Liberação Miofascial, um carinho para o corpo

Já ouviu falar em liberação miofascial? Tem ideia do que seja isso?

Neste post vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e você verá como a liberação miofascial pode ser uma grande aliada na sua rotina.

 

Liberação Miofascial, um carinho para o corpo 1

 

O que é liberação miofascial?

Mio quer dizer músculo e fascia é um tecido fibroso que recobre os músculos, órgãos, nervos e ossos do corpo. Essa grande teia é o tecido conjuntivo que conecta o corpo todo. A fascia tem ligação com a mobilidade e elatisticidade do corpo.

Por estar conectada a todo o corpo, as tensões, estresse, sedentarismo, má-postura, movimentos incorretos e outros problemas emocionais deformam e tensionam a fascia e são traduzidos em restrições, tensões e dores.

O corpo reage a estes fatores formando nódulos que acumulam toxinas e prejudicam o bom funcionamento do sistema musculoesquelético.

A liberação miofascial trata-se de técnicas de massagens, tanto com as mãos como com algumas ferramentas apropriadas, para aliviar os pontos de tensões e dores localizados nos músculos e na fascia.

A liberação atua diretamente nesses pontos aliviando as dores e provocando o relaxamento. Ela é feita através de manobras lentas e contínuas. Essas manobras podem ser realizadas com as mãos, bolinhas, rolos e outras ferramentas.

 

 

Liberação Miofascial, um carinho para o corpo 2

 

Para que serve a liberação miofascial?

A liberação miofascial serve para desfazer os pontos de tensões e dores trazendo relaxamento. Ela traz alívio e descompressão dos músculos e da fascia.

Quando realizamos uma atividade física mais longa ou um treino mais pesado, por exemplo, geralmente nossos músculos respondem através de dor e tensão. O mesmo ocorre quando ficamos muito tempo em má postura ou quando nossa rotina está estressante demais. É aí que entra a liberação miofascial. Ela vai ajudar a diminuir essas sensações de dor, tensão e restrições de nossos músculos.

Ela pode ser feita também antes dos treinos, como forma de alongar os músculos e prepará-los para o exercício.

 

Liberação Miofascial, um carinho para o corpo 3

 

Quando fazer a liberação miofascial?

As técnicas de liberação miofascial são muito utilizadas por atletas na busca de uma boa recuperação muscular. Nestes casos ela pode ser feita antes ou depois dos exercícios para ajudar os músculos. Essa técnica também pode ser utilizada por pessoas comuns em suas rotinas de treino.

Também pode ser aplicada em pessoas que fizeram atividades extenuantes ou que realizaram movimentos errados, causando dores musculares. A técnica irá liberar as tensões e rigidez, diminuindo assim as dores.

Quem nunca sentiu os ombros duros e doloridos após uma semana estressante de trabalho? A liberação miofascial também pode te ajudar aí, trazendo alívio e bem estar.

No inverno tendemos a contrair o corpo e os músculos por conta das temperaturas mais baixas e da sensação de frio, o que torna uma estação onde as técnicas de liberação miofascial são muito bem vindas!

 

 

Liberação Miofascial, um carinho para o corpo 4

 

Quem pode fazer a liberação miofascial?

No caso de pessoas saudáveis onde não há lesão muscular ou indício de alguma patologia, a liberação miofascial pode ser realizada em casa através de auto massagens.

Caso as dores sejam provenientes de lesões ou de patologias, é melhor procurar um profissional, seja ele um médico ou fisioterapeuta.

 

 

Liberação Miofascial, um carinho para o corpo 5

 

Porque a liberação miofascial dói?

Porque muitas vezes a área que irá receber a terapia já está sensível. Mas essa é uma dor “boa”, pois traz o alívio nos pontos que estavam sofrendo com dores, tensões e rigidez.

 

 

Liberação Miofascial, um carinho para o corpo 6

 

Como fazer a auto liberação miofascial?

Existem algumas técnicas para a auto liberação miofascial. Entre elas estão a manual e com auxílio de acessórios.

A liberação fascial manual pode ser feita através de automassagens, deslizamentos, fricções, alongamentos, compressões, entre outras técnicas.

A auto liberação miofascial pode ser realizada ainda com o auxílio de alguns acessórios. São eles:

  • Rolo de liberação miofascial (foam roller): consegue trabalhar praticamente todos os grupamentos musculares;
  • Bolas: utilizadas para massagens nas plantas dos pés e nas partes anterior e posterior das pernas;
  • Bastão (stick): usados para quadríceps e ísquiotibiais, menos eficientes mas bons para serem levados em viagens;
  • Bolas massageadoras peanuts (formato que lembra um amendoim): para região das pernas, coluna, braços e pescoço.

Existem no mercado vários kits de liberação miofascial, incluindo 2 ou mais dos acessórios acima ou com diferentes tamanhos de um mesmo acessório. Escolha sempre aquele que mais atende à sua necessidade.

E a maioria desses acessórios atuam com a pressão do próprio peso do corpo em movimentos circulatórios e de vai-vém.

Valor de uma sessão de terapia de liberação miofascial

As sessões em geral são realizadas por fisioterapeutas e o valor de cada sessão varia de R$ 50 a R$ 200 dependendo da região do país.

Há contraindicações para a liberação miofascial?

Em alguns casos a liberação miofascial não é indicada, como em feridas abertas, infecções, hematomas ou hiper sensibilidade na pele. Também não é indicado para pacientes em uso de anti-coagulantes, com alguma patologia no sistema circulatório ou diabetes sem controle. Nos casos de osteoporose ou fraturas também deve ser evitado.

Em todos os casos acima o ideal é procurar um especialista.

 

 

Liberação Miofascial, um carinho para o corpo 7

 

Liberação miofascial benefícios

  • Aumento da mobilidade e consciência corporal;
  • Melhora a execução dos movimentos;
  • Diminui a tensão e sobrecarga nas articulações e músculos;
  • Relaxa e ativa os músculos;
  • Liberação do ácido lático;
  • Ajuda na recuperação muscular e previne dores;
  • Prevenção de lesões;
  • Aumenta a sensação de bem estar e relaxamento.

Hoje as técnicas de liberação miofascial são muito utilizadas nas preparações de esportistas e atletas de alta performance. A ciência já mostrou que as técnicas não funcionam apenas para relaxamento e minimizar as dores, mas melhora a amplitude dos movimentos, a resposta dos músculos e, por consequência, aumenta muito a performance do atleta.

Por conta de todos esses benefícios, a liberação miofascial já faz parte dos tratamentos e prevenções durante os treinos de inúmeros atletas ou equipes esportivas.

Com isso as técnicas têm chegado até a rotina de treinos de pessoas que colocam as atividades físicas em seu cotidiano. Com o acesso à informação que temos hoje, as pessoas já estão cientes de que um corpo em forma só traz saúde se vier acompanhado de saúde e bem estar. E isso também significa minimizar as dores e tensões não só dos treinos, mas que a vida também traz.