Karma e Destino: A lei da ação e reação

Karma, nas religiões e filosofias orientais, está relacionado ao princípio de causa e efeito que liga os seres ao Samsara, ou seja, ao ciclo de vida, morte e renascimento. Os princípios do Karma se desenvolveram dos Upanisads Védicos e são fundamentais no Hinduísmo, Budismo, Jainismo e outras religiões orientais.

No Ocidente, entretanto, eles foram disseminados no século XIX pela Sociedade Teosófica e desenvolvidos pelas filosofias da Nova Era de hoje. A lei cármica afirma que as ações são causas e consequências de outras ações , então não há nada aleatório, mas tudo está interconectado em um entrelaçamento de ligações de causa e efeito.

Portanto, de acordo com o princípio cármico, as ações que produzem efeitos “negativos” influenciam negativamente o Dharma ou “lei universal” e trazem Karma “negativo”; enquanto as ações “positivas” trazem um Karma “positivo”, tudo isso tanto na vida presente quanto nas seguintes.

A lei do Karma, nos Upanishads Védicos, afirma que o destino do homem na vida e após a morte é marcado por sua conduta, portanto, qualquer ação humana produzem consequências futuras.

 

monge-tibetano

Karma e as Religiões Ocidentais

Karma é um princípio no qual muitas religiões orientais se baseiam e, embora o conceito de karma seja único, ele assume nuances ligeiramente diferentes dependendo das religiões.

 

Budismo

Karma é o conceito segundo o qual uma ação íntegra origina um ou mais renascimentos positivos, enquanto uma ação incorreta, que produz sofrimento, origina renascimentos negativos. Mas para o budismo também existe o Karma que leva à “libertação” ou “iluminação”, onde todo o karma da vida atual e passada podem ser aniquilados quando o indivíduo atinge o estágio de Samadhi – Iluminação. 

 

Hinduísmo

O princípio cármico está ligado ao de Sara – Caminho e Mokhsa – Libertação, os caminhos que conduzem à libertação do ciclo de renascimentos. O Dharma ou lei universal, no sentido de ação correta, sem engano, evita o acúmulo de Karma negativo.  Krisna disse a Arjuna, no texto do Bhagava Gita: “É melhor cumprir o próprio dharma de maneira imperfeita, do que fazer perfeitamente o dharma de outra pessoa. Quem cumpre o dever prescrito por sua natureza inata não comete pecado.”

 

Jainismo

A liberação das impurezas do Karma podem ser alcançadas com a conduta correta. No Jainismo, as ações e emoções da vida presente determinam as encarnações futuras, não como punição ou recompensa, mas como consequência de escolhas de vida conscientes e inconscientes. Consequentemente, como consequência desses princípios, o Jainismo coloca grande ênfase na pureza do pensamento e no comportamento ético. 

 

O Karma no Yoga

No livro antigo do Patanjali Yoga Sutra, o texto fundamental do Yoga clássico, o Karma é influenciado por estados de Klesha – sofrimento, que são:

  • Avidya – Ignorância espiritual
  • Asmita – Ego (asmita)
  • Raga – Apego
  • Dvesha – Aversão
  • Abhinivesha– Apego pela a vida

Também segundo o Patanjali Yoga Sutra, Raja Yoga  é o caminho para a anulação dessa dor; por meio do Yoga, o Espírito se liberta do sofrimento da matéria.

 

karma2-yogateria

Karma na física quântica

No Ocidente, o conceito de Karma é muitas vezes reduzido à ideia de destino, geralmente visto como o resultado das próprias ações ou como uma força superior que pode ser chamada de Deus ou do destino que o determina. A ciência junto com a física quântica, aborda o conceito de Karma como uma ordem subjacente às coisas materiais , uma força não aleatória que entrelaça o Todo e o organiza.

Carlo Rubbia , Prêmio Nobel de Física de 1984 afirma que: “Falar sobre a origem do mundo leva inevitavelmente a pensar na criação e, olhando para a natureza, se descobre que existe uma ordem precisa que não pode ser fruto do acaso. Mas acho que é mais evidente em nós do que nos outros, a existência de uma ordem pré-estabelecida nas coisas”.

Além disso, o cientista, ao falar da relação entre a mente dos seres humanos e o universo, chamou as partículas subatômicas de “tendências mentais”, por serem portadoras de informações, sustentando a ideia de que Tudo está em tudo, que cada pequena parte do O Universo tem a informação do Todo.

David Bohm já na década de 1950 chegou a conceber a física quântica como uma manifestação fenomenal de uma realidade holística mais profunda.

 

O Significado do Karma

O termo ” Karma “, uma adaptação do termo sânscrito ” Karman “, vem da raiz ” Kr ” que significa ” fazer “, ” agir “, mas este termo tem um grande número de implicações filosóficas e religiosas que, dependendo do contexto, muda o seu uso de significado.

Karma não é apenas a ação como um fim em si mesma, mas o conjunto de ações realizadas no pensamento, no corpo, na palavra e no espírito de um indivíduo. Em todas as suas vidas e em cada vida, determina o renascimento subsequente.

Além disso, Karma é também ação universal, ou seja, um equilíbrio de energias para o qual cada ação corresponde a uma reação igual e oposta, como o terceiro princípio da dinâmica de Newton menciona.

A ciência hoje está cada vez mais validando esse conceito com teorias de campo unificado. O “Tudo” ou “Nada” do qual tudo se origina. Além disso, este campo é ativo, de modo que o homem faz parte de um Todo ativo ao qual está conectado. Daí o princípio de “Tudo é Um”, que resume todos os textos sagrados e as filosofias mais espirituais.

Destino ou Karma é maleável através da compreensão de que o que acontece fora de você é um espelho do que você é por dentro. Sejam eles os pensamentos, palavras, ações e etc. Então, ao tomar consciência de si mesmo, você se dá a possibilidade de mudar seu Karma ou destino.

Como a física quântica já explicou claramente, o tempo é uma ilusão, então o passado, o presente e o futuro vivem no eterno agora. Então, se você mudar sua consciência no agora, você mudará cada vida passada, presente e futura. Porque tudo acontece agora. Além disso, para não criar mais carma negativo, é essencial levar uma vida em relação aos princípios da yoga, yamas e niyamas.

 

A lei do Karma

Karma não é apenas uma forma de definir o conceito de causa e efeito, mas uma energia que usa esse princípio para se manifestar. A lei do Karma nos lembra que estamos aqui em função das almas e que, além do Karma individual, existe também o Karma coletivo e planetário e que essas energias conduzem à evolução da Consciência.

A disciplina do Karma afirma que qualquer ação tem um efeito aparente e imediato e um efeito invisível que se desenvolverá, como uma semente que eclode quando surgem as condições certas. Então, tudo está interligado.

Essas sementes são armazenadas na alma e cada reencarnação está ligada a oportunidade de resolver o próprio karma. De acordo com o princípio cármico, o tempo é circular e “Samsara” mostra o ciclo de renascimentos, o que permite que complete o caminho de desenvolvimento espiritual e purificação.

Neste ciclo de renascimento, existe a possibilidade de mudar conscientemente o próprio Karma, reconhecendo os sinais do nosso verdadeiro Eu. As diferentes facetas do Karma formam as inclinações e necessidades que conduzem a novos níveis de consciência.O princípio cármico deve ser visto não como uma condenação que não pode ser mudada, mas como uma possibilidade de enfrentar o que permaneceu sem solução. Saber transformar essas crises em oportunidades dá sentido ao sofrimento e  ajuda a amadurecer .