Dias dos namorados & Yoga em dupla

Cada vez mais, milhares de brasileiros estão dizendo OM ao yoga, a prática de yoga calma e tonificante alivia o estresse da vida diária enquanto aumenta a sua flexibilidade e força.

Tradicionalmente, o yoga é uma prática individual. É uma oportunidade para se alongar, respirar e se concentrar no momento presente. No entanto, a prática de yoga em dupla, seja com um amigo, parceira ou outra pessoa significativa, pode ter ótimos benefícios.

Conhecida também como yoga de casal ou até mesmo acroyoga, essa prática permite que duas pessoas se relacionem por meio dos asanas, posturas de yoga. Desde aumentar seus níveis de confiança até fortalecer sua comunicação, o yoga em dupla pode ter um efeito positivo no seu relacionamento, indo além do aspecto físico.

O yoga para casais exige que a dupla mantenha a atenção plena e trabalhem juntas em prol do mesmo objetivo. A prática é mutuamente benéfica para ambos os participantes, desde a redução da ansiedade até uma vida sexual melhor.

A comunicação também é um componente fundamental na prática de yoga em dupla, comunicar-se adequadamente com a dupla durante a prática é uma ótima maneira de criar uma base para mais abertura, confiança e entendimento mútuo.

 

Posturas de yoga em dupla para iniciantes

 

yoga-em-dupla-yogateria


Postura de meia lótus em dupla – Ardha Padmasana


Sentar-se de frente para o seu parceiro é uma ótima maneira de iniciar a prática a dois. A postura permite que você se conecte com seu ambiente espiritual e físico e prepare sua mente para a prática que está prestes a começar. 

Estar no momento presente são aspectos importantes para uma prática de yoga bem-sucedida.

 

Como fazer postura meia lótus em casal:


Sente-se com as pernas cruzadas, de frente para a sua parceira, vocês podem dar as mãos e manter os olhos fechados. Se sentar com as pernas cruzadas for desconfortável, você pode optar por uma almofada de meditação ou um bloco de yoga para ter mais apoio.

Aproveite este momento, faça 10 respirações profundas e permita uma conexão mais profunda, sem palavras. 

 

yoga-em-dupla-yogateria11


Postura do gato e vaca em casal – Marjaryasana / Bidalasana


A postura de gato e vaca são duas poses de yoga que geralmente são combinadas. É um ótimo alongamento para os músculos do quadril, do centro e das costas. O movimento da postura sentada permite expandir o pulmão e o tórax, portanto, concentrem-se na respiração durante essa posição.


Como fazer postura do gato e vaca em dupla

 

Permaneçam sentados e alcancem os antebraços um do outro. Segure firme ao soltar os ombros para baixo e para trás. Na inspiração, levante o peito até o teto, permitindo um ligeiro arco na parte superior do meio das costas. Ao expirar, leve o queixo para o peito, arredondando a parte superior do meio das costas e afastando bem as omoplatas.

Continue o mesmo movimento por alguns ciclos de respiração e, ao aquecer a coluna, você pode elevar o olhar para o teto ao inspirar e permitir que o olhar caia para o umbigo ao expirar. Faça de 10 a 12 rodadas, desenvolvendo confiança enquanto usa o apoio de seu parceiro para encontrar uma sensação de expansão no peito e na parte superior das costas.

 

yoga-em-dupla-yogateria3


Postura da cadeira de costas – Uttakasana


Esta é uma ótima postura para yogis iniciantes, porque vocês podem usar uns aos outros como apoio. A postura da cadeira é uma ótima maneira de fortalecer os músculos das coxas e dos pés e, ao mesmo tempo, aumentar a mobilidade do tornozelo. Para yogis mais avançados, use um ao outro para aprofundar o alongamento.

 

Como fazer a postura da cadeira em dupla

 

Fique em pé, costas com costas, com os braços relaxados ao longo do corpo. Pressione as costas com firmeza enquanto caminha os pés na largura do quadril e para longe dos de seu parceiro. Lentamente, dobre os joelhos e abaixe-se como se estivesse sentada em uma cadeira.

Depois de atingir um ângulo de 90 graus nos joelhos, faça uma pausa e respire continuamente. Para fazer o retorno, pressione um no outro para endireitar as pernas. Este exercício ajuda a construir confiança, especialmente durante a transição da posição em pé para a cadeira, quando você está usando o apoio de seu parceiro.

 

yoga-em-dupla-yogateria4


Postura da flexão para trás sentada – Balasana / Matsyasana


Curvar o corpo para frente ou para trás proporciona um intenso alongamento para as pernas e costas. Essa postura pode ser um pouco desafiadora, especialmente se um dos parceiros for mais flexível do que o outro. Portanto, certifique-se de se comunicar e vá com calma, caso contrário, você ou sua parceira podem se machucar.

 

Como fazer a postura da flexão para trás em dupla

 

Sente-se de costas um para o outro com seu parceiro. Um dos parceiros assume a postura da criança, com os glúteos sobre os calcanhares, tronco próximo as coxas e a cabeça encostando o tapete de yoga. O outro parceiro, permanece com as pernas esticadas e começa a inclinar o corpo para trás, apoiando-se na outra pessoa.

Segure por cinco a seis respirações profundas, depois suba e troque de posição. Nesta postura é importante conversar com a dupla e respeitar o limite do corpo de cada um. Este asana cultiva a conexão física à medida que vocês se apoiam um no outro.

 

Posturas de yoga para casal – Avançado

 

yoga-em-dupla-yogateria5


Postura do barco – Navasana


A postura do barco para duas pessoas alonga os músculos da parte posterior da coxa e a parte inferior das costas, enquanto também trabalha os músculos do abdômen.


Como fazer a postura do barco


Comece olhando um para o outro na posição sentada. Cada parceiro segura os pulsos do outro parceiro. Com os joelhos dobrados, cada parceiro pressiona as solas dos pés contra as solas dos pés do parceiro. Ambos os parceiros tentam esticar as pernas e movê-las para cima. Se estiver funcionando direito, os dois devem ter a forma de W.

 

yoga-em-dupla-yogateria6


Postura da prancha dupla – Adho Mukha Dandasana


A postura da prancha dupla é uma forma de construir confiança com seu parceiro, já que vocês dependem um do outro para se manterem fortes – ou ambos cairão. Nessa postura é necessário força no core!

Como fazer a postura da prancha dupla


Comece com o parceiro mais forte e / ou mais alto em uma posição de prancha. Certifique-se de alinhar os pulsos sob os ombros, com o abdômen ativo e as pernas retas e fortes. Faça o segundo parceiro ficar de frente para os pés do outro parceiro na prancha e, a seguir, passe por cima dos quadris dele.

De pé, dobre para a frente e segure os tornozelos do parceiro na prancha. Estique os braços e mantenha o core envolvido, e brinque com o levantamento de um pé, colocando-o na parte de trás do ombro do seu parceiro. Se sentir que está firme, tente adicionar o segundo pé, certificando-se de manter uma pegada firme e os braços esticados.

Mantenha essa postura por três a cinco respirações e, em seguida, abaixe cuidadosamente um pé de cada vez. Este exercício requer comunicação, confiança e força, além de vontade de se divertir um pouco!

 

yoga-em-dupla-yogateria7


Postura do super-homem voador – Viparita Shalabhasana


Esta postura de yoga alonga e fortalece os músculos do peito, ombros e braços, pernas, abdômen e parte inferior das costas.

 

Como fazer a postura do super-homem voador

 

 A pessoa que está no chão começa deitando-se de costas e coloca as solas dos pés contra o abdômen do parceiro. Segurem as mãos um do outro, e a pessoa que está embaixo empurra para cima a outra, ajudando no equilíbrio. 

Ao encontrar o ponto certo podem soltar as mãos um do outro, quem está embaixo coloca os braços em formato de T, ao lado do corpo, ou em namaste e quem está em cima estende para trás do corpo, formando a postura do super-homem.

 

yoga-em-dupla-yogateria8.2


Postura do arco – Dhandurasana


Esta postura avançada melhora a força da parte inferior do corpo para a pessoa de base, enquanto abre o peito, alonga a coluna e libera a tensão para a pessoa de cima

Torne esta postura mais fácil fazendo meia reverência (segurando as mãos um do outro para maior estabilidade).

 

Como fazer a postura do arco voador

 

Esta postura pode ser alcançada na posição de super-homem voador. Já na postura do super-homem voador, a pessoa que está na base segura firmemente os ombros da pessoa de cima.
A pessoa de cima dobra uma perna e alcança seu tornozelo, e então faz o mesmo do outro lado, curvando profundamente as costas, para formar a postura do arco. Se a pessoa de cima permanecer estável e os pés da base estiverem posicionados corretamente, a base pode então soltar os ombros da pessoa de cima para criar a aparência de arco voador. 

 

yoga-em-dupla-yogateria9


Os benefícios do yoga em dupla


O yoga para casais tem inúmeros benefícios, o relacionamento se torna mais confiável, a intimidade, comunicação e confiança aumentam, e permite que ambos aprendam novas habilidades juntos. 

A sincronização exigida no yoga em dupla proporciona um aumento na intimidade no casal, pois requer níveis mais profundos de confiança, comunicação e conexão. Para entrar nas posturas em uma sessão de yoga para casais, você deve confiar e apoiar-se em seu parceiro durante todo o tempo.

 

Aproveite o dia dos namorados, estique o seu tapete de yoga e conecte-se ainda mais com o(a) seu(ua) parceiro(a).
Boas práticas!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *