Golden Milk, conheça agora essa delícia saudável!

Já ouviu falar sobre o golden milk? Golden milk é esse leite dourado delicioso que está tomando conta da rotina das pessoas que desejam manter uma linha de alimentação mais saudável e vem ganhando ainda mais espaço por suas propriedades terapêuticas. Por ser uma bebida termogênica, também tem sido muito utilizado por aqueles que gostam de praticar atividades físicas.

Mas o golden milk vai além e vamos conhecer um pouco mais sobre essa bebida incrível.

 

Golden Milk, conheça agora essa delícia saudável! 1

 

Golden milk e ayurveda

No conhecimento milenar da medicina ayurveda, a farmácia está na cozinha e na horta. Através dos alimentos são feitos inúmeros tratamentos de prevenção e cura de muitas doenças.

O estudo da ayurveda leva as pessoas a se aprofundarem no conhecimento de plantas, ervas, especiarias e dos alimentos para saber como eles atuam no nosso organismo e como cada indivíduo pode se beneficiar com cada propriedade.

Como hoje em dia as pessoas têm se preocupado cada vez mais com a saúde e a longevidade, alguns preparos ayurvédicos começam a ficar cada vez mais conhecidos e consumidos.

Esse é o caso do golden milk, uma bebida milenar a base de leite (de vaca ou vegetal) e açafrão.

O golden milk é muito indicado pela ayurveda para dar um boost naqueles que precisam melhorar a nutrição. Geralmente são as pessoas de dosha vata, que possuem um fogo digestivo (agni) mais suave e sentem menos fome. São pessoas que tendem a comer menos e pular refeições quando estão em desequilíbrio. Por isso o golden milk, com suas propriedades nutritivas e que estimulam o agni são de grande ajuda no tratamento desses desequilíbrios.

A cúrcuma é o principal ingrediente do golden milk. É ela que traz a cor dourada característica do golden milk. A cúrcuma é uma das especiarias mais utilizadas na culinária ayurveda. Por sua ação anti-inflamatória e por ajudar na imunidade, colocar pelo menos uma colher de chá nas preparações diárias (sejam refeições ou chás) pode garantir uma vida mais saudável. Muito usada também no tratamento de gripes e resfriados, sempre acompanhada de pimenta preta e muitas vezes de gengibre e um toque de limão.

 

Golden Milk, conheça agora essa delícia saudável! 2

 

O que é golden milk?

O nome golden vem da cor dourada que a cúrcuma traz e milk do leite, que pode ser de origem animal ou vegetal.

Segundo algumas teorias, o golden milk é uma mistura que surgiu há cerca de cinco mil anos na Índia. Mas o que se sabe realmente é que a bebida é consumida há muitos séculos nas culturas orientais. Apreciada não só por ser algo quentinho e gostoso, mas pelos inúmeros benefícios à saúde. Por esses mesmos motivos, ela continua sendo difundida e conquistando milhares de adeptos até hoje.

Na prática, o golden milk é uma mistura de leite animal ou vegetal com cúrcuma e especiarias que pode ser utilizado como remédio, prevenção ou como uma gostosa bebida quente para dias mais frios.

O uso do leite de origem animal se deve porque originalmente a ayurveda não é vegetariana ou vegana e utiliza alguns produtos de origem animal para tratamentos específicos de doenças mais graves. Além disso, na Índia a vaca é considerada sagrada pois na religião hindu ela representa a espiritualidade e fertilidade, essenciais para a vida humana. Portanto, o leite e seus produtos derivados trazem benefícios à saúde do corpo e do espírito, segundo a tradiçãoo indiana.

 

Golden Milk, conheça agora essa delícia saudável! 3

 

Para que serve o golden milk, e quais seus benefícios?

Os principais benefícios do golden milk vêm da presença da cúrcuma. Ela é uma das principais especiarias da medicina ayurveda por seus inúmeros benefícios. A cúrcuma tem ação cicatrizante, antioxidante, anti-inflamatória, melhora a saúde cognitiva e o sistema imunológico, facilita a digestão e consequentemente o emagrecimento e auxilia no tratamento do diabetes e do colesterol.

Durante a pandemia seus benefícios foram muito divulgados por sua potente ação no sistema imunológico. Mas vale lembrar que ela deve ser sempre utilizada em conjunto com a pimenta preta, pois esta facilita a absorção da cúrcuma pelo organismo.

Além de ajudar a absorção da cúrcuma, a pimenta estimula o agni, fogo digestivo do nosso organismo. Nas terapias ayurvédicas um agni em equilíbrio é sinal de boa saúde, pois uma vez que os alimentos não são corretamente digeridos, podem se transformar em toxinas no organismo.

O gengibre e a canela, quando adicionados, potencializam a característica termogênica da bebida.

O leite atua como agente carreador. Mesmo que seja vegetal, é importante que seja rico em gorduras, pois são elas que irão ajudar a carregar todos os benefícios das especiarias para as células do corpo humano. O leite ainda traz propriedades nutritivas ao golden milk. Ajudando no tratamento daqueles que precisam de um incentivo na nutrição do organismo.

Algumas receitas ainda levam cardamomo, que além de ajudar o sono, também é antioxidante reduzindo as toxinas no corpo, ajuda a saúde bucal, digestiva, bem como o sistema urinário e mantém um metabolismo saudável.

 

Golden Milk, conheça agora essa delícia saudável! 4

 

Qual o melhor horário para tomar golden milk?

É uma receita muito versátil!! A mistura pronta de especiarias pode ser utilizada em risotos, para temperar legumes, por cima da pipoca, além de ser utilizada na bebida.

Já a bebida golden milk, quando tomamos logo após o almoço, ajuda na digestão e diminui a vontade de comer doces. Pode ser usado também pela manhã, ajudando na imunidade. Antes de dormir capriche um pouquinho no cardamomo, adicione uma pitada de noz moscada e tenha uma noite tranquila.

Vai trabalhar no escritório e deseja tomar seu golden milk após o almoço? Coloque-o em uma garrafa térmica e garanta sua bebida quentinha para ajudar na digestão.

Nos momentos de descanso, o golden milk quentinho ajuda a relaxar! Para um relaxamento ainda maior, adicione uma massagem a esse momento. Um bom massageador aliado à um golden milk quentinho acaba com qualquer sinal de estresse. Um bom incenso também faz desse momento um pequeno ritual de presente no meio do seu dia!

 

Golden Milk, conheça agora essa delícia saudável! 5

 

Golden milk ingredientes

Como tudo na ayurveda, o interessante é ter sempre ingredientes frescos para fazer o seu golden milk. Quanto mais frescos e naturais, mas as propriedades estão disponíveis para serem absorvidas por nosso organismo.

Nas misturas vendidas prontas é preciso observar se os ingredientes são realmente naturais e apresentados em boa concentração, não se deixe levar apenas pelos aromas e sabores.

 

Golden Milk, conheça agora essa delícia saudável! 6

 

Golden milk receita

1 colher de sopa de cúrcuma em pó

½ colher de sopa de gengibre em pó

½ colher de sopa de canela em pó

1 pitada de cravo

1 pitada de pimenta preta

Cardamomo a gosto (opcional)

Coloca tudo no pilão ou no processador e triture. Não aqueça os ingredientes.

Essa mistura dura até 15 dias em um pote fechado, armazenado em temperatura ambiente.

Você pode acrescentar ainda tribulus terrestre, maca peruana ou ashwaganda. Escolha um dos 3 ingredientes e incremente ainda mais seu golden milk.

Na hora de consumir, pode colocar a mistura em um copo de leite morno.

Uma outra dica deliciosa é juntar 1 colher de sopa de coco em pó e misturar em um copo de água morna. Seu golden milk fica delicioso e mais nutritivo!

Dicas extras de ayurveda:
Além do golden milk, existem outros hábitos ayurvedicos que também são fáceis de incorporar na sua rotina, como raspar a lingua com limpador de cobre, beber água em copo de cobre ou armazená-la em garrafa de cobre.
Ayurveda traz saúde e longevidade para nossas vidas, e através de pequenas mudanças, podemos usufruir de seus benefícios. Acompanhe nosso blog e aprenda mais sobre essa medicina milenar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *