Cuide de sua pele, dicas de esfoliação corporal

A esfoliação corporal é uma forma eficiente de remover as células mortas do corpo e ajudar a renovação de nossa pele. As células já cumpriram sua função e a esfoliação corporal acelera o processo natural de eliminação dessas células para que a pele fique linda e saudável.

Existem várias maneiras de fazer a esfoliação corporal, desde métodos caseiros e naturais, alguns simples utilizando escova seca, até técnicas feitas por massagistas. A esfoliação corporal também pode ser feita em uma incrível massagem ayurvédica. Vamos conhecer um pouco mais sobre esses métodos!

 

Cuide de sua pele, dicas de esfoliação corporal 2

 

Quais os benefícios da esfoliação corporal?

Ao realizar a esfoliação corporal, além de eliminar as células mortas e deixar a pele mais uniforme, estimulamos a circulação sanguínea, o que ajuda na eliminação de impurezas e toxinas além de melhorar a aparência de celulites. Com a retirada das células mortas, também estimulamos a produção de colágeno na pele. Também ajuda a diminuir o inchaço do corpo e do rosto. O resultado é uma pele mais lisa, macia, com toque sedoso, aparência saudável e uma melhora na circulação periférica.

Fazer a esfoliação corporal prepara a pele para outros tratamentos. Pois, sem a camada de células mortas, a pele absorve de maneira mais rápida e fácil os produtos para tratamento. Uma boa ideia é fazer antes de tratamentos de hidratação, a pele ficará incrível!

 

Cuide de sua pele, dicas de esfoliação corporal 3

 

Como fazer esfoliação corporal?

Geralmente as misturas para esfoliação corporal contém um agente hidratante, que pode ser um creme ou um óleo e algum grânulo para auxiliar na remoção das células mortas.  Existe um passo a passo super fácil para realizar a esfoliação corporal:

1- Umedeça o corpo;

2- Comece de baixo para cima, comece esfoliando os pés até chegar nos braços e tronco;

3- Aplique sempre o esfoliante com movimentos suaves e circulares, fazendo uma leve pressão. Capriche nas áreas mais secas do corpo;

4- Deixe o produto agir no corpo por alguns minutos;

5- Lave o corpo com água morna, mas não muito quente, retirando todo o produto;

6- Se quiser, pode aplicar óleo corporal e enxaguar com água em seguida;

7- Com a pele seca, aplique creme hidratante.

Se a esfoliação corporal for feita com o uso de uma escova seca, o processo fica um pouco diferente: com a pele seca, comece de baixo para cima em movimentos circulares e suaves fazendo leve pressão. O ideal é fazer antes do banho e aplicar um creme hidratante em seguida, com a pele seca.

 

Cuide de sua pele, dicas de esfoliação corporal 4

 

Como fazer esfoliação corporal nas partes íntimas?

Com a pele úmida e o produto adequado para esfoliação suave, faça movimentos circulares por toda a região. Deixe agir por alguns minutos e lave com água morna. Aplique um hidratante com a pele seca em seguida.

Se optar por uma escova seca, faça movimentos circulares suaves com a pele seca e siga com um banho morno e hidratação.

 

Cuide de sua pele, dicas de esfoliação corporal 5

 

Quantas vezes se deve fazer esfoliação corporal?

O ideal é fazer esfoliação corporal 1 vez por semana, usando misturas caseiras ou cremes já prontos para essa função. Caso a pele seja mais oleosa, a esfoliação corporal pode ser feita até 2 vezes por semana.

Caso use uma escova seca, a esfoliação corporal com escova seca, pode ser realizada com a mesma frequência.

Crie um ritual semanal de auto cuidado. Faça a esfoliação corporal, seguida de uma boa hidratação com massagem ou massageador, um livro, uma meditação, um chazinho quente em uma garrafa térmica e mostre todo o seu amor à pessoa mais importante de sua vida: você!

 

Cuide de sua pele, dicas de esfoliação corporal 6

 

O que usar para fazer esfoliação corporal?

Há várias opções de produtos no mercado. Desde sabonetes esfoliantes, para uma esfoliação bem suave no dia a dia, até produtos para uma esfoliação mais profunda que devem ser usados semanalmente.

A esfoliação corporal também pode ser feita com escova seca, como já mencionamos, ou com misturinhas caseiras.

 

Cuide de sua pele, dicas de esfoliação corporal 7

 

Receitas caseiras de esfoliantes corporais

Se deseja fazer a sua esfoliação corporal com produtos naturais, vamos te ensinar algumas receitinhas. A ayurveda nos ensina que os produtos que colocamos na pele também são uma forma de nutrir o corpo, por isso é aconselhável utilizar ingredientes naturais para um resultado mais saudável. Ou seja, colocamos na pele aquilo que realmente poderíamos comer! Por isso, tenha sempre atenção a tudo o que for colocar na pele, se não gostar de receitinhas caseiras, dê sempre preferência para produtos naturais e veganos.

Se a sua pele é mais oleosa, pode trocar os óleos das receitas por água morna, sempre deixando a mistura homogênea e com textura próxima a um creme.

Você pode mudar as receitas de acordo com os óleos essenciais. Se deseja relaxar, aposte em lavanda ou camomila. Se quer energizar, use hortelã pimenta. Se não deseja usar os óleos, opte por chás com as ervas in natura e continue usufruindo da aromaterapia.

Esfoliação corporal que ajuda a ativar a circulação

  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara e meia de óleo de amêndoas ou azeite
  • 2 gotas de óleo essencial de alecrim

Junte tudo e misture até que fique homogêneo e aplique no corpo.

Esfoliação oriental

  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de água
  • 4 gotas de óleos essenciais de cravo ou canela

Essa mistura, além de um perfume delicioso oriental, é anti-inflamatória e estimula a circulação sanguínea. Ajuda também a reduzir medidas, aliada a uma boa alimentação e exercícios regulares.

Esfoliação facial

  • 1 colher de sopa de aveia em flocos finos
  • 1/4 de colher de chá de sal (ou uma pitada)
  • água, azeite ou leite vegetal até ponto de creme

Misture e aplique em movimentos circulares no rosto.

Esfoliação para os pés

  • 1/4 de xícara de açúcar mascavo ou cristal
  • 1/2 xícara de óleo de coco (aqueça em banho maria caso esteja sólido)
  • 2 gotas de óleo essencial de sua preferência

Aqui a dica é fazer a esfoliação, lavar os pés com água morna e fazer um escalda pés com sal grosso, água morna e ervas de sua preferência (que tal lavanda ou camomila para relaxar). Curta o seu momento e depois hidrate os pés.

 

Cuide de sua pele, dicas de esfoliação corporal 8

 

Garshana, a massagem ayurvédica que esfolia e limpa a energia

Garshana é um tratamento ayurvédico voltado para desequilíbrios de kapha e tem como objetivo a redução do tecido gorduroso, muito utilizado em pessoas com obesidade e celulite, por exemplo. Pode ser realizada uma ou duas vezes por semana e, após a aplicação, é recomendado que se aqueça o corpo por alguns minutos para ajudar o corpo a digerir os nutrientes das ervas utilizadas na massagem.

Os demais doshas também podem se beneficiar com essa massagem, que não é recomendada apenas para estados agravados de pitta ou mulheres grávidas.

O melhor horário para essa massagem é pela manhã, e dura em média cerca de 15 minutos a sua aplicação.

A massagem pode ser aplicada por um terapeuta ayurveda ou até mesmo em casa, com auxílio de uma escova seca com cabo longo, para chegar em todas as partes do corpo. Tradicionalmente, os terapeutas aplicam essa massagem com luvas de seda e você também pode usá-las para fazer em casa.

  • 1 xícara de sal grosso
  • 2 tabletes de cânfora
  • óleo de gergelim (ou de coco para pitta)
  • ervas frescas como alecrim, hortelã, manjericão e arruda (para uma limpeza energética profunda)

Misture tudo em um pilão até obter uma pasta homogênea. Aplique no corpo sempre de baixo para cima para ajudar o sistema linfático. Faça de 5 a 10 movimentos por área e depois aplique em outro local. Após a massagem, pode aquecer o corpo ou tomar um banho morno, limpando todo o corpo. Caso tenha acesso à banheira, um banho quente de imersão faz a experiência ainda mais gostosa.