caminhar junto com o tratamento do Reiki. Apenas esse conjunto de ações podem realmente eliminar os problemas emocionais e os bloqueios de energia.

 

Reiki, conheça a cura através das mãos 2

 

Como é feita a sessão de Reiki?

A sessão de Reiki se trata da conexão humana com o universo para encontrar o equilíbrio e, consequentemente a cura. Na sessão, a pessoa fica deitada e vestida em uma maca ou cama de massagem e o terapeuta de Reiki irá fazer a conexão com a energia sutil e, através da imposição das mãos, será um canal dessa energia até a pessoa deitada.

O terapeuta posicionará as mãos em diversos locais do corpo, especialmente aqueles mais sensíveis, em cada local o terapeuta canaliza a energia de 3 a 10 minutos e cada sessão demora cerca de 45 minutos no total.

As primeiras sensações são de relaxamento e bem estar e, ao longo do tratamento (que pode incluir várias sessões) a pessoa começa a se sentir menos ansiosa e deprimida, com mais disposição, se livrando ainda de dores físicas e sintomas de doenças. O Reiki traz uma melhor qualidade de vida, sendo um grande aliado para doenças graves.

Geralmente, em casos mais simples, o tratamento de Reiki dura de 3 a 4 sessões, em casos mais graves as pessoas podem fazer sessões de Reiki por tempos mais longos.

 

Reiki, conheça a cura através das mãos 3

 

O que uma pessoa sente no Reiki?

Durante a sessão de Reiki, a pessoa pode experimentar um estado de extremo relaxamento e profundo descanso. Como em uma massagem, tudo é feito pelo terapeuta, a pessoa que recebe o Reiki permanece deitada, pode estar de olhos fechados e, muitas vezes o relaxamento é tão profundo que a pessoa chega a dormir durante a sessão.

Após uma sessão de Reiki a pessoa pode experimentar alívio no corpo e na mente, melhor mobilidade do corpo, alívio de dores, aumento da criatividade e do equilíbrio. As sessões trazem uma vida mais leve para o indivíduo.

Aliados às sessões de Reiki, outras práticas diárias podem elevar a frequência vibratória, ou energia vital, de uma pessoa:

  • Meditação diária;
  • Pranayamas (práticas de exercícios respiratórios);
  • Entoação de mantras;
  • Orações;
  • Liberação de sistemas crenças limitantes e enfraquecedoras;
  • Alimentação saudável e equilibrada;
  • Sono de qualidade;
  • Atividade física equilibrada e regular;
  • Sol e contato com a natureza;
  • Qualidade dos pensamentos e sentimentos.

 

Reiki, conheça a cura através das mãos 4

 

Qual a religião do Reiki?

Mikao Usui, que desenvolveu o Reiki, era praticante do budismo mas o Reiki não tem ligação com qualquer religião. Também não costuma existir espaços sagrados ou ligação com algum credo.

Os praticantes do Reiki possuem alguns fundamentos, que são os cinco preceitos éticos. Somente por hoje (Kyo dake wa):

  • Não se zangue (Okoru-na);
  • Não se preocupe (Shimpai suna);
  • Seja grato (Kansha shite);
  • Trabalhe duro (Gyo wo hage me);
  • Seja gentil com as pessoas (Hito ni shinsetsu ni).

Os praticantes fazem meditações diárias com as mãos em prece sobre o peito, pela manhã e à noite e praticam a auto aplicação, tanto para manter o equilíbrio como para proteção energética.

Além disso, a prática de Reiki possui 3 pilares:

  • Gassho – meditação;
  • Reiji-Ho – oração;
  • Chiryo – o tratamento.

 

Reiki, conheça a cura através das mãos 5

 

Os níveis do Reiki

O Reiki possui três níveis. No primeiro nível, a pessoa se torna um canal da energia do Reiki e a cura se mantém a nível físico. É chamado de despertar pois as pessoas iniciam o seu processo para uma nova realidade. Nesse nível a pessoa percebe que sua vida está diretamente ligada às suas escolhas e suas ações. Neste nível há ressonância com o chakra básico e umbilical.

O segundo nível está ligado ao emocional e mental. Aqui são provocadas grandes mudanças de atitudes para que as transformações se realizem. Há uma tendência ao desapego e à uma maior flexibilidade. O principal aspecto desse nível é a cura à distância. Aqui há ligações com os chakras do plexo solar, cardíaco, laríngeo e frontal.

Já o terceiro nível está ligado ao espiritual e tem ressonância com o chakra coronário. Aqui o reikiano aprende a facilitar o processo de cura para um grande número de pessoas. Desse modo consegue atingir multidões, estados e até países, torando-se um agente de regeneração planetária. Aqui também o Reiki ensina técnicas com a utilização de cristais.

Há ainda o nível quatro, também conhecido como mestrado. Nesse nível o reikiano pode iniciar novos praticantes.