Mau hálito: Xô bafo!

Mau hálito, também conhecido como halitose, é um tema que todo mundo foge, até porque, poucas coisas são tão desagradáveis quanto sentir o famoso bafo.

Quando percebemos que estamos com mau hálito ou perto de alguém com halitose, é muito comum o clima de constrangimento pairar no ar! A verdade é que o mau hálito pode estar relacionado a diversos fatores relacionados ao estômago, como má digestão, úlceras ou doenças dentárias. 

Embora não seja uma doença, sabemos o quanto pode ser desagradável em nível pessoal ou social.

 

mau-halito-yogateria4

 

O que causa o mau hálito

A fonte do mau hálito, segundo o Ayurveda, costuma ser a má digestão – e, neste caso, também a falta de higiene bucal. Os dois geralmente estão relacionados, pois a má digestão acelera a atividade oral que leva a um hálito desagradável. Outros fatores que podem levar ao mau hálito são:

 

  • Entupimento de partículas de alimentos entre os dentes.
  • Comer alimentos com cheiro forte, como cebola e alho.
  • Mastigação de tabaco, consumo de álcool e tabagismo.
  • Dieta e jejum levam à secura na boca, o que leva à formação de placas.
  • Digestão fraca e prisão de ventre

 

Se você é uma pessoa que cuida da sua higiene oral, e mesmo assim ainda é vítima do mau hálito, talvez seja importante observar como anda a sua digestão. Uma digestão fraca e toxinas acumuladas – porque a boca é o início do trato digestivo, podem causar a halitose.

A Ayurveda reconhece que o mau hálito não é afetado apenas pela higiene bucal, mas também pela saúde dos pulmões, estômago e intestino grosso. Quando a digestão é fraca (devido ao estresse, privação de sono, desidratação, comer muito rápido, etc.), a comida não é totalmente digerida. O resultado da má digestão pode ser uma série de desafios, incluindo gases, inchaço, refluxo, retenção de líquido, excesso de muco, lentidão, dor de cabeça, sensação de insatisfação e tontura. 

O resultado da má digestão é o Ama – que o Ayurveda define como toxina que obstrui o sistema digestivo, dificultando o processo do alimento.
Já olhou para a sua língua no espelho e viu uma camada espessa, branca e pegajosa? Isso é ama. Sim, é nojento. Ama pode estar em qualquer parte do corpo — articulações, órgãos dos sentidos, etc. —, bem como aos pulmões.

A higiene oral e a digestão equilibrada devem ser as principais preocupações para manter o hálito fresco. A língua deve ser sempre mantida limpa, pois a placa formada na língua leva ao crescimento bacteriano.

 

mau-halito-yogateria5

 

Como acabar com mau hálito

Aqui estão algumas maneiras fáceis de manter a boca limpa e fresca:

 

raspador-lingua-cobre-yogateria-usando-1

 

  • Limpeza da língua 

O uso do Limpador de Língua de cobre faz parte da tradição ayurvédica e é amplamente praticado nas culturas orientais. Ao remover a camada espessa da sua língua, você elimina as bactérias alojadas que criam os odores compostos de enxofre.

 

raspador-lingua-cobre-yogateria-sudanta

 

  • Escovar os dentes

Especialistas Ayurvédicos e os dentistas recomendam escovar os dentes três vezes ao dia: logo após acordar, antes de dormir e pelo menos uma vez durante o dia depois de comer. 

 

oilpulling-yogateria-91

 

  • Oil Pulling – Bochecho com o óleo

De acordo com os textos ayurvédicos, o bochecho com óleo – conhecido em sânscrito como Kavala Grah ou Kavala Gandusha – cria uma boca mais saudável e aumenta o bem-estar. A prática envolve colocar uma colher de sopa de óleo comestível, como o gergelim ou coco na boca, bochechar por até 20 minutos e depois cuspir no lixo, para evitar o entupimento dos canos

O óleo produz um efeito de sabão e limpa os dentes e as gengivas,  reduz o acúmulo de placa e torna mais difícil para as bactérias aderirem, e pode ter um efeito antioxidante ou semelhante ao antibiótico.

 

mau-halito-yogateria

 


Remédio para mau hálito

As especiarias são reverenciadas na culinária ayurvédica. Eles melhoram a digestão e ajudam a remover o ama acumulado. 

Açafrão, cominho, coentro, erva-doce, hortelã, pimenta preta, gengibre seco em pó, cardamomo, canela, noz-moscada e pimenta caiena estão entre as especiarias ayurvédicas que melhoram a digestão e o metabolismo, limpam as toxinas do corpo e ajudam com problemas digestivos como gases e inchaço. 

As especiarias contêm uma porção solúvel em lipídios e uma porção solúvel em água, por isso que o Ayurveda recomenda refogar os temperos em ghee – manteiga clarificada ou óleo saudável, como azeite de oliva, antes de adicioná-los aos pratos. O refogado libera o componente lipídico (à base de óleo) das especiarias.

Além do uso das especiarias para melhorar a digestão e eliminar as toxinas que provocam o mau hálito, outras alternativas naturais de remédio de farmácia para mau hálito estomacal são:

 

  • Chá de canela

A canela tem propriedades antibacterianas, podendo ser usada para tirar o mau hálito. Um elemento chamado aldeído cinâmico é encontrado na canela que ajuda a matar as bactérias que  causam o mau hálito. É possível gargarejar ou beber chá de canela.

  • Sementes de cardamomo

As sementes de cardamomo são o purificador natural do hálito e podem ser usadas a qualquer momento para combater a halitose.

 

  • Chá de Tulsi

Chá de tulsi, ou Manjericão Sagrado, possui propriedades antimicrobianas com benefícios para a redução do mau hálito e fortalecimento da digestão. 

 

mau-halito-yogateria2

 


O que não bom para mau hálito

Certos alimentos que contêm enxofre ou outros odores incomuns podem contribuir para o aumento do mau hálito. À medida que o alimento é absorvido pela corrente sanguínea, às vezes pode ser expelido pelos pulmões e pela boca.

Todo mundo já teve a experiência de comer cebola ou alho e ter a sensação de sentir o cheiro penetrante saindo pelos poros depois! A proteína animal também pode contribuir para o aumento do mau hálito, assim como os alimentos processados ​​com aditivos de enxofre (como cerveja, vinho e refrigerantes). 

Fumar também é um contribuinte bem conhecido para o mau hálito além de contribuir para a descoloração dos dentes e outros problemas bucais. 

 

Além de cuidar da alimentação, é importante intensificar a higiene bucal diária para evitar mau hálito! O uso do Limpador de Língua de Cobre e o bochecho com óleo vegetal, Oil Pulling, ajudam a remover as bactérias e toxinas que se alojam na boca, além de proporcionar uma barreira protetora na região

A rotina diária certa, pode influenciar positivamente todo o corpo.