Desperte suas raízes: A importância dos pés

Quantas vezes por dia notamos a posição de nossos pés? Quantas vezes pensamos em seu bem-estar? Na rotina agitada de hoje, muitas vezes esquecemos de cuidar da parte do corpo que nos apoia em todos os momentos do dia.

Você sabia que desde os tempos antigos os pés são considerados as raízes de uma árvore?

Eles são a base que enraíza o solo e ajuda a equilibrar-se no mundo junto com a cabeça considerada como o globo que se aproxima do céu. É precisamente através da tensão entre a terra e o céu que o homem pode crescer e distinguir-se de outros animais. A medicina psicossomática sustenta que, quando os pés não são mais capazes de nos apoiar, eles quebram ou sofrem alguma lesão, significa que estamos passando por um período de falta de raízes no presente e, portanto, é essencial prestar atenção em nós mesmos.

Pada Bandha: o que é, como ativá-lo

Pada-bandha-yogaO yoga sabe a importância dos pés no equilíbrio corporal e é por isso que asanas na postura vertical desempenham um papel fundamental na prática. Aprenda a observar sua postura e a maneira como seu pé repousa no chão durante o treino, tente espalhar a planta do pé o máximo possível, movendo os dedos dos pés para cima e para baixo, de modo a fazer uma leve massagem por todo o corpo, dessa maneira você está ativando Pada Bandha (Pada – pé; Bandha – bloco, segure em sânscrito). Aqui está o segredo para uma postura correta do yoga: cada Asana em pé será eficaz e alinhado quando os pés estiverem firmes e bem colocados no tapete de yoga, as pernas estarão estáveis ​​e com elas a mente. Veja como aprender a ativar esse bandha: 

Vá para Tadasana, a postura da montanha, certifique-se de que os pés estejam tão largos quanto a largura dos quadris, os dedos dos pés bem abertos e a sola do pé enraizada no tapete de yoga. Tente levantar os dedos dos pés em direção ao teto e distribuir o peso do corpo uniformemente em todo o pé: aqui está ativado Pada Bandha, através dos pés você está conectando o corpo com a terra.

No Pada Bandha, você acostuma o seu corpo a usar os pés de maneira eficaz durante toda a prática de yoga, isso o ajudará a desenvolver as cadeias musculares uniformemente e a melhorar a estabilidade nas posturas mais difíceis. Você pode tentar mover os dedos dos pés da mesma maneira também durante outras posturas de pé ou de equilíbrio ou praticar meditação andando e experimentar essa bandha durante o movimento dos pés.

Posturas de yoga para melhorar a estabilidade e o bem-estar dos pés

Virasan-Yoga-AsanaVirasana, a postura do herói, alonga o pé, melhora a flexibilidade e alivia a tensão muscular. É útil para quem corre ou fica muito tempo durante o dia. Sente-se flexionando os joelhos e coloque os calcanhares sob as nádegas, mantenha as costas retas.

Adho Mukha Svanasana, a postura do cachorro olhando para baixo. Começando pela postura da montanha, Tadasana, depois com o tronco ereto, flexione o tronco para a frente e toque o chão com a palma das mãos. Tente abrir o peito o máximo possível e apertar as costas, você pode flexionar os joelhos se não puder tocar os pés. Lembre-se de sempre olhar em direção ao seu umbigo e deixar seu pescoço livre de tensão.

Garudasana-Yoga-AsanaGarudasana, postura da águia. Essa postura desenvolve força e estabilidade em todo o corpo e é aconselhável praticá-la observando um ponto fixo para aumentar a concentração. Torça os braços de forma que as palmas das mãos estejam juntas e também as pernas, trazendo a parte de trás do pé para a panturrilha oposta. Preste atenção ao pé apoiado no chão.

Melhore a saúde de todo o organismo: cuide dos seus pés

Você já reparou que, quando o corpo fica na posição vertical, ele assume posturas incorretas e involuntárias? Alguns de nós descarregam o peso na parte de trás do pé, outros na frente, outros no lado esquerdo ou direito, influenciando assim no equilíbrio de todo o corpo. Talvez você não saiba que o movimento correto do arco plantar permite que o sangue circule corretamente de baixo para cima, e é por esse motivo que, depois de um dia sentado, uma boa caminhada ajuda a despertar a micro circulação e tornar suas pernas mais leves.

Para cuidar mais dos seus pés, existem pequenos truques que podem ser  praticados todos os dias:

  • Após um longo dia, à noite, seus pés precisam de atenção. Verifique periodicamente calos ou lacerações para evitar que se tornem maiores inconvenientes.
  • Lave-os diariamente e seque-os bem; aplique um hidratante nas partes que lhe parecerem mais desgastadas. 
  • Corte as unhas retas para não criar problemas durante o crescimento.
  • Se você se sentir cansado à noite, tome um relaxante banho de pés por 10 minutos com água morna e bicarbonato de sódio
  • Ande pela casa sem sapatos o máximo que puder para recuperar a consciência dos músculos plantares e melhorar a postura
  • Você pode tentar estimular os pontos do meridiano de energia com o tapete de acupressão, melhorando o fluxo de energia para um efeito revitalizante e reequilibrador.

Aproveite também a praia ou gramado para caminhar! Longas caminhadas com os pés descalços além de massagear os pés, proporcionam uma agradável sensação no corpo com a natureza.