A palavra horóscopo em grego significa o mapa da hora, ele reflete a posição dos astros no céu em um dado momento. Essa “fotografia” do céu traz influências na personalidade das pessoas ou no desenrolar de situações e projetos.
Conforme o posicionamento dos astros no céu no momento do nascimento de uma criança, por exemplo, a astrologia consegue visualizar as aptidões e tendências ao longo da vida de uma pessoa. Isso tudo é visto através do mapa astral.
Quem inventou o horóscopo?
Os povos da antiga Mesopotâmia já estudavam o céu para descobrir o início ou fim de uma guerra e o nascimento ou morte de um rei, por exemplo.
O horóscopo é um conceito muito antigo, os primeiros registros encontrados datam do século 7ac. Nesta época diversas civilizações estudavam e observavam o céu. Isso porque se acreditava que a posição dos astros influenciavam a vida na Terra, em especial na vida dos que estavam nascendo.
A versão que conhecemos hoje surgiu em 5ac e teve influência da astrologia milenar dos povos da Babilônia, bem como cálculos matemáticos de egípcios e gregos.
Segundo os gregos, a palavra zodíaco remete ao cinturão de estrelas que marcava a trajetória do sol naquela época. Cada constelação por onde o sol passava representava um signo. Nessa época o número de constelações e as figuras que elas representavam variavam conforme a civilização.
As 12 constelações que representam os signos hoje, já não são mais a representação fidedigna da astronomia, pois com o passar do tempo a trajetória do sol sofreu alterações. Outras constelações são iluminadas pelo sol e alguns planetas foram descobertos após esse período.
Por isso o horóscopo teve significativas mudanças ao longo do tempo em suas interpretações.
Para que serve o horóscopo?
O mapa astral feito no momento do nascimento de uma pessoa é conhecido como o mapa natal. A partir daí, ao longo da nossa vida os planetas e demais astros se deslocam no céu. Tendo o mapa natal como base, essas mudanças de localização dos planetas formam os trânsitos ou ciclos astrológicos, e a energia gerada por esses planetas e pela forma como eles se deslocam, trazem influências para a vida das pessoas.
A partir dessas influências, é possível analisar o período de vida da pessoa. Dessa maneira, a partir dessa análise, a pessoa pode determinar quais ações são mais propícias para tomar naquele momento de sua vida e quais devem ser adiadas por um período, além de ajudar a entender o momento de vida que está atravessando.
Qual a data de cada signo?
Como as constelações que representam cada signo formam um cinturão e o sol ilumina cada uma delas em determinado período do ano, isso determina o período de cada um deles. Sendo assim, o período de cada signo é:
- Áries – 21 de março à 20 de abril;
- Touro – 21 de abril à 20 de maio;
- Gêmeos – 21 de maio à 20 de junho;
- Câncer – 21 de junho à 22 de julho;
- Leão – 23 de julho à 22 de agosto;
- Virgem – 23 de agosto à 22 de setembro;
- Libra – 23 de setembro à 22 de outubro;
- Escorpião – 23 de outubro à 21 de novembro;
- Sagitário – 22 de novembro à 21 de dezembro;
- Capricórnio – 22 de dezembro à 19 de janeiro;
- Aquário – 20 de janeiro à 18 de fevereiro;
- Peixes – 19 de fevereiro à 20 de março.
Os quatro elementos e o horóscopo
Os signos trazem características próprias que podem ser associadas aos quatro elementos:
Fogo – Áries, Leão e Sagitário
São pessoas cheias de entusiasmo motivação e da sensação de que tudo vai dar certo. São otimistas, calorosas e motivadas pelo movimento e energia de ação. Possuem uma percepção espiritual das situações. Têm a função de levar luz à escuridão e a tendência de não dar atenção aos detalhes.
No lado negativo, são extremamente impulsivos e com tendência à agressividade. Conforme o fogo, são fáceis de manipular. Podem ser egocêntricos e auto-centrados e podem não ter tanta empatia.
Ar – Gêmeos, Libra e Aquário
São pessoas leves, de alto astral, criativas, que não gostam de conflitos e costumam ser apaziguadoras. Possuem grande inteligência e poder de comunicação. São bastante mentais e racionais. Não gostam de rotinas e preferem sentir a liberdade. São seguros de si e não se prendem ao lado emocional das questões.
Quando negativos, podem se tornar dispersos e indecisos. Como valorizam a liberdade e têm tendência à questionar regras, são pessoas que não gostam de se sentir presas, por isso têm relutância a se apaixonar e estar em um relacionamento.
Terra – Touro, Virgem e Capricórnio
Gostam do que é estável e prático. São esforçados e trabalham com dedicação, sempre em busca da estabilidade. São motivados pela construção, edificação e tudo o que é certo e justo. Tendem a ser cautelosos, críticos e introvertidos.
O lado negativo é que para os nativos dos signos de terra o aspecto material tem muita importância, então são pessoas que colocaram o trabalho e as finanças sempre a frente de tudo, sempre em busca da estabilidade. Podem ser pessoas conformistas, pois se algo dá certo eles não querem mexer.
Água – Câncer, Escorpião e Peixes
São as pessoas mais sensíveis, fluidas e adaptáveis de todo o zodíaco. Mas como a água podem ser profundos e misteriosos, acolhedores e envolventes. São pessoas de grande intuição e criatividade e possuem inclinação para assuntos místicos e artísticos. São pessoas que sabem se doar e são maravilhosos conselheiros e ouvintes. Mas gostam de reconhecimento por seus atos.
No lado negativo, podem ser inconstantes e intensos demais. Podem ser superficiais e impulsivos ou profundos e introspectivos. Podem se deixar envolver demais pelos sonhos e fugir da realidade.
O que os astros dizem hoje?
O horóscopo diário que podemos ler na internet, jornais e revistas trazem apenas os aspectos do signo solar da pessoa, ou seja, as tendências que o astro rei traz para aquelas determinadas constelações. Mas, cada uma das constelações, planetas e astros no céu influenciam nossa vida não apenas no momento do nascimento como suas transições podem nos afetar ao longo da vida.
Por isso, para ter uma ideia mais ter uma ideia melhor do que os astros prepararam para a sua vida, a melhor maneira é procurar um astrólogo e fazer um mapa astral. Assim a pessoa consegue uma melhor orientação sobre os momentos de sua vida e os desafios a enfrentar.