Quando você se sente muito cansado ou estressado, com pouco tempo para cuidar de si, com um estilo de vida sedentário e escolhas alimentares ruins, é o momento certo para fazer uma pausa, reiniciar o seu corpo e mente com um detox.
Uma desintoxicação nem sempre significa uma dieta rigorosa ou um suco verde, embora seja muito comum associar a palavra detox, ou desintoxicação, com restrição alimentar. Tudo bem que evitar certos alimentos ou bebidas seja uma maneira comum de limpar o corpo, porém a prática de yoga também pode ajudar!
Uma das melhores maneiras de desintoxicar o corpo naturalmente é adicionar algumas posturas de yoga. Pois os alguns movimentos simples atuam internamente, extraindo toxinas dos órgãos digestivos, estimulando o fluxo sanguíneo e até mesmo melhorando o equilíbrio, tanto físico quanto mental.
Especificamente, os asanas que realizam torções no corpo ajudam no processo de desintoxicação e limpeza do sistema, livrando o corpo de impurezas e ajudando a saúde geral. Com a rotina de praticar yoga diariamente você se sentirá mais limpo por dentro e com mais energia por fora.
Como acontece o processo de desintoxicação do corpo?
O corpo tem três sistemas primários que são cruciais para a eliminação de resíduos. Eles são o sistema circulatório, o sistema linfático e o sistema digestivo. O sistema circulatório é responsável por bombear e filtrar o sangue por todo o corpo e, ao fazer isso, leva oxigênio aos órgãos e coleta os resíduos das células. O sistema digestivo e o sistema porta hepático são conhecidos por processar os alimentos que comemos e, enquanto fazem isso, separam os resíduos dos nutrientes que circulam pelo sangue e para o fígado, eliminando assim o que o corpo não precisa imediatamente. O sistema linfático coleta fluidos intracelulares do corpo e os transporta para os gânglios linfáticos, removendo tudo o que é prejudicial antes que o fluido linfático retorne à corrente sanguínea.
Os sistemas são definitivamente robustos e fazem maravilhas por conta própria. Mas para ajudar o corpo a atender às demandas e para ajudar a manter a saúde em estilos de vida estressantes, nosso sistema natural de desintoxicação precisa de um assistente. Yoga é aquele assessor perfeito.
Como o Yoga pode desintoxicar o meu corpo?
Nosso corpo já possui órgãos de limpeza como fígado, rins e pulmões. Portanto, é comum surgir algumas dúvidas sobre se realmente precisamos fazer alguma coisa extra. A combinação de excesso de alimentos gordurosos, de difícil digestão, com uma rotina de sono e atividade física irregular, acaba trazendo como consequência uma sobrecarga de toxinas no corpo. Fazendo com que o nosso corpo faça horas extras para digerir tudo!
Explorar o yoga para desintoxicar é uma maneira simples, eficaz e livre de efeitos colaterais. Pois, quando uma rotina de yoga é bem executada, todas as partes do corpo são puxadas, empurradas e torcidas, e isso elimina dióxido de carbono, ácido lático e fluido linfático de dentro, onde outras formas de exercícios não conseguem alcançar.
A respiração yogue também desempenha um papel vital na estimulação da desintoxicação. Devido à má postura ao sentar e ao estresse excessivo, nossos pulmões não funcionam em sua capacidade total. Isso significa que é possível absorver tanto oxigênio quanto idealmente deveríamos, ou remover tanto dióxido de carbono quanto possível.
Os pranayamas ajudam a remover o dióxido de carbono e estimulam os órgãos, principalmente os envolvidos na digestão. Com o tempo e a prática, a respiração também ajudará a permitir que o diafragma se mova livremente.
Yoga não só facilita a desintoxicação física, mas também ajuda na desintoxicação mental. Praticar yoga elimina pensamentos e sentimentos tóxicos. Com a prática regular de yoga, você será capaz de eliminar as toxinas tangíveis e intangíveis que o impedem de sentir e estar no seu melhor.
Yoga para o fígado
Junto à pele, o fígado é o maior órgão do corpo. É considerado parte do sistema digestivo e executa mais de quinhentas funções vitais!
Veja abaixo todas as funções do fígado:
- Produz bile que remove os resíduos e quebra as gorduras no intestino delgado durante a digestão.
- Metaboliza proteínas, lipídios e carboidratos.
- Armazena vitaminas A, D, K, B12, ferro, ácido fólico e cobre.
- Libera glicose quando a energia é necessária.
- Faz coagulação do sangue.
- Ajuda a resistir a infecções .
- Produz colesterol e proteínas que transportam a gordura pelo corpo.
- É o principal responsável pela desintoxicação.
Ele atua como um filtro do corpo, ou seja, se o filtro ficar entupido é bem provável que a desintoxicação do corpo será ineficiente. Por isso, a desintoxicação do fígado é extremamente importante.
O Yoga estimula e fortalece o fígado, melhorando seu funcionamento. É uma forma não invasiva de desintoxicar o fígado e mantê-lo saudável.
Posturas de Yoga Detox
Não tem uma rotina fixa de yoga? Agora é a hora perfeita para começar! Faça essas posturas de yoga sempre que sentir que precisa de uma pequena desintoxicação. Esses asanas vão melhorar sua digestão, aumentar sua força e flexibilidade, enquanto fazem você se sentir totalmente novo.
Postura do Triângulo Invertido – Parivrtta Trikonasana
Este asana é muito útil para aliviar dores e letargia no corpo. Essa postura envolve a torção dos músculos, o que melhora a circulação sanguínea e ajuda os nutrientes a serem melhor transportados para todas as partes do corpo através do sangue. Da mesma forma, mais toxinas podem ser coletadas do corpo para serem eliminadas.
Veja como fazer a postura:
- Coloque o pé direito à frente e esquerdo atrás, mantendo uma distância de um metro entre as pernas.
- Inspire e dobre o torso para a frente.
- Coloque a mão direita nas costas ou levante-a enquanto move a mão esquerda em direção ao pé direito.
- Expire e tente tocar o chão com a palma da mão direita.
- Segure por um minuto e inverta.
Postura do Cachorro olhando para baixo – Adho Mukha Svanasana
O Adho Mukha Svanasana ou alongamento do cão para baixo é um asana em que seu coração é colocado acima de sua cabeça. Quando você faz isso, ocorre uma atração inversa da gravidade e isso ajuda na circulação adequada da linfa e do sangue. O abdômen também é tonificado e estimulado e, portanto, a digestão é melhorada.
Veja como fazer a postura:
- Comece segurando o peso do corpo nas mãos e nos joelhos.
- Abra bem os dedos. Os joelhos devem ficar diretamente sob os quadris e os pulsos sob os ombros.
- Inspire e mantenha as costas relaxadas.
- Expire enquanto levanta os joelhos e a coluna para formar uma estrutura triangular com o corpo.
Invertida sobre o Ombro – Salamba Sarvangasana
Este asana é uma inversão, onde o ombro carrega o peso do corpo. Ajuda a drenar o acúmulo de fluidos linfáticos na parte superior do corpo e nas pernas. É um asana incrível de praticar no final de uma sessão de yoga, de modo que todas as toxinas liberadas sejam enviadas ao coração para que ele possa ser limpo e oxigenado.
Veja como realizar a postura:
- Comece deitado no chão.
- Coloque as pernas para trás sobre a cabeça, assumindo uma postura de arado.
- Apoie as mãos ao lado da coluna e lentamente dobre os joelhos e aponte os pés para o alto.
Com a barriga contraída estique o pé totalmente no ar. os pés no ar. - Olhe para os dedos dos pés e evite mover a cabeça para os lados.
Postura da águia – Garudasana
O Garudasana ou Postura da Águia é um asana incrivelmente poderoso. Dá um bom alongamento às panturrilhas, tornozelos, joelhos, quadris, coxas, parte superior das costas e ombros. Quando você pressiona as coxas com firmeza, a circulação sanguínea aumenta e isso ajuda a eliminar as toxinas da linfa e do sangue.
Veja como realizar a postura:
- Fique na postura Tadasana com os pés juntos e os braços ao lado do corpo.
- Puxe o pé esquerdo para cima, dobrando o joelho ao levantá-lo.
- Enrole o pé esquerdo em volta da perna direita enquanto descansa a parte posterior da coxa esquerda na coxa direita.
- Cruze os braços na altura dos cotovelos, da esquerda para a direita.
- Junte as palmas das mãos mantendo os dedos apontados para cima.
- Inspire e mantenha a postura durante a respiração inspirada.
Expire e volte à postura Tadasana . Repita a postura do lado oposto, envolvendo a perna direita sobre a esquerda e o braço direito sobre a esquerda.
Uma dieta fácil de desintoxicação
- Inclua frutas frescas como uvas. As uvas são ricas em fitoquímicos, que são antioxidantes naturais.
- Coma mais vegetais de folhas verdes como espinafre, couve, brócolis, ervilha, aspargo e aipo. Eles são ricos em clorofila, que é responsável por transformar toxinas e radicais livres em materiais neutros .
- Coma vegetais ricos em enxofre, como alho, cebola, salsa, abacate, tomate e vegetais crucíferos. Eles ajudam o corpo a produzir glutationa, que é um grande antioxidante.
- O chá verde também é um excelente limpador corporal .
- Substitua o arroz branco por integral.
- Restrinja o consumo de chá e café.
- Evite álcool e tabaco.