Como lidar com emoções ou pensamentos negativos

Se existe um problema comum que engloba a todos, crianças, adultos ou idosos é o fato de saber como lidar com as próprias emoções, a raiva, frustração, medo, ansiedade… É muito comum se questionar se deve reprimi-las ou colocá-las para fora com toda a vontade. O ser humano passa boa parte da vida adquirindo conhecimento profissional, mas infelizmente, ainda mais no ocidente, aprender a lidar com a própria mente e as emoções ainda é um tabu para muitos ou até mesmo um autoconhecimento inacessível. 

Caso também tenha se perguntado o que fazer com esses sentimentos, você não está sozinho nesta luta! Muitas pessoas enfrentam frequentemente este tipo de questionamento. Quando nos sentimos dominados por emoções negativas como mágoa, frustração ou raiva, sabemos que não é saudável fingir que não há nada de errado, mas viver de forma impulsiva ou ruminando os problemas também está longe de ser a solução.

 

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Entenda como surgem os pensamentos e emoções negativas


Antes de descobrir como remover a negatividade, é importante entender quais pensamentos ou emoções são considerados negativos. Pensamentos de ciúme, má vontade, medo, raiva, ódio, amargura e dúvida, talvez? Basicamente, é qualquer coisa que faça você se sentir mal ou deprimida por dentro.

Como uma onda no oceano, os pensamentos negativos podem surgir mesmo quando está tudo aparentemente feliz e alegre. Pensamentos negativos podem pegar qualquer um desprevenido. Muitas vezes eles não precisam estar entrelaçados a alguma situação ou um acontecimento, eles simplesmente surgem na sua mente, e o mesmo acontece com as emoções.

 Se você está fugindo das emoções, é por causa do medo de se machucar. O amor sem sabedoria contém todas as emoções negativas. Todas as emoções negativas são apenas fruto do amor. 

O ciúme acontece quando você ama o que a outra pessoa tem e quer para você. A ganância quando ama o dinheiro mais do que as pessoas. Você odeia alguém porque a pessoa que você odeia está lhe causando dor. 

Dor e prazer fazem parte da mesma existência. Medo, amor e ódio são emoções do chacra cardíaco. Eles são 3 formas da mesma energia. Quando há amor, não há medo ou ódio. Quando você medita, você experimenta o amor mais puro e elevado.

 

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Como lidar com a raiva reprimida?


Mostrar raiva em si não é errado, mas não ter a consciência de sua raiva é o que leva a mágoa ou a frustração. Às vezes, você pode mostrar raiva propositalmente. Há uma diferença. Você pode ficar com raiva de seus filhos. Você pode agir duro ou talvez gritar com eles, se eles se colocarem em perigo. 

Existe um lugar para mostrar raiva, mas em geral, quando a raiva domina a consciência se perde, e ao invés de agir acaba reagindo diante a situação, trazendo consequências indesejáveis. 

Muitas vezes quando a raiva surge, você pode pensar “ Eu não deveria ficar com raiva”, mas quando chega o momento, ela surge como uma tempestade, e então perde-se todo o autocontrole. É importante saber que as emoções são 20-30 vezes mais poderosas do que os pensamentos e promessas que você faz. Ter isso em mente proporcionará paciência, calma e compaixão, com si próprio, na hora de lidar com este sentimento.

Na verdade, a raiva é um instrumento. A raiva é essencial quando você é capaz de controlá-la, quando você é capaz de conhecê-la, como usá-la, onde usá-la e como aplicá-la. Isso requer habilidade. A arte de lidar com sua própria mente.

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Como evitar pensamentos ou emoções negativas – Dicas de como lidar com a própria mente


De antemão, a dica mais preciosa para lidar com a sua própria mente é: Não tenha medo dos seus pensamentos negativos! O que causa mais dor não é propriamente o pensamento, mas sim a identificação com aquele pensamento. Tanto o homem quanto a mulher são capazes de produzir milhões de pensamentos ao dia, o ser humano é uma máquina incessante de pensamentos e por algum motivo desconhecido acaba ficando preso a alguns desses pensamentos. Logo, instintivamente vem a vontade de se livrar deles. Então, a primeira dica é:

 

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Seja uma testemunha dos seus pensamentos


Se você for uma testemunha desse pensamento, ele simplesmente se dissipará e desaparecerá. Mas se você se agarrar a ele e mastigá-lo, ele ficará com você. Os pensamentos vêm e vão, mas o que é a base dos pensamentos – é o atma (alma). E é isso que você é. Você é como o céu e os pensamentos são como nuvens.

As nuvens vêm e vão no céu, mas elas podem perturbar ou limitar a vastidão do céu de alguma forma? Não, de forma alguma.

Seja pensamentos bons ou maus pensamentos, não se apegue, pois eles simplesmente vêm e vão. Você está muito acima e além de tudo isso. No Yoga, este conhecimento é chamado de Vihangam Maarg – significa elevar-se acima dos pensamentos e ver que você não tem nada a ver com esses pensamentos em movimento.

 

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Respire e Medite todos os dias


É sempre mais fácil prevenir o aparecimento de pensamentos negativos do que expulsá-los, uma vez que se instalaram. Portanto, uma ótima dica é: seja proativa e não reativa.

Uma das maiores atitudes de autocuidado que você pode fazer por você mesma é: meditar e respirar todos os dias. Práticas de Meditação ou Respiração são capazes de dissipar qualquer negatividade existente. Como por exemplo a prática de respiração Sudarshan Kryia, da Arte de Viver, uma técnica rítmica respiratória simples e poderosa que desestressa e limpa o corpo no nível celular, e efetivamente leva você a um estado profundo de meditação.

Esta técnica Sudarshan Kryia você aprende no curso Happiness Program da Arte de Viver. Além de inúmeras razões para aprender esta prática, o principal motivo é o domínio sobre a mente e emoções, pois o Sudarshan Kriya aumenta um sentimento de calma e a habilidade de harmonizar suas reações emocionais.

 

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Seja amigável com o que tiver acontecendo


Se você continuar resistindo aos pensamentos ou emoções negativas e tentar afastá-los, eles o seguirão como um fantasma. Aperte a mão de suas emoções ou pensamentos negativos. Diga a eles: ‘Venha aqui e sente-se comigo. Eu não vou te deixar ‘, e você vai ver como eles desaparecem rapidamente. Os pensamentos têm medo de você.

Se você ficar com medo, eles o controlarão. Mas se você apertar a mão deles, eles irão desaparecer.

 

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Mantenha-se ocupado


Você deve ter notado que quanto mais soltas as rédeas de sua mente, menos controle você tem sobre seus pensamentos. Como você controla os pensamentos rebeldes e sem objetivo que tendem a se mover em direção à negatividade?

Uma maneira possível é ocupá-lo – com uma atividade útil na vida. No dia a dia, tenha um lugar para ir – seja para o trabalho, para o mercado ou para uma caminhada. Seguir uma rotina disciplinada e saudável ocupa sua mente, corpo e alma. Isso ajuda a evitar pensamentos negativos.

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Faça posturas de yoga para liberar emoções reprimidas 


Uns dos benefícios dos asanas, posturas de yoga, é trazer mais consciência e soltar qualquer energia bloqueada que esteja no corpo, seja nos quadris, abdômen, ombros, pescoço e coração.

As posturas de flexão, torção ou equilíbrio que são feitas no yoga podem ajudar a liberar essas energias presas, e consequentemente as emoções negativas que vê com elas. É muito comum durante a prática de yoga vir uma emoção forte, como risos ou choro.

Apenas mergulhe no que estiver acontecendo…

Lembre-se, tudo é passageiro, com calma e paciência siga em frente.

 

Este artigo foi baseado nos ensinamentos do líder humanitário e fundador da Arte de Viver, Sri Sri Ravi Shankar.

 

Sri Sri Ravi Shankar

Sri Sri Ravi Shankar é um líder humanitário, mestre espiritual e embaixador da paz. Sua visão de uma sociedade livre de estresse e de violência uniu milhões de pessoas em todo o mundo por meio de projetos de serviço social e dos cursos da Arte de Viver.

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