Meditação e emoções

Lidar com as emoções é um constante desafio e aprendizado para a nossa vida. E uma das formas de manter o equilíbrio emocional e conhecer mais sobre as emoções é através da prática de meditação, que possibilita equilibrar os pensamentos, se concentrar no momento presente e desenvolver a inteligência emocional.
Quer saber como a meditação é uma aliada no entendimento das emoções? Então acompanhe esse artigo produzido pela Fepo sobre a importância da meditação no processo de lidar com as emoções.

 

Entenda o que são as emoções

As emoções fazem parte da nossa vida, estão presentes em todos os momentos e podem proporcionar sensações agradáveis ou negativas. Dentre as emoções mais conhecidas estão a alegria, a calma, a tristeza, a raiva, o afeto, o medo, a aversão e a confiança. Cada uma delas desperta diferentes respostas físicas e psicológicas, podendo ainda variar de acordo com a intensidade.

É importante pontuar que se as emoções negativas costumam ocorrer com maior recorrência e intensidade, isso gera uma certa dificuldade em lidar com elas. Sendo assim, o controle emocional consiste principalmente em lidar com as emoções que mais nos afetam e podem gerar desequilíbrio.

Conseguir o equilíbrio das emoções é possível por meio de várias maneiras que visam cuidar do lado emocional, sendo uma delas a meditação. Essa prática se tornou ainda mais conhecida e utilizada a partir da pandemia, já que ela pode ser feita por qualquer pessoa em um ambiente tranquilo.

 

A meditação ajuda a lidar com as emoções?

A prática meditativa ajuda a lidar com as emoções, pois possibilita relaxar o corpo, esvaziar a mente e prestar atenção no que estamos sentindo. Ela promove um estado de relaxamento que é muito importante para aliviar as tensões, reduzir a ansiedade e o estresse, além de promover um alívio mental que tira o foco das preocupações, angústias e inseguranças.
Por isso, a meditação é muito recomendada para aqueles que desejam se acalmar, aliviar a raiva, a ansiedade e evitar o apego às emoções, especialmente as negativas.

 

Benefícios da meditação

A meditação oferece muitos benefícios, sendo o principal deles a organização mental. Além disso, promove a saúde e o equilíbrio emocional.

Veja a seguir os principais benefícios da meditação para a saúde como um todo:

  • potencializa o raciocínio, a concentração, o aprendizado e a memória;
  • aumenta a proteção cardiovascular;
  • melhora o sistema imunológico;
  • alivia o estresse;
  • ajuda a controlar a ansiedade;
  • auxilia no tratamento da hipertensão;
  • melhora a qualidade do sono, diminuindo a insônia;
  • oferece mais controle das emoções e dos estados de humor.

 

Sugestão de meditação

Para te ajudar no controle das suas emoções, a Fepo trouxe uma sugestão de meditação bem simples que você pode colocar em prática sempre que precisar entender suas emoções.

Confira o passo a passo:

  1. Reserve 5 minutos do seu dia para realizar a meditação e vá aumentando gradualmente ao longo dos dias;
    Sente-se em um local confortável, inspire e expire conscientemente, focando em sua respiração e nas sensações em seu corpo;
  2. Tente esvaziar a mente aos poucos, direcionando o foco em sua respiração, nas suas emoções e sensações que surgem ao longo da meditação;
  3. Se não conseguir no primeiro dia, não desista, é importante ser paciente e persistir;
  4. Defina um horário para realizar essa prática diariamente e coloque um temporizador para encerrar no período desejado.

A meditação é uma prática preciosa no cuidado da saúde emocional. E buscar orientação de um profissional também é positivo e nunca é demais.

Artigo escrito por Fepo | Fepo é uma plataforma onde você pode realizar terapia online com psicólogos habilitados e qualificados para esse tipo de atendimento.

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